Cidade Criativa Pedra Branca

EMPREENDIMENTOS

Pátio da Pedra e Pátio das Flores

Pátio das Flores e Pátio da Pedra – Cidade Pedra Branca

Condomínios pioneiros da nova centralidade.

O ANO DE 2013 foi marcante para a Cidade Criativa Pedra Branca. Ele representou o início de uma nova fase, a consolidação de tudo o que vinha sendo planejado nos anos anteriores. A partir da inauguração do Passeio Pedra Branca e da entrega dos condomínios Pátio da Pedra e Pátio das Flores, puderam ser verificados, na prática, os benefícios do planejamento urbano sustentável.

Os empreendimentos têm grande impacto visual a partir da valorização da estética, critério importante também para a criação de um espaço público atraente. E apresentam características consideradas inovadoras para a época, como mix de tipologias, flexibilidade das plantas, pátio interno de uso exclusivo dos moradores – elemento definido no Masterplan para todos os empreendimentos da nova centralidade – e área de lazer com dezenas de facilidades, incluindo bicicletário.

Outra evidência é a preocupação com a sustentabilidade e com o desempenho da edificação, seguindo as premissas dos green buildings definidas no Plano Diretor da Cidade Pedra Branca e que começavam a ganhar força no país. Entre os itens estão aquecimento solar, proteção térmica de terraços e coberturas, tubulações e cabeamento subterrâneo, valorização da ventilação e iluminação naturais e isolamento acústico entre pisos.

O Pátio da Pedra foi o primeiro condomínio da nova centralidade, localizado na primeira quadra do Passeio Pedra Branca. Projetado pelo escritório Marchetti Bonetti + Arquitetos Associados, ele contempla quatro edifícios – Dolomitas, Icaraí, Carrara e Travertino – implantados de maneira a conformar um pátio único central. São 217 unidades, sendo 24 apartamentos-jardins e oito lojas, totalizando 42 mil metros quadrados de área construída.

O Pátio das Flores ocupa a segunda quadra e apresenta ainda mais inovação, com apartamentos-jardins duplex com frentes para a rua e para o pátio central. Outra novidade é que, além das torres residenciais com lojas comerciais no térreo (Orquídea, Gardênia e Bromélia), integra torre de escritórios (Magnólia). O projeto é do arquiteto Nelson Teixeira Netto, titular da NTN Arquitetura.


Matéria originalmente publicada na revista ÁREA apresenta: Cidade Criativa Pedra Branca, lançada em junho de 2020.