Cidade Criativa Pedra Branca

EMPREENDIMENTOS

Pátio Civitas

Idealizado para superar expectativas.

CONVÍVIO ENTRE PESSOAS, coletividade, integração com a natureza, vida ao ar livre, inovação e sustentabilidade. O conceito do Pátio Civitas atende à essência da Cidade Criativa Pedra Branca, um bairro-cidade feito para as pessoas. Essa filosofia é tão importante para o empreendimento que foi reforçada no nome do residencial: civitas significa cidade, em latim.

O Pátio Civitas, localizado no Passeio Pedra Branca, foi organizado em duas torres paralelas com 11 pavimentos-tipo, térreo e subsolo. “As torres foram implantadas no terreno de maneira a conformarem um pátio central, importante elemento integrador do projeto”, explicam os autores do projeto arquitetônico, desenvolvido pela ARK7 Arquitetos, comandada pelos arquitetos Adriano Kremer, Giovani Bonetti, Leandro Rotolo, Marcos Jobim, Silvana Carlevaro Jobim e Tais Marchetti Bonetti.

O pátio central – com espaços livres abertos de lazer, piscinas adulto e infantil, horta coletiva, playground e bicicletário – foi projetado pela JA8 Arquitetura e Paisagem, dirigida pela arquiteta Juliana Castro e pela engenheira Clarice Wolowski. A área comum ainda conta com salão de festas, brinquedoteca e espaço gourmet, além de espaços compartilhados de convivência, com projeto de interiores do escritório StudioM, das arquitetas Mariana Schwartz Gomes e Amanda Camargo. No total, são mais de 18 mil metros quadrados de área construída.

A organização eficiente e a integração dos ambientes foram priorizadas no projeto dos apartamentos, de dois e três dormitórios, com unidades entre 65 e 140 metros quadrados. No térreo, o Pátio Civitas conta com 14 escritórios-jardins/lojas, com áreas entre 32 e 55 metros quadrados, e fachadas voltadas para a calçada.

A entrega do empreendimento está prevista para o primeiro semestre de 2020 e deverá surpreender os moradores. Isso porque uma série de melhorias foi feita na edificação em relação às especificações iniciais previstas no memorial dos apartamentos, como, por exemplo, a inclusão de persianas elétricas e a instalação de fechadura digital na porta de entrada da unidade, com opções de acesso por senha, tag ou biometria. A porta de acesso também ganhou um modelo de núcleo sólido com guilhotina embutida, que proporciona melhor isolamento acústico e segurança.

Nos banheiros, as bancadas são em mármore branco, em vez do granito branco previsto. E o apartamento será entregue pintado na exclusiva cor Civitas Pedra Branca. “Na Cidade Criativa Pedra Branca buscamos um padrão de melhoria contínua a cada empreendimento que lançamos”, reforça Juliana Dal Piva, arquiteta no Grupo Pedra Branca.

 

 

Alto desempenho e sustentabilidade

O planejamento do empreendimento seguiu as determinações da NBR 15.575, a chamada Norma de Desempenho de Edificações, para garantia de qualidade, conforto e segurança.

Entre os diferenciais do empreendimento está, ainda, a instalação de elevadores de alta eficiência. Um gerador garante o seu funcionamento em caso de queda de energia, assim como o das bombas dos sistemas hidráulicos e de incêndio e dos portões de acesso à garagem e aos edifícios. Como gentileza urbana, o Pátio Civitas dará origem a uma qualificada alameda, com calçadas largas, arborização, mobiliário urbano e outros equipamentos disponíveis
como academia de ginástica ao ar livre.

No planejamento do Pátio Civitas, prioridade para qualidade, conforto e segurança. “Foram feitos estudos com o objetivo de determinar o desempenho térmico das paredes das fachadas e o desempenho acústico dos sistemas de vedações verticais externas (fachada), internas (paredes internas) e sistemas de pisos (lajes) das unidades habitacionais do empreendimento. O objetivo foi atender os parâmetros de desempenho acústico da norma NBR 15.575, a chamada Norma de Desempenho”, explica Juliana. Segundo ela, foi feita, também, uma simulação para determinar o desempenho lumínico das unidades habitacionais do empreendimento Pátio Civitas quanto ao critério de iluminação natural, obedecendo aos parâmetros determinados na NBR 15.575-1. Janelas com amplos vãos de abertura privilegiam a incidência de luz natural nos espaços internos.

O alto desempenho do Pátio Civitas estende-se, também, aos itens de sustentabilidade previstos. A edificação apresenta sistema de captação de água da chuva para reúso em irrigação de jardim e nos vasos sanitários e o aquecimento de água das unidades é realizado por um sistema integrado de aquecedor de passagem individual a gás e placas solares. As medições de água, gás e energia são individuais, e os hidrômetros estão equipados para futura medição remota.

 

Coletividade está no DNA do Pátio Civitas

De caráter inovador, o empreendimento nasce sob o conceito “Coletive-se”, o qual incentiva o uso compartilhado de espaços e, também, de utensílios e equipamentos em benefício do conforto, da praticidade e da eficiência. Na área de serviços compartilhada, por exemplo, o morador encontra ambiente de lavanderia e oficina de uso comum, totalmente equipadas. “A lavanderia dispõe de máquinas de lavar e de secar industriais, bancada com tanques e um espaço de estar com TV, com poltronas, bancos e banquetas, e bancada de trabalho com duas alturas”, descreve Juliana Dal Piva, arquiteta do Grupo Pedra Branca.

Na oficina, além de bancadas de trabalho, estão disponibilizados, para uso compartilhado, escada, aspirador de pó, caixa de ferramentas, parafusadeira e outros utensílios de uso não frequente. “Assim, o morador poderá dar uso mais nobre para a sua área privativa e utilizar coletivamente esses equipamentos”, argumenta a arquiteta. O bicicletário segue o mesmo conceito. Além de oferecer diversas vagas, no subsolo das torres e no pátio interno, o Pátio Civitas ainda disponibiliza seis bikes elétricas para uso compartilhado pelos moradores.

 

O apartamento decorado

O Pátio Civitas está “de portas abertas” desde 7 de março de 2020, quando foi inaugurado o apartamento decorado.

A unidade apresenta, na prática, toda a potencialidade do imóvel, considerando mobiliário, decoração e acabamentos, para que o visitante tenha uma visão real das possibilidades. “Estamos apresentando um apartamento compacto com sofisticação e amplitude”, afirma a arquiteta Taís Marchetti Bonetti, responsável pelo projeto do apartamento decorado. A proposta é a do “morar contemporâneo”: um espaço integrado, com área social que une os ambientes de estar e de jantar. “A cozinha também foi bastante valorizada para que todos possam se reunir em torno da preparação das refeições”, complementa.
Na ambientação, leveza, praticidade e funcionalidade. A madeira é um material de destaque, proporcionando
sensação de aconchego. Ela está presente na mesa de jantar e nas persianas que cobrem as amplas janelas e servem de moldura ao espaço social. “Em toda a movelaria buscamos usar, além dos tons de cinza e azul acinzentado em laca, portas em vidro fosco e a presença da madeira natural”, detalha Taís. Na área íntima, a arquiteta apresenta o diferencial de um closet com transparência a partir da especificação de vidros para o fechamento do armário na suíte master. Para reforçar o conceito de conforto e aconchego, um painel com revestimento em tecido foi planejado para a área em frente à cama. Nos banheiros, a sofisticação pretendida é percebida também nas bancadas, com tampos em Corian, material de grande valor estético e de alta qualidade.

 


Matéria originalmente publicada na revista ÁREA apresenta: Cidade Criativa Pedra Branca, lançada em junho de 2020.

 

 Assista ao vídeo da LIVE que marcou a inauguração do Pátio Civitas, no dia 25 de junho de 2020.