Cidade Criativa Pedra Branca

EMPREENDIMENTOS

Office Green

Office Green, empreendimento corporativo da Cidade Pedra Branca

Marco histórico e arquitetônico da Cidade Pedra Branca.

A INAUGURAÇÃO DO OFFICE GREEN, em 2014, representou um marco histórico para a Cidade Pedra Branca. Tratava-se da primeira edificação comercial a ser entregue no projeto da nova centralidade de bairro, implantado no entorno da praça central. Além da imponência do prédio, de volumetria marcante, o empreendimento ganhava destaque, também, por ser o primeiro prédio comercial de Santa Catarina a conquistar o certificado de sustentabilidade LEED na categoria Gold.

Com cerca de 14.000 metros quadrados de área construída, o Office Green possui 200 salas comerciais com plantas flexíveis distribuídas em 11 pavimentos; lojas no térreo, voltadas para a rua; e bicicletário com vestiários. O projeto arquitetônico é do escritório Desenho Alternativo, fundado pelos arquitetos Daniel Rúbio e André Schmitt (in memorian), dupla que participou de todas as Charretes realizadas para o desenvolvimento do Masterplan da Cidade Pedra Branca. “Foi um momento marcante para todos devido às características pioneiras de participação em equipe. Todos nós tivemos a oportunidade de sugerir e elaborar propostas e conviver em um ambiente de prosperidade intelectual focados em um objetivo de desenvolvimento e sempre regidos pela coordenação geral do arquiteto Max Rumis e toda a equipe intelectual da Pedra Branca”, comenta Daniel. Ele recorda que as diferentes equipes e suas diferentes ideias integravam-se harmoniosamente para compor um resultado.

“Quebrando a barreira das diversas referências urbanas, prevalecendo o respeito pelo entorno e a composição integrada entre os diferentes componentes urbanos, arquitetônicos e paisagísticos”, complementa. Dessa maneira, o grupo realizou um plano urbano com tipologias, volumetrias e morfologia do conjunto. “O Office Green, dentro dessa proposta, seria um importante marco urbano pela sua localização em frente à praça. Inicialmente idealizado para uso hoteleiro, pretendia configurar harmoniosamente o espaço central do bairro, e, logo como um edifício multifuncional, manter viva a ideia de diversidade e superposição de atividades humanas como proposta centralizadora do Novo Urbanismo”, pontua o arquiteto.

Segundo ele, devido às proporções de fachada e limitação de altura por interferir no cone aéreo, a proposta arquitetônica foi conceituada para dinamizar com o espaço da praça e dialogar com o entorno como uma fachada viva em constante movimento. Importante acrescentar que a praça central, onde está localizado o Office Green, é
próxima da área do aeroclube de Santa Catarina. A icônica fachada possui pórtico central revestido em cerâmica entre duas extensas peles de vidro com alto fator de proteção solar. Brises protegem as esquadrias, contribuindo para o conforto térmico das unidades. Entre os diferenciais de sustentabilidade estão, ainda, o uso de tintas à base de água e de madeira certificada, captação e reaproveitamento da água da chuva, a adoção de válvulas duplas de descarga, válvulas redutoras de pressão, sensores de presença, lâmpadas ecoeficientes e de elevadores inteligentes, e a reciclagem de mais de 95% dos resíduos gerados durante a execução da obra.

 


Matéria originalmente publicada na revista ÁREA apresenta: Cidade Criativa Pedra Branca, lançada em junho de 2020.

 

Assista ao vídeo e confira como foi o evento de entrega do Office Green.