fbpx Skip to main content
Eventos

Fuorisalone 2021: Natural Capital, por Carlo Ratti

Por setembro 9, 2021No Comments

A instalação “Natural Capital“, do Studio Carlo Ratti Associati, é uma das principais atrações do Fuorisalone 2021. No histórico Jardim Botânico do Brera Design District, o designer espalhou diversas bolhas, com diferentes diâmetros, para representar a capacidade de absorção e armazenamento de CO2 (anual e durante todo o ciclo de vida) de algumas das muitas espécies presentes. Com 500 metros de extensão, a intervenção objetiva valorizar o papel das plantas e árvores na captura e armazenamento de CO2.

Esse foi o tema principal da segunda live de cobertura da Semana de Design de Milão realizada pela designer e trend analyst Fah Maioli em parceria com Cyntia Temer Massari diretamente de Milão, com apoio editorial da revista ÁREA. Cyntia entrou ao vivo diretamente do Jardim Botânico, apresentando a instalação. “Esse lugar nasceu em 1775, no período austríaco, era o antigo horto dos jesuítas e ele foi transformado num grande jardim, trazendo espécies de todo o mundo, incluindo espécies medicinais. São mais de 300 espécies, hoje, de diferentes partes do mundo”, contou Cyntia. Clique aqui para assistir.

“Carlo Ratti é um arquiteto italiano, planejador urbano, teórico da arquitetura e acadêmico. Ele leciona no Massachusetts Institute of Technology em Boston, EUA, onde dirige o MIT Senseable City Lab, que é um laboratório maravilhoso sobre a imaginação urbana e inovação social por meio do design e da ciência”, contextualiza Fah. Para Fah, a instalação criada por ele para o Fuorisalone 2021 é muito interessante no contexto do Zeitgeist. “Ela trata do grande driver projetual atual em todos os setores, ou seja, fala de economia circular. Uma das únicas instalações que fala especificamente de economia circular. Esse grande driver é causado por outra metatrend, que é o conceito de Capital natural”, enfatiza.

Segundo ela, capital natural é o estoque mundial de recursos naturais, que inclui geologia, solos, ar, água e todos os organismos vivos. Alguns ativos de capital natural fornecem às pessoas bens e serviços gratuitos, geralmente chamados de serviços ecossistêmicos. Dois deles  – água limpa e solo fértil – sustentam nossa economia e sociedade e, portanto, tornam a vida humana possível.

“Todos estamos cientes do papel positivo que as plantas e florestas desempenham na captura de emissões de CO2 e na produção de oxigênio. Mas como podemos esclarecer melhor essa conexão? Ele está provando, para quem não acredita ainda, que as florestas são, sim, o grande pulmão do mundo”, pontua Fah.

Na entrada do jardim existe uma esfera gigante, que repousa no chão: representa a quantidade de CO2 produzida em média pelo corpo humano a cada ano. Numerosas espécies de árvores são combinadas com bolhas flutuantes instaladas entre a vegetação. “As estimativas descobriram, por exemplo, que aqui a espécie Diospyros kaki tem cerca de 1.400 quilos de CO2 armazenados como biomassa lenhosa e captura cerca de 61 quilos de CO2 por ano, enquanto o sequestrador de pinheiro da montanha captura menos de um quilo por ano”, detalha.

Na sua opinião, o contraste entre a esfera escura no solo e as bolhas flutuantes suspensas entre os galhos expressa de imediato a tarefa fundamental que as plantas desempenham para garantir a saúde do planeta e limitar o aquecimento global por meio do armazenamento do dióxido de carbono produzido pelo homem. “A mesma quantidade de CO2 seria liberada na atmosfera se as árvores fossem removidas: daí sua proteção e conservação necessárias para evitar o impacto negativo do desmatamento”, diz.

 

Fotos: Cyntia Temer Massari

#Inputsfromfuorisalone

Fah Maioli, é pesquisadora, escritora, trend analyst, especialista em Megatrends. Natural da região Sul do Brasil, ela vive em Milão há 20 anos, de onde contribui com empresas e publicações de diversos países, produz e-books e ministra cursos e palestras sobre arte, moda, lifestyle, coolhuntig e, é claro, sobre Trends. Na cobertura do #supersalone21, Fah está atuando em parceria com Cyntia Temer Massari, curadora de experiências, brasileira que também vive em Milão. A dupla está visitando o #supersalone21 – que acontece no distrito expositivo de Rho – e os principais eventos e atrações do Fuori Salone, que acontece em diversos pontos da cidade.

A partir das suas observações, pesquisas e análises, elas compartilham #InputsFromFuorisalone durante as lives, que contam com a parceria da revista ÁREA na divulgação. A próxima live será realizada no dia 10 setembro, às 11h (horário do Brasil). Todo esse trabalho resultará na produção e edição de um Trend Report com todos os inputs e análises dos drivers projetuais identificados.

 

Assista ao vídeo e saiba mais sobre esse driver projetual:

 

Leia também:
Supersalone21: a essencialidade, o emocional e o imediatismo

 

X
X