Destaques das Bienais integra exposição e palestras com grandes nomes da arquitetura e do urbanismo

De 17 a 20 de outubro, Florianópolis irá sediar a quarta edição do evento Destaques das Bienais de Arquitetura (DBA), que integra um ciclo de palestras presenciais e virtuais de arquitetos e urbanistas, além de uma importante exposição virtual de projetos de destacados profissionais da área. O arquiteto paraguaio Solano Benitez, Leão de Ouro em Veneza, é um dos palestrantes. O evento é gratuito, destinado ao público geral, profissional e estudantes.

A solenidade de abertura será realizada no dia 17, às 18h30, na sede da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) no Passeio Primavera, com duas palestras. O primeiro a se apresentar será Danilo Conti, diretor geral da Cidade das Águas, primeiro bairro planejado de Joinville, em desenvolvimento pela Hurbana, nova marca do Grupo Pedra Branca, em parceria com a CRH Indústria e
Empreendimentos, setor da Tigre com foco no mercado imobiliário.  Ele discorrerá sobre o Cidade das Águas, que terá como âncora cultural a futura sede do Musicarium composto por uma academia de música e uma sala de concertos para 700 pessoas. Em seguida, o arquiteto Marcelo Ferraz, do escritório Brasil Arquitetura (foto abertura), falará sobre sua obra reconhecida no Brasil e no exterior pela versatilidade de programas institucionais diversos, como museus, centros culturais, teatros, mercados e escolas, além de habitações sociais e residências unifamiliares.

De 18 a 20 de outubro, serão realizadas palestras de arquitetos catarinenses no auditório do Museu da Escola Catarinense (MESC), no Centro de Florianópolis. No encerramento, será transmitida a palestra gravada do arquiteto paraguaio Solano Benitez, que traz na bagagem prêmios como o Swiss Architectural Award (SUI), o AIA Honorary Fellowship (EUA) e o cobiçado Leão de Ouro da Bienal Internacional de Veneza de 2016.

 

Solano Benitez

 

O material completo do evento estará disponível no canal do IV DBA no YouTube a partir do dia 23 de outubro, juntamente com a exposição e as palestras presenciais, que serão gravadas e disponibilizadas a todos.

O DBA foi idealizado pelo arquiteto e urbanista André Schmitt (in memorian), um dos fundadores da AsBEA-SC (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura de Santa Catarina), em parceria com o jornalista e crítico de arquitetura Vicente Wissenbach. A produção está a cargo da empresa Archimidia Produções. O IV DBA tem curadoria de Vicente Wissenbach, conta com o apoio da AsBEA-SC e do IAB-SC (Instituto dos Arquitetos do Brasil) e com o patrocínio da Multilog por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal.

 

Confira a programação

17 de outubro
ACATE – Passeio Primavera
18h30 – Abertura
Danilo Conti – Cidade das Águas – Joinville (SC)
Marcelo Ferraz – Brasil Arquitetura  – São Paulo (SP)

 

18 de outubro
Museu da Escola Catarinense (MESC)
18h30
Michel Mittmann – Secretário Municipal de Planejamento e Inteligência Urbana de Florianópolis
Ricardo Bragaglia – Bragaglia Arquitetura (SC)

19 de outubro
Museu da Escola Catarinense (MESC)
18h30
André Lima – Grupo Methafora (SC)
Rodrigo Kirck – Rodrigo Kirck Arquitetura (SC)

20 de outubro
Museu da Escola Catarinense (MESC)
18h30
Juliana Castro – JA8 Arquitetura Viva (SC)
Solano Benitez – Paraguai – Medalha de Ouro Bienal de Veneza (palestra gravada)

 

Ciclo de Palestras Virtuais
A partir de 23 de outubro
Canal do IV DBA no YouTube

Francisco Cadau – Argentina – Grande Prêmio Bienal Buenos Aires
Grupo Talca – Chile – Prêmio Jovens Arquitetos Bienal Buenos Aires
Arquea Arquitetura – Curitiba (PR)
Arquitetos Associados – Belo Horizonte (MG)
Grupo SP – São Paulo (SP)
MAPA Arquitetura – Porto Alegre (RS)/Montevideu (Uruguai)
Nicholas Alencar – Blumenau (SC)

 

Fotos: Divulgação IV DBA
(matéria atualizada em 16 de outubro de 2023)

MAIS CONTEÚDO
Advogado Gustavo Camacho no II Forum edição Itapema.jpg

II Fórum Estadual de Gestão Condominial vai discutir os novos desafios do setor

Florianópolis recebe, no próximo dia 17 de setembro, o II Fórum Estadual de Gestão Condominial, encontro...

Gabriel Konrath. _20240419_OSPA-ABF_CAP-1TF_DJI-MINI-3_0003_EE

Arquitetura integrada ao lugar: empreendimento propõe casas suspensas em diálogo com o entorno

No projeto do condomínio residencial Cap. 1 Três Figueiras, o escritório gaúcho OSPA Architecture partiu da...

Fukuoka Culinária Japonesa_Jayme Bernardo Arquitetos_Créd. Fábio Severo (1)

Projeto defende uma arquitetura autêntica inspirada na tradição japonesa para restaurante temático

Inaugurado há menos de um ano em Curitiba (PR), o restaurante Fukuoka Culinária Japonesa resulta do...

capa ÁREA _casacor floripa 2026

CASACOR SC anuncia elenco da edição comemorativa Florianópolis 2026

A CASACOR Santa Catarina | Florianópolis 2026 anunciou oficialmente o elenco da edição comemorativa de 30...

Passeio Sapiens _ Peretti Media House (3)

Prêmio Somos Cidade 2026 abre inscrições para projetos que transformam as cidades brasileiras

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Somos Cidade 2026, iniciativa que reconhece, valoriza e divulga...

capa ÁREA _manual condomínios AsBEAsc

AsBEA-SC apresenta edição atualizada do Manual dos Condomínios

A AsBEA-SC – regional catarinense da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – apresentou aos associados...