Arquitetura integrada ao lugar: empreendimento propõe casas suspensas em diálogo com o entorno

No projeto do condomínio residencial Cap. 1 Três Figueiras, o escritório gaúcho OSPA Architecture partiu da observação criteriosa do lugar, o bairro de mesmo nome em Porto Alegre (RS).  A proposta foi a de casas suspensas que respeitam a topografia, valorizam a vegetação e ampliam a relação entre arquitetura, paisagem e vida urbana. Como premissa, todas as unidades foram dispostas de frente no terreno, garantindo as orientações leste e oeste, além de visuais para a notável árvore que dá nome ao bairro.

A edificação segue o conceito de casas suspensas que, com unidades sobrepostas de forma escalonada que se distanciam mais da rua a cada pavimento, integra-se a seu terreno em aclive, seguindo sua topografia. Além de harmonizar visualmente o edifício com seu entorno, essa concepção possibilitou que a área privativa de vendas superasse em 30% o potencial permitido para o lote. “O zoneamento estabelecia como altura máxima para o empreendimento 9 metros. Dessa forma, a ideia foi seguir a orientação do terreno, dotando as unidades de amplos terraços frontais que, por serem descobertos, não são contabilizados como área construída, como prevê a legislação urbanística local”, explica Rodrigo Milani, sócio do OSPA Architecture e manager do projeto. “Dessa forma, a metragem total superou sensivelmente o potencial construtivo estabelecido para o lote”, complementa.

A volumetria do projeto é fruto da ideia de seguir o padrão geométrico do entorno: os quatro lotes existentes são base para quatro blocos, cada qual com quatro apartamentos escalonados. Tal escalonamento não é formalista: a edição do prisma original reduz o impacto da edificação na região, afastando-a da via pública a cada pavimento, além de acompanhar a topografia original do terreno e gerar terraços privativos com piscinas lineares. Entre os pavimentos, ora a frente do apartamento é paralela à via em frente, ora perpendicular à divisa lateral, criando dinamismo para os volumes.

 

 

” A ideia foi seguir a orientação do terreno,
dotando as unidades de amplos terraços frontais.”

Arq. Rodrigo Milani

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Permeabilidade visual

Os terraços são peça importante do projeto. Segundo a legislação local, não são contabilizados como área construída, o que aumenta o potencial de área privativa para venda. Visando gerar maior privacidade entre as unidades e reforçar o conceito de casas suspensas, cada apartamento ganha uma bandeja com seção “U” em concreto aparente, coroada na sua frente pela piscina revestida em pedra Hijau. A disposição dos ambientes na planta de cada unidade busca posicionar áreas sociais em frente ao terraço, o que, juntamente com as amplas esquadrias piso-teto, borra as delimitações entre áreas externas e internas, conforme a vontade do morador.

O tamanho das varandas do edifício também estimula moradores a ter vegetação nessas áreas – o que favorece a permeabilidade do solo, além de melhorar a qualidade do ar e do visual da região – e frequentá-las, o que aumenta o número de “olhos da rua”, elevando a segurança na região. “Essa tese, que é muito empírica, foi apresentada pela primeira vez por Jane Jacobs”, diz Rodrigo Milani referindo-se à urbanista norte-americana que, no livro “Morte e Vida das Grandes Cidades”, lançado em 1961, apresentou o conceito “olhos da rua”. De acordo com Jane Jacobs, em áreas urbanas, a frequência de pessoas que trafegam ou observam as vias acaba por exercer uma vigilância voluntária ou não que constrange a ação de criminosos. “Esse conceito é referência ainda hoje tanto na formulação de políticas públicas de segurança quanto em planejamento urbanístico”, diz o arquiteto. Com o mesmo intuito, a fachada do edifício é envidraçada e revestida por painéis de aço corten perfurados, o que possibilita a comunicação visual de dentro para fora e vice-versa, integrando o condomínio ainda mais à via pública.

 

Em atenção à premissa de um urbanismo focado no pedestre e em uma cidade mais permeável visualmente, as áreas condominiais são propostas na fachada do pavimento térreo. Evitando criar um salão de festas convencional, a edificação ganha uma área que, no dia a dia, é entendida como um lounge, uma extensão do hall de acesso. Conforme a necessidade, divisórias retráteis acústicas são fechadas, garantindo o isolamento para o uso privativo. Além do lounge, uma academia, um spa, saunas seca e úmida e uma sala de massagem complementam as amenidades do empreendimento. Atravessando este pavimento, é disposta uma galeria linear com obras de arte de curadoria internacional.

O paisagismo está presente em toda a parte. Os mais de 50 metros de testada são utilizados para um jardim escalonado que faz a transição entre a calçada pública e as áreas condominiais do projeto. Cada terraço recebe um conjunto de floreiras, além de ser incentivada a arborização particular. Fazendo fundo à Figueira, um jardim vertical se estende por toda a divisa dos fundos, sendo visto pelas suítes de todas as unidades. Os apartamentos do segundo andar possuem gardens no fundo, cada qual com sua personalização conforme demanda do morador.

O projeto do Cap.1 Três Figueiras conquistou o Prêmio Somos Cidade 2025 na categoria Edifício do Ano e foi um dos vencedores na categoria Residential Architecture da edição 2025 do iF Design Award, uma das principais premiações de design do mundo. “Para a OSPA, conquistar o iF Design Award, premiação com mais de 70 anos de tradição e referência absoluta no design global, confirma a eficácia de uma abordagem que harmoniza inovação estética, funcionalidade e sensibilidade às necessidades do mercado em seus projetos”, destaca Milani.

 

 

FICHA TÉCNICA

DESENVOLVEDOR | ABF Developments
PROGRAMA | Edifício Residencial Multifamiliar
LOCALIZAÇÃO | Porto Alegre, RS, BR
STATUS | Construído
ANO | 2017 – 2023
ÁREA DO PROJETO | 5.889,83 m²
ÁREA DO TERRENO | 2.180,23 m²

EQUIPE OSPA Architecture

SÓCIO RESPONSÁVEL | Rodrigo Milani, Carolina Souza Pinto.
LÍDER DE PROJETO | Franco Miotto, Bruna Ibrahim.
ESPECIALISTAS | Carolina Souza Pinto, Lucas Obino, Cristiano Carneiro.
ARQUITETURA | Franco Miotto, Bruna Ibrahim, Brunna Kronbauer, Augusto Tumelero, Laura Aurvalle.
INTERIORES | Rodrigo Milani, Ellen Renata Bernardi.
SINALÉTICA | Rodrigo Milani, Laura Zimmer.
ELÉTRICA | Fernando Chiapinotto, Jefferson Geraldi, Thiago Melo, Deyvid Matos, Julia Zarth.
GÁS | Juliana Nora, Fernando Chiapinotto, Rodrigo Henke, Luiz Storck.
HIDRÁULICA | Juliana Nora, Fernando Chiapinotto, Rodrigo Henke, Luiz Storck, Julia Zarth.
MECÂNICA | Flávio Teixeira, Gabriel Tocchetto.
PPCI | Juliana Nora, Júlia Zarth, Fernando Chiapinotto, Franciele Pereira.

COLABORADORES

ACÚSTICA | Atelier Sul
ADEGA | Lacava
CGI | Blackhaus
CURADORIA DE ARTE | Galeria Zielinsky
ESTRUTURA | Simon Engenharia
FOTOGRAFIA | Gabriel Konrath
FUNDAÇÕES | Milititsky Consultoria Geotécnica
IMPERMEABILIZAÇÃO | Dienstmann
LUMINOTÉCNICO | Studio FOS
PAISAGISMO | Hanazaki
PISCINA | Prolazer
SEGURANÇA PATRIMONIAL | Squadra

Fotos: Gabriel Konrath | Divulgação OSPA Architecture

MAIS CONTEÚDO
POEMA-0171

GBC Brasil concede selo de bem-estar e sustentabilidade a seis ambientes da CASACOR RS 2026

Pela primeira vez, projetos de interiores da CASACOR Rio Grande do Sul foram certificados pelo Green...

CASACOR SC Florianópolis 2026 19. Jardim Ecos do Éden, Studio Arcadia, Janela LAB e PSF Arquitetura - Foto Lio Simas (1)_baixa

CASACOR SC | Florianópolis 2026 abre as portas e revela muita poesia

Uma poesia sem palavras. Uma poesia que não se lê, mas se contempla e sente. No...

Ana

Exposição em Porto Alegre reúne 58 interpretações contemporâneas do extinto pássaro Dodô

Inaugurada, esta semana, a Exposição Um Bando de Dodôs, mostra coletiva que reúne 58 artistas contemporâneos...

vokkan

Vivapark Porto Belo conquista prêmio italiano de paisagismo pelo parque Viva Energia

A master desenvolvedora imobiliária Vokkan acaba de conquistar mais um reconhecimento internacional para o Vivapark Porto...

RDO _ Valence (5)

Arquitetura valoriza a fluidez em sintonia com bairro-parque

Com arquitetura assinada pela Doria Arquitetos, o Valence Residence é o primeiro empreendimento da RDO no...

Ap. Praia Brava - Foto Fábio Jr Severo (1)

Projeto reconfigura cobertura ainda em planta, amplia espaços e valoriza a convivência

Antes mesmo de sair do papel, esta cobertura na Praia Brava, em Itajaí (SC), já começava...