Pelo quarto ano consecutivo, o projeto “Varanda” estampa as vitrines das revendas DonaFlor pelo país com conceitos lúdicos e artísticos apresentando lançamentos em produtos e acabamentos para outdoor. Em 2023, a “Varanda Primavera” segue o conceito “É tempo de renascer, florescer e colorir” para apresentar ao mercado móveis e acessórios da marca que combinam o “toque da madeira, a resistência do alumínio e a brasilidade em misturar de forma criativa materiais diversos, ricos em texturas, cores e volumes, proporcionando uma linha de produtos dinâmica, moderna e atemporal”.
A tradicional indústria paranaense de móveis para áreas externas repete a materialização de uma instalação que será exposta nas revendas da marca com projeto assinado pela arquiteta catarinense Juliana Pippi e por Marcelo Yamasita, fundador e diretor da DonaFlor Mobília, e Mila Rodrigues, curadora da marca – uma parceria iniciada em 2020, com a estreia do projeto Varanda com o novo posicionamento da marca.
O espaço é uma qualificada “vitrine” que será lançada, em Florianópolis, no dia 24 de agosto, às 17h, na Studio Ambientes, com uma roda de conversa com Juliana e Marcelo sobre o embasamento criativo do projeto e o desenvolvimento das peças. Ainda neste mês, a “Varanda Primavera” será exibida também na Mobiliáa, em Balneário Camboriú/SC, na Tom Sobre Tom, em Belo Horizonte/MG, na Galpão Design, em Fortaleza/CE, na Casapronta, em Recife/PE, na Novo Ambiente, no Rio de Janeiro/RJ, e na D.E. Design Atemporal, em Sinop – MT.
DESIGN BRASILEIRO
O espaço conta com o Gazebo Shoji, desenho original de Juliana Pippi, na versão verão com a tela solar nude, que proporciona uma área de sombreamento e bem-estar para terraços, varandas e jardins. A arquiteta também desenvolveu a corda náutica e a fibra sintética da nova coleção, batizando as novas cores de ‘Rosa Primavera’. A linha Maresia é composta por poltronas, espreguiçadeiras e pufes ovais/retangulares. Com alças feitas de nós navais, permitem que sejam levados do sol para a sombra com facilidade. Também foram desenvolvidos pela DonaFlor, o brisa balanço e o tapete ara rayas. A coleção “Varanda Primavera” reúne mobiliário assinado por expressivos nomes do design brasileiro, como Daniela Ferro, Rejane Carvalho Leite e Lattoog.
Para completar a cenografia do espaço, Juliana Pippi escolheu as formas orgânicas das cerâmicas de Heloísa Galvão para apresentar “flores de papel crepom”. As peças fazem parte do projeto social ‘Minha Casa em Mim’, fruto do trabalho desenvolvido pela Fundação Renova e pela Associação de Culturas Gerais (ACG) com 13 grupos de artesãs de Minas Gerais atingidos direta ou indiretamente pela barragem da Samarco em Mariana (MG). O trabalho conta com a curadoria do estilista Ronaldo Fraga desde 2019.
Fotos: Marco Antonio | Divulgação