fbpx Skip to main content
Eventos

Exposição “Cidade Feita de Rio” apresenta olhares diversos sobre o Guaíba

Por maio 4, 2022No Comments

Um dos mais importantes cartões postais de Porto Alegre, o Guaíba é o tema central da exposição que encerra a ação cultural “Cidade Feita de Rio”, apresentada pela Smart Arquitetura. Com inauguração marcada hoje, 4 de maio, na Câmara Municipal de Porto Alegre, a mostra reúne fotografias que exploram novos olhares para o Guaíba, sua força e sua contribuição para a paisagem da capital gaúcha. Ao todo, são 60 obras de 40 fotógrafos profissionais e amadores, com imagens inspiradoras, muito além do esperado pôr do sol.

“Cidade Feita de Rio” iniciou em 2019 com a proposta de selecionar fotografias que contemplassem o Guaíba como personagem central, resultando em uma publicação de um livro homônimo e agora, na exposição. Com a ideia de reunir imagens assinadas por nomes renomados da fotografia, mas, também, de moradores da capital, do interior, de outros estados e até de outros países, o projeto foi aberto à participação de fotógrafos amadores e profissionais.

Além de 32 fotógrafos selecionados, que submeteram suas imagens autorais para a avaliação de um conselho editorial, oito fotógrafos profissionais foram convidados para compor o projeto, entre eles, Achutti, Fabiano Benedetti, Henrique Amaral, Letícia Remião, Nilton Santolin, Raul Krebs e Ricardo Fabrello.

“A poética das águas”

O conselho editorial foi formado por André Venzon, artista visual, curador e gestor cultural, Átila Franco, arquiteto, empresário e diretor região sul da ABEDESIGN (Associação Brasileira das Empresas de Design), Daniela Giovana Corso, arquiteta/Nowhere EXPD, integrante do Conselho de Estado da Cultura/RS e Rochele Zandavalli, artista e professora no Curso de Fotografia da Unisinos.

A seleção de 112 fotografias tornou-se o livro “Cidade Feita de Rio”, com curadoria e edição da jornalista e escritora Cláudia Aragón. Parte da primeira edição da obra foi doada para a Aldeia da Fraternidade, cuja venda dos livros foi transformada em recursos investidos na educação e na assistência das crianças e adolescentes, em vulnerabilidade social, atendidos na instituição.

“Criamos a ação cultural para comunicar a poética dessas águas e advogar em prol de sua força como identidade geradora de Porto Alegre, promovendo a imagem do Guaíba. Nós, como arquitetos, curadores, nos preocupamos com a paisagem da cidade, um legado que deixaremos para as próximas gerações. Acreditamos que, de forma coletiva e colaborativa, podemos incentivar um novo olhar e reforçar que não somos apenas uma cidade de frente para o rio, e, sim, uma cidade feita de rio”, explica Márcio Carvalho, sócio e fundador da Smart Arquitetura e idealizador do projeto. Com concepção criativa da Nowhere EXPD, a exposição “Cidade Feita de Rio” fica em cartaz até o dia 03 de junho.

Rio ou lago

Oficialmente, o Guaíba é um lago, conforme classificação adotada pelo Governo do Estado do Rio do Grande do Sul em 1998, quando instituiu, por decreto, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba. A definição baseia-se em suas características de retenção das águas, ausência de canal hidroviário e tipo de depósito sedimentar, entre outras. Porém, o Guaíba é tratado como rio pela maioria dos porto-alegrenses e, também, por especialistas que argumentam, entre outras razões, a existência de correnteza, citando vazão média típica de rios.

EXPOSIÇÃO “CIDADE FEITA DE RIO”

Data de abertura: 04 de maio (quarta-feira), das 17h às 20h.

Local: Câmara Municipal de Porto Alegre (Av. Loureiro da silva, 255 – Centro Histórico – POA)

Visitação: Até o dia 03 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Entrada Franca

 

Confira a galeria de imagens com algumas das fotografias em exposição. 
Na imagem destaque, detalhe de estrutura icônica do Parque Urbano da Orla do Guaíba, projetado por Jaime Lerner, na foto de Henrique Amaral 

 

 

X
X