Com um domingo de sol forte, os porto-alegrenses foram conhecer e usufruir dos espaços de lazer da Orla Moacyr Scliar, inaugurada na última sexta-feira, abaixo de muita chuva, pela Prefeitura de Porto Alegre (RS). Com 1,3 quilômetro de extensão, entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias, o trecho integra o Parque Urbano da Orla do Lago Guaíba, projetado pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner, reconhecido internacionalmente com um dos principais urbanistas do país.
Decks de madeira, arquibancadas e duas extensas passarelas aproximam as pessoas do lago e favorecem a contemplação do mais famoso cartão postal da cidade: o por do sol no Guaíba. A orla conta com ciclovia e passeio público, mirantes, quadras esportivas, ancoradouro para barcos de passeios turísticos, quatro bares e um restaurante panorâmico. Os espaços gastronômicos serão operados por permissionários selecionados por meio de licitações públicas e deverão entrar em operação nos próximos 60 dias. Orçada em R$ 71 milhões, a obra foi executada com recursos do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina). A gestão atual da Orla é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams); no entanto, a proposta é que a área seja “adotada” pela iniciativa privada.
O Parque Urbano da Orla do Lago Guaíba totaliza 56.700 metros quadrados. O segundo trecho planejado está entre a chamada Rótula das Cuias e o Anfiteatro Por do Sol e deverá contar com espaços de lazer. O terceiro compreende o trecho entre o Anfiteatro Por do Sol e o Parque Gigante do Sport Club Internacional e deverá dispor de áreas de lazer e espaços para a prática de esportes. Está previsto, ainda, um quarto trecho, até o Arroio Cavalhada.
“É um projeto de regeneração urbana e ambiental que afetará positivamente a qualidade de vida dos porto-alegrenses, gerando efeitos sociais, econômicos e ambientais sistêmicos. Conectam-se as pessoas, a cultura, a história e a natureza, em um círculo virtuoso de valorização”, afirmam os arquitetos da Jaime Lerner. Segundo eles, as qualidades arquitetônicas do projeto estão ligadas a forma como ele se insere na paisagem, tirando partido da topografia para acomodar a infraestrutura necessária e criar passeios de contemplação do cenário. Os materiais são concreto, vidro, madeira e aço em seus acabamentos naturais, garantindo leveza ao conjunto. “As formas curvas tiram partido da plasticidade do concreto e o desenho se relaciona ao movimento das águas, desenvolvendo-se gentilmente ao longo do terreno”, descrevem.
A iluminação planejada permite o uso do local à noite. Um piso iluminado por pontos em fibra ótica e 47 postes inclinados foram instalados. Por questões de segurança, a região ganhou um ponto permanente da Guarda Municipal e a cobertura de 39 câmeras de monitoramento.
Plano Conceitual do Parque Urbano da Orla do Guaíba
Ano 2012 – 2018
Arquitetura e Paisagismo:
Jaime Lerner Arquitetos Associados
Jaime Lerner – Supervisão geral
Arqº Fernando Antônio Canalli – Coordenação de Projetos e Acompanhamento de Obras
Arqº Paulo Kawahara
Arqº Valéria Bechara
Arqº Gianna Rossanna De Rossi
Arqº Ariadne Daher
Arqº Felipe Guerra
Arqº Fernando Popp
Arqº Taco Roorda
Engº Agrônomo Carlos Oliveira Perna
Desenvolvimento: Grifo Arquitetura
Construtores: Consórcio Orla Mais Alegre
- Procon Construções Indústria e Comércio
- Sadenco – Sul Americana de Engenharia e Comércio Ltda
- SH Estruturas Metálicas
Topografia: Prisma Topografia
Batimetria: Aerogeo Aerofogrametria, Geoprocessamento e Engenharia
Sondagem: Fundasolos
Terraplenagem: Engecram
Fundações: Emepê Fundações
Tecnologia de Concreto: Daher tecnologia em engenharia
Estrutura de Concreto: AS Estruturas Engenheiros Associados
Estrutura de Aço: Andrade e Rezende Engenharia de Projetos
Estrutura de Madeira: Koga Engenharia
Projeto de Vidros: Solutemp Soluções em Vidros
Projeto Hidráulico, Abastecimento de Gás, Rede de Água, Prevenção Contra Incêndios: Eduardo Ribeiro Escritório de Projetos
Projeto de Rede de Água, Esgoto e Drenagem: Serenco – Serviços de Engenharia Consultiva
Projeto Elétrico, Lógica e Telefonia: Império Engenharia Elétrica
Luminotecnia: Luz Urbana
Climatização: Michelena Engenharia de Climatização
Arqueologia e Recuperação das Obras de Arte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre – Secretaria Municipal da Cultura
Orçamento: Planor Engenharia
Com informações da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e da Jaime Lerner Arquitetos Associados