Notícias

Com o tema ‘Design Essencial’, Marcelo Rosenbaum será o destaque do 1º Fórum de Design de Interiores da Serra Gaúcha

Com a presença confirmada do designer Marcelo Rosenbaum, Caxias do Sul vai sediar o 1º Fórum de Design de Interiores da Serra Gaúcha. O Fórum IN 2018 será realizado em 30 de outubro – Dia do Designer de Interiores, no complexo cultural e gastronômico Fabbrica, e pretende reunir mais de 500 participantes, entre profissionais, estudantes e interessados no universo do design de interiores, design de produtos, arquitetura, decoração e ambientação.

Com realização da Associação de Designers de Interiores da Serra Gaúcha (ADI), o evento é inédito na região. “O Fórum IN 2018 é um convite para olhar por inteiro para o interior de nossa profissão e intermediar diálogos transformadores. Queremos criar um evento impactante, um dia em que as pessoas possam se conectar umas as outras, crescer e se inspirar, tornando suas rotinas de trabalho ainda mais produtivas”, explica Cristiane Buffon Formolo, presidente da ADI.

A programação inicia às 13h e se estende até às 21h, com intervalo para coffee break durante a tarde e a estrutura de serviços do Complexo Fabbrica disponível à noite. Os ingressos são limitados e estão disponíveis somente on-line, com preços que variam entre R$ 90,00 (lote promocional) a R$ 230,00 (terceiro lote). Clique aqui para adquirir os ingressos e saber mais informações.

Os palestrantes

O Fórum IN tem como principal atração Marcelo Rosenbaum, que irá ministrar a palestra “Design Essencial”. Com mais de 20 anos de atuação nos ramos de design, arquitetura e inovação, Rosenbaum ganhou notoriedade ao comandar o programa de TV “Lar Doce Lar”, exibido no Caldeirão do Huck, da Rede Globo, onde reformava casas populares. Rosenbaum também é fundador do Instituto A Gente Transforma, uma abordagem de transformação social atuante em comunidades do Brasil e de outros países da América Latina desde 2010. Um de seus projetos, o Moradias Infantis  – Fundação Bradesco, está entre os mais recentes destaques. Desenvolvido em parceria com o escritório curitibano Aleph Zero, o projeto foi vencedor do Prêmio Obra do Ano 2018, promovido pelo site ArchDaily Brasil sob patrocínio da Saint-Gobain; conquistou o primeiro lugar na categoria Edificação Institucional e levou o prêmio de ‘Melhor Projeto da Edição’ do 5º Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável; conquistou o primeiro lugar na quarta edição do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Othake AkzoNobel e venceu, na categoria Habitação Social, o American Architecture Prize 2017.

O evento também contará com a multiprofissional Clarice Mancuso. Arquiteta e consultora de empresas e de jovens profissionais, possui diversas formações abrangendo áreas como arquitetura e urbanismo, decoração, marketing e gestão. Uma das empreendedoras pioneiras no ramo, foi a primeira arquiteta a escrever didaticamente sobre o tema Arquitetura de Interiores e Design, sendo autora de diversos livros. Com sua vasta experiência, Clarice abordará o tema “10 passos para uma trajetória eficaz na arquitetura de interiores”.

O trio de palestrantes é completado pelo arquiteto e designer Tobias Bertussi, sócio fundador da Bertussi Design Industrial. Seu escritório já faturou quatro vezes o prêmio considerado o “Oscar” do design mundial: o iF Design Awards, em Hannover, na Alemanha, sendo o último em 2018, pelo revestimento Fiji Bay, criado para a Mosarte. A Bertussi é uma das líderes em design de produtos no Brasil, com mais de 20 empresas em seu portfólio de clientes, com sedes em Caxias do Sul, Porto Alegre, Florianópolis e São Paulo. Atua igualmente com Gestão da Inovação para a produção em grande escala em indústrias de diversos segmentos. Bertussi irá abordar o tema “Design Para Pessoas”, trazendo uma reflexão sobre como o design e a inovação podem transformar vidas, através da apresentação de cases de sucesso, produtos e ideias premiadas internacionalmente.

O local

O complexo gastronômico e cultural Fabbrica será uma atração à parte do Fórum IN. Inaugurado no ano passado, o empreendimento resulta da restauração de uma antiga edificação que abrigava a sede da Vinícola Luiz Michelon, um dos ícones surgido na década de 1920, atrás da igreja do bairro Lourdes. A iniciativa é da empresária Lorien Pasqual, sócia da Paris Empreendimentos. E o projeto arquitetônico é assinado pelas sócias da GD Studio Arquitetura, Mônica Randon Debortoli e Claudia Geremia.

Leia também:

Revitalizado, prédio de antiga vinícola abriga complexo cultural e gastronômico em Caxias do Sul