fbpx Skip to main content
Eventos

Uma ponte, dois olhares: exposição integra arquitetos fotógrafos em reverência à ponte Hercílio Luz

Por outubro 8, 2022No Comments

Neste sábado, dia 8 de outubro, dois arquitetos fotógrafos de Florianópolis apresentam uma exposição inédita no Varal da Trajano, evento mensal realizado no calçadão da rua Trajano, no centro da cidade. “Uma ponte, dois olhares” é o nome da exposição criada pelos arquitetos Fernando Teixeira e Joel Pacheco em reverência à Ponte Hercílio Luz,  símbolo cultural e turístico de Santa Catarina, tombada há 20 anos como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico Nacional.

“A exposição “Uma Ponte, Dois olhares”, traz ao público, através da fotografia, detalhes da beleza e do encanto da Ponte Hercílio Luz. Vista sobre a ótica de dois arquitetos florianopolitanos, apaixonados por esse magnífico patrimônio histórico da sociedade catarinense, a ‘velha senhora’ está sempre disponível, deixando-se fotografar, sem nunca esconder suas múltiplas facetas, suas incontáveis nuances, escancarando com toda generosidade, sua magnitude e singular formosura”, explicam.

Para eles, a fotografia também pode servir de ponte. “Ela permite que se estabeleça uma ligação entre diferentes momentos, entre distintas gerações, proporcionando a aproximação entre povos e suas mais diversas realidades. Sua materialidade faz criar com o passado uma forte conexão, nos possibilitando visualizar no presente, momentos registrados há décadas, fazendo com que fatos e acontecimentos que ficaram guardados no tempo possam ser mantidos, eternizados.  Que esta exposição possa também ser ponte! Com ela queremos tocar outras margens, chegar ao coração das pessoas. Fazê-las compreender que é sempre possível enxergar as coisas a partir de um novo ângulo”, destacam Fernando Teixeira e Joel Pacheco.

Fotos: Fernando Teixeira | divulgação

 

Sobre a ponte Hercílio Luz

Hercílio Luz, assim batizada em homenagem ao governador de Santa Catarina que teve a iniciativa da sua construção, é considerada a maior ponte pênsil com sistemas de barras de olhal no mundo. E representa um marco da engenharia mundial. São 821 metros de extensão total, dos quais 222,5 metros são referentes ao viaduto de acesso do Continente e outros 259,1 metros pelo lado insular, que se somam aos 339,5 metros de vão central. Os seus 28 vãos são sustentados por duas torres principais, com 74 metros de altura cada, e 12 secundárias. Inaugurada em 1923, a ponte foi inteditada em 1982, e a reaberta em 2019, após a sua restauração. Clique aqui e saiba mais.

Fotos: Joel Pacheco | Divulgação

 

 

Sobre o Varal da Trajano

O Varal da Trajano é um movimento cultural iniciado no ano de 2015, a partir do desejo de alguns fotógrafos de levar a fotografia ao grande público. Sua realização acontece uma vez por mês, sempre no último sábado, no calçadão da Rua Trajano, no Centro de Florianópolis, e expõe as fotografias em forma de varal.

Até hoje já passaram pelo Varal mais de 50 exposições, individuais e coletivas, apresentando trabalhos tanto de fotógrafos profissionais, quanto amadores. Todos estes com intuito de mostrar sua arte àqueles que dificilmente teriam possibilidades de apreciá-la em galerias ou outros espaços de difícil acesso.  Por este motivo, o Varal da Trajano, desde o momento de sua criação, vem se transformando num dos mais importantes e democráticos espaços de arte e cultura da capital catarinense.

 

 

X
X