fbpx Skip to main content
Destaques

Profissionais do Sul apresentam suas versões de “Corpo & Morada” na CASACOR São Paulo

Por junho 4, 2023No Comments

A CASACOR São Paulo abriu as portas à visitação esta semana revelando 73 espaços que traduzem a visão de arquitetos, decoradores, designers de interiores e paisagistas sobre o tema nacional: Corpo&Morada. Entre eles, profissionais da região Sul, que se destacam entre os grandes nomes do elenco 2023: o gaúcho  Juarez Cruz e os catarinenses Marcelo Salum, Tuffi Mousse, Rodolpho Schier e a dupla Moacir Schmitt Jr. e Salvio Moraes Jr. Em diferentes propostas, eles apresentam suas versões sobre “a pele em que habitamos, além daquela do corpo, a da casa e a do planeta”, como propôs a 36ª edição da CASACOR.

A mostra paulista acontece até o dia 6 de agosto no Conjunto Nacional, edificação icônica de São Paulo. Este ano, ocupa um espaço ampliado, com mais de 11.000m² de área construída, além do mezanino e do terraço aberto do prédio, com uma configuração diferenciada. A implantação abriga 22 estúdios e lofts, 11 casas, 14 jardins, praças e ilhas de bem-estar, 6 operações de restaurante, bar e café, 5 banheiros unissex com espaço família, 6 lojas e operações comerciais, além de 2 ambientes funcionais (bilheteria/chapelaria e lounge), 5 áreas de exposições e instalações artísticas, além de espaços variados.

O ciclo de mostras da região Sul está iniciando hoje, 4 de junho, com a abertura da CASACOR Paraná, que será realizada até 23 de julho, em Curitiba. A próxima será a CASACOR SC | Balneário Camboriú, de 8 de junho a 23 de julho. A CASACOR Rio Grande do Sul está programada para acontecer entre os dias 25 de agosto e 29 de outubro, em Porto Alegre. Já a CASACOR SC | Florianópolis está agendada para o período entre 17 de setembro e 29 de outubro.  Santa Catarina é o único estado que possui duas edições da mostra no país.


Conheça os projetos dos profissionais do Sul na CASACOR São Paulo:

 

Morada do Samba

Embalado pela energia contagiante da música que povoa suas memórias de infância, o arquiteto Marcelo Salum homenageia a cultura africana neste projeto. “É um ritmo que mexe comigo”, diz. Do colorido das fantasias de Carnaval à alegria das rodas de samba – retratadas numa pintura de Luiz Pasqualini – o ambiente de 200 m² incorpora diversas referências. Painéis de madeira reproduzem símbolos Adinkra, criados pelo povo Ashanti, da África Ocidental, e móveis desenhados por Marcelo e por Frederico Cruz remetem aos emblemas presentes na obra do artista Rubem Valentim.

 

A Casa Morena

Na interpretação do arquiteto Tufi Mousse para o tema Corpo & Morada, a casa mimetiza uma veste. Espaços amplos e integrados, distribuídos em 152 m², envolvem os visitantes em linhas orgânicas e texturas naturais, presentes nos revestimentos e no mobiliário. O projeto exibe materiais orgânicos e sustentáveis com o objetivo de proporcionar um morar livre e despretensioso. O mobiliário inclui clássicos do modernismo brasileiro, como o carrinho de chá desenhado por Gregori Warchavchik.

 

 

Casa Terroir

O arquiteto Rodolpho Schier reuniu histórias e inspirações multiculturais (como os palacetes italianos e os projetos de interiores de Lorenzo Mongiardino) para resgatar o valor da emoção no décor. “O ambiente é um manifesto contra a funcionalidade racional, que deixa os espaços com cara de showroom”, afirma. Em sua estreia na mostra, numa área de 70 m², ele buscou criar um terroir único, ressaltando o aspecto autoral da composição. Um exemplo é o trabalho minucioso de marchetaria nas bancadas da cozinha.

 

 

O primeiro loft

Colecionadores de participações na CASACOR em diferentes estados – Santa Catarina, Paraná e São Paulo – os designers de interiores Moacir Schmitt Jr. e Salvio Moraes Jr. se debruçam desta vez sobre uma base pouco convencional. “Nosso ambiente segue o formato circular original do espaço no Conjunto Nacional. Essa configuração inspirou todo o projeto””, explicam. O clima modernista reverbera com muita luz natural e um imponente anteparo de vidro ao longo de 117 m², nos quais sala, cozinha, quarto e banheiro funcionam como áreas de bem-estar.


Casa Wenge

Árvore nobre, escura e rara, a wenge (ou wenguê) norteia o conceito do projeto do designer de interiores Juarez Cruz. A começar pelo armário com mais de 12 m de comprimento, no qual os nichos valorizam o tom forte dessa madeira. O material aparece ainda no painel de marcenaria localizado na entrada do ambiente e no mobiliário solto. Em contraste, o paisagismo composto de espécies nativas brasileiras traz o verde para perto, junto a obras de arte assinadas por Amilcar de Castro, Felipe Cohen, Mira Schendel e Túlio Pinto.

 

Sobre Corpo&Morada

Os curadores da CASACOR, Livia Pedreira, Pedro Ariel Santana e Cris Ferraz, amparados em pesquisas de tendências, definiram o conceito do ano, sintetizado no tema Corpo&Morada. A partir daí convidaram artistas, arquitetos, designers de interiores e paisagistas para criarem instalações e ambientes que promovessem reflexões e experiências para o visitante durante todo o percurso da mostra.

“Podemos fazer muitas leituras do tema deste ano, que representa um momento de cuidado e atenção em diversas esferas. Quando falamos do planeta como morada temos o conceito do corpo natureza, que está muito vivo e presente em toda a CASACOR. Um dos destaques é o Banho Floresta , que todos verão no trabalho do botânico e paisagista Ricardo Cardim, que ao lado da arquiteta Alessandra Cardim, busca o resgate e a regeneração das espécies nativas brasileiras para compor duas instalações, utilizando a vegetação exuberante da Mata Atlântica”, conta Livia Pedreira, curadora de CASACOR.

Espaço de permanência e contemplação é o que a organização planejou para esta edição. “2023 chega como um ponto de virada para CASACOR. Estamos crescendo, desbravando novos territórios, nos inserindo cada vez mais no universo das artes e prosperando vertiginosamente em negócios. Mais que uma mostra consolidada, queremos ser um espaço de permanência, celebração e conexão, mas sem nunca esquecer quem somos, nem mesmo deixar de lado nosso DNA e missão de criar anualmente experiências imersivas, e porque não inesquecíveis, no segmento de arquitetura e decoração. Os diálogos se transformam, novos vínculos são criados, mas a essência do que fazemos há 36 anos é o que continuará nos guiando sempre”, diz André Secchin, Diretor Geral de CASACOR.

 

Sede da CASACOR São Paulo, o Conjunto Nacional está localizado na Avenida Paulista – trata-se de um dos mais importantes marcos arquitetônicos da cidade, projetado há 63 anos pelo arquiteto David Libeskind.

 

SERVIÇO
Onde: Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073.
Quando: de 30 de maio a 06 de agosto de 2023.
Horário de funcionamento:
Terça a Sábado das 12h às 22h
Domingos e Feriados das 11h às 21h

Bilheteria digital:
https://appcasacor.com.br/events/saopaulo-2023/tickets

 

X
X