fbpx Skip to main content
Eventos

Patrimônio recuperado: Armazém Rita Maria será inaugurado em janeiro

Por janeiro 20, 2022No Comments

Com 20 operações de gastronomia, lazer, cultura, decoração e entretenimento, complexo multiúso dá novo uso a galpões centenários tombados pelo Patrimônio Municipal de Florianópolis

 

O sonho da Hoepcke, que começou a ser desenhado em 2004, se torna realidade a partir do próximo dia 28 de janeiro, quando as portas do Armazém Rita Maria se abrem ao público, a partir das 12h, em um dos endereços mais emblemáticos do centro da Capital, junto à Ponte Hercílio Luz. Os seis galpões, que somam 2 mil metros quadrados e contam com 125 anos de existência, passaram por um minucioso processo de restauração para transformação em um complexo multiúso que recebe 20 operações das mais variadas áreas e atuações, além de galeria de arte, biergarten e praça com espaço kids.

Idealizado e executado pela Hoepcke Empreendimentos, o complexo tem projeto de restauro assinado pela Ornato Arquitetura, projeto de arquitetura de interiores de Luisa Grillo, projeto luminotécnico da Allume Arquitetura de Iluminação e paisagismo de Ana Trevisan.
Está localizado na Alameda Annita Hoepcke da Silva, 112, em frente à cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz, integrado ao Centro Executivo Carl Hoepcke, projetado pelo arquiteto Lauro Santiago, entregue em 2020.

Marco histórico

“O Armazém Rita Maria significa um marco histórico no sentido de capital privado de investimento de grande vulto num projeto de recuperação, restauração e preservação do Patrimônio tombado pelo município. A cidade onde nascemos, nos criamos e constituímos nossa família foi a que contribuiu para o desenvolvimento de nosso trabalho. Nada mais justo que retribuir o que recebemos em confiança, lealdade e valores essenciais”, afirma Patrícia Grillo, sócia-proprietária da Hoepcke Empreendimentos. O sucesso do empreendimento foi imediato ao lançamento comercial, no início de 2021: 100% dos espaços foram locados em menos de seis meses. “É um presente para Florianópolis. Os empresários acreditam e querem associar sua marca ao Armazém por ter um apelo histórico-cultural e gastronômico tão forte e importante no centro da cidade”, afirma Sara Miroski, superintendente geral.

Na lista das operações estão Boteco Rita Maria, Casas com Alma, Cervejaria Kill Brew, Coffee Train, Empório Dom, Freddo Gelateria, Galeria Mamute, Gare du Vin, Juliana Hames, Le Pario, Lulu Marché, Gare du Vin, Noir Sushi, Oakberry Açaí, Olivia Cocina & Pasta, On Bier Cervejaria, Starbucks, Tomato Forneria, Tomato Grigliatta e Vacuno.

“É muito bonito que as novas gerações valorizem e façam essa homenagem ao meu bisavô Carl Hoepcke (1844-1924), imigrante alemão que aos 19 anos desembarcou no Brasil para viver, trabalhar e cuidar de sua família. Um homem de vanguarda que teve a visão de empreender em Florianópolis, àquela época Desterro, uma pequena província”, emocionava-se Annita Hoepcke da Silva (1937-2021), em uma reunião no início da concepção do projeto.

No primeiro final de semana de abertura, haverá apresentações ao ar livre de Flora Cruz, Marina Saito e Felipe Coelho, Luiz Meira, Trio de Choro Jazz, Cadu Duarte, Expresso Rural, Beatrice Dummer, Jeco Thompson e Jean Tomassi, além de espetáculos teatrais. Clique aqui e confira a programação completa.

 

Leia também: 

Incorporadora restaura armazéns centenários e cria novo complexo de gastronomia e lazer em Florianópolis

 

Fotos: Roger Engelman e Paulinho Sefton | Divulgação 

X
X