fbpx Skip to main content
Notícias

Incorporadora restaura armazéns centenários e cria novo complexo de gastronomia e lazer em Florianópolis

Por julho 13, 2021No Comments

O Armazém Rita Maria é um complexo multiúso com 2 mil metros quadrados de área, localizado próximo à ponte Hercílio Luz e à Avenida Beira-Mar Norte, que deverá ser inaugurado em janeiro de 2022. Idealizado e executado pela Hoepcke Imóveis, o complexo ocupa seis galpões centenários, tombados pelo Patrimônio Municipal, que foram devidamente restaurados para abrigar 20 operações, entre gastronomia, lazer, arte, cultura e entretenimento.

“Estes galpões, construídos no final do século 19, serviam à Empresa Nacional de Navegação Hoepcke. Os navios aportavam aqui na frente, no trapiche, e os galpões funcionavam como armazéns de carga”, conta Patrícia Grillo, sócia-proprietária da Hoepcke Imóveis. Os seis galpões, com 125 anos de existência, passaram por um minucioso processo de restauração para recuperação e adaptação ao novo uso e, também, de integração com o Centro Executivo Carl Hoepcke, projetado pelo arquiteto Lauro Santiago, entregue em 2020. Como parte do complexo, o empreendimento apresenta quatro torres envidraçadas, que totalizam 93 espaços corporativos.

A proposta de intervenção de engenharia, preocupou-se inicialmente em fazer o controle e monitoramento estrutural dos galpões durante a construção no entorno do Centro Executivo Carl Hoepcke. “Foram feitas ainda algumas estabilizações estruturais para adaptação ao novo uso, novo sistema de iluminação interna e externa, saneamento, climatização, esquadrias e ferragens. Sempre observando interferir o mínimo possível nas características dos galpões”, observa o diretor de engenharia da Hoepcke, Renato Ramos da Silva Júnior.

 

Arquitetura e história

Os frequentadores também terão a oportunidade de conhecer um pouco mais da história da construção e, naturalmente, da própria Ilha de Santa Catarina. “Aos poucos, o prédio vai contando a sua história. Podemos visualizar na alvenaria, nas aberturas das paredes, nas estruturas de madeira. Também observamos a arquitetura industrial e comercial daquela época”, comenta o arquiteto restaurador Jonathan Carvalho que, ao lado de uma equipe multidisciplinar envolvendo arquitetos, engenheiros e a família proprietária, foi responsável por devolver o local à cidade.

Para a arquiteta Luisa Grillo, responsável pelo projeto de arquitetura de interiores, foi necessário um olhar cuidadoso nas escolhas, desde cores, formas e volumes, para que, a intervenção dos espaços, não sobressaísse à beleza original da arquitetura industrial do século 19. Além disso, segundo ela, o projeto buscou valorizar o convívio e o conforto dos usuários, a sua interação com a construção, com a história e a natureza.

“Tudo foi pensado para que o novo não disputasse olhares com o antigo. Acredito que uma boa arquitetura deve marcar seu tempo e, paralelamente, respeitar o que já aconteceu ali, cada qual com sua importância e relevância. O Armazém reacenderá o espírito de trabalho e progresso tão presente naquele local”, avalia.

A expectativa é grande com a inauguração, prevista para janeiro de 2022. Entre algumas das operações já confirmadas estão Freddo Gelateria, Oakberry Açaí, Killbrew, Noir Sushi, Al Amir Culinária Árabe, On Bier Cervejaria, Coffee Train, Bruna Doces, Gare du Vin Wine Bar, Fierezza Pizza e Franz Cabaret.

“Estaremos no tour turístico de Florianópolis. O Armazém fará parte do último ponto do tour e teremos uma parceria com o Convention Bureau. Temos também quatro torres empresariais ligadas ao Armazém, assim como todo o entorno residencial. Projetamos a circulação, entre moradores e turistas, de cinco mil pessoas por dia. Será um presente para a cidade”, aponta Sara Miroski, superintendente do Armazém Rita Maria.

 

Ficha técnica

Armazém Rita Maria
Rua Henrique Valgas, 112, Centro, Florianópolis/SC

Projeto de arquitetura de interiores: Luisa Grillo
Projeto de restauro: Ornato Arquitetura
Projeto de iluminação: Allume Arquitetura de Iluminação
Projeto paisagístico: Ana Trevisan
Execução e idealização: Hoepcke Imóveis

 

Confira os empreendimentos nas galerias a seguir: 

Galeria 1
Centro Executivo Carl Hoepcke
Imagens: Allume Arquitetura de Iluminação
Galeria 2
Armazém Rita Maria
Imagens: Allume Arquitetura de Iluminação
X
X