fbpx Skip to main content
Eventos

Nova exposição de Olavo Kucker Arantes expressa a força do ser feminino

Por março 8, 2022No Comments
Um engenheiro com alma de artista e consciência ativista. Olavo Kucker Arantes volta a surpreender com suas produções artísticas. Neste dia 9 de março, ele inaugura a exposição “MULIEBRIS”, com 12 obras que representam a força e o ser feminino dentro da ótica da fotografia expandida, desenvolvidas por ele durante o período da pandemia da COVID-19. A fotografia expandida é uma técnica que possibilita representar expressões que fogem da homogeneidade visual repetida à exaustão, no campo da arte, trata de resistência e libertação.
A exposição fica em cartaz até o dia 4 de abril na Galeria + Arte Itaguaçu, no piso 2 do Shopping Itaguaçu, em São José, na Grande Florianópolis. A mostra integra o Projeto + Arte Itaguaçu, que ocorre mensalmente com o objetivo de fomentar, promover e homenagear artistas locais. A curadoria é de Chris Ribeiro.
A mostra denominada “MULIEBRIS”, que no latim significa força feminina, trata sobre a apresentação do ser feminino dentro de uma visão fundamentada na fotografia expandida, processo de criação que está muito mais atrelado à produção pós-obtenção da imagem. Essa profusão de soluções técnicas dá vazão às formas e ideias que ganham espaços no ambiente contemporâneo.

 

Sobre o artista

Engenheiro de Produção Civil formado pela UFSC, em 1986, mestre em Engenharia de Produção e Sistemas e com uma reconhecida trajetória na área do Meio Ambiente, Olavo Kucker busca, na fotografia, uma visão baseada na experimentação e na alteração do fotograma obtido através da lente da câmera fotográfica. Com imagens capturadas por câmeras analógicas, desde a adolescência, trabalhou com negativos ou diapositivos na elaboração de imagens com padrões psicodélicos dos anos 60. Depois de um hiato de 13 anos se dedicando somente à engenharia, o artista volta à ativa em uma fase digital dos trabalhos fotográficos.

Em 2019 participou do desenvolvimento do Projeto Atomic Shadows, apresentado e exposto no MESC – Museu da Escola Catarinense; foi selecionado para a Bienal de Arte Contemporânea de Curitiba –  pólo Santa Catarina  – de novos artistas, apresentado no CIC; e apresenta o Projeto Con Mi Demonios Internos, exposto na Univali campi Florianópolis para a semana de fotografia. A pandemia acabou se tornando uma inspiração para o desenvolvimento de séries com a introdução de elementos humanos nas obras.

Serviço

O quê: Exposição “MULIEBRIS”, de Olavo Kucker
Quando: até 4 de abril
Onde: Piso 2, na Galeria Itaguaçu +Arte
Quanto: Entrada gratuita.
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h; aos domingos das 12h às 20h.
Gratuito
Produção Cultural: Chris Ribeiro
Leia também: 

Exposição Atomic Shadows revela um engenheiro com alma de artista e consciência ativista

X
X