fbpx Skip to main content
Destaques

A arte de Meyer Filho entra para a galeria a céu aberto de Florianópolis

Por dezembro 4, 2021No Comments

No ano em comemoração do centenário de vida de Ernesto Meyer Filho, organizado e promovido pelo Instituto Meyer Filho e o Museu de Arte Moderna de Santa Catarina (MASC), a notícia foi confirmada. O Movimento Grande Baile Místico, fundado para resgatar e valorizar a cultura do Desterro e disseminar o folclore e mitologia da “Ilha da Magia” – como é conhecida Florianópolis (SC) -, escolheu o artista catarinense para ocupar a empena do edifício Florêncio Costa, localizado na rua Felipe Schmidt, 48, no centro da capital catarinense. Meyer, o embaixador  autoproclamado de Marte e autor dos conhecidos galos cósmicos, nasceu em Itajaí, mas foi em Florianópolis que, no século XX, produziu seu amplo acervo de obras, na vanguarda do movimento modernista no Brasil.

O mural, de 33 metros, batizado de “O Baile Místico de Meyer Filho” tem autoria do artista Rodrigo Rizo, assistência de Tuane Ferreira e produção de Victor Moraes e será inaugurado na próxima terça-feira, 07 de dezembro, às 17h. A entrega do mural será um ato simbólico para reverenciar a obra, contribuição do artista e o seu centenário, de acordo com uma das produtoras do projeto, Bebel Orofino. A solenidade contará com depoimentos sobre a influência de Meyer no imaginário coletivo e na identidade da cidade, rendeiras, show de música e dança do Boi de Mamão. Os artistas Denise de Castro, Jackson Cardoso, Grupo Studio Alessandra Gutierrez e Valdir Agostinho estão envolvidos com a celebração do dia.

“Essa homenagem estava sendo gerida há bastante tempo. Cotado desde 2019 pelo grupo do Baile Místico do qual faço parte, com a pandemia, tivemos que transferir os planos e a ideia do mural encorpou. Recebemos alguns nãos no meio do caminho, até conseguir realizar o projeto. Está sendo um presente para a família, perpetuar a obra de Meyer em via pública. A cidade também ganha esse presente, e se consolida Florianópolis como uma galeria a céu aberto”, comemora Sandra Meyer, filha do artista e presidente do Instituto Meyer Filho.

“É muito gratificante ver a obra do meu avô sendo eternizada através de imagens que representam um pouco do mundo paralelo criado por ele. Agora o centro de Florianópolis está ainda mais colorido. Tive oportunidade de ter uma conexão desde pequeno com o velho Meyer, vivenciando suas obras, tintas, manias e todo seu amor à arte. Isso dá muito orgulho em ver a grandeza da sua obra, podendo agora ser apreciada por todos”, celebra Iael Meyer, neto de Ernesto Meyer.

O evento tem realização do Museu da Escola de Santa Catarina (MESC/UDESC), Associação FloripAmanhã e Instituto Meyer Filho. O projeto foi viabilizado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Incentivo à Cultura.

O mural O Baile Místico de Meyer Filho passa a integrar o roteiro de arte urbana da cidade. No calçadão da Felipe Schmitt, faz par com o Mural Natureza do Desterro, inaugurado no ano passado por iniciativa do movimento Street Art Tour.  Esse mural também foi desenvolvido pelo artista Rodrigo Rizo – em homenagem à fauna e a à flora local –  e ocupa a empena do edifício do Hotel Zip.

Meyer Filho: potência imaginativa

Ernesto Meyer Filho (Itajaí, SC, 1919 – Florianópolis, SC, 1991) foi desenhista, pintor e tapeceiro. Estudou de forma autodidata pintura, desenho, história da arte e história natural. Atuante dinamizador cultural de sua época e também da arte moderna do Estado,  Meyer Filho foi o primeiro artista catarinense a realizar uma exposição individual, em 1958, no Museu de Arte de Santa Catarina (primeiro museu de arte moderna no País, criado em 1949 por decreto de lei do Governo Estadual).

O acervo de Meyer Filho é composto de obras em pintura, desenho, serigrafia e tapeçaria, imagens fotográficas (papel, negativo e slide) e fílmicas (super 8, vídeo e DVD), catálogos de exposições, livros, impressos e documentos. Este vasto acervo foi formado pelo artista desde a década de 40 até o início dos anos 90 do século XX, e revela fatos marcantes de sua trajetória e do ambiente cultural e artístico do Estado de Santa Catarina.  A organização e divulgação do acervo e legado do artista plástico catarinense Meyer Filho está a cargo do Instituto Meyer Filho, associação civil sem fins econômicos criada em 5 de maio de 2004, que tem por finalidade promover ações de valorização das artes como expressão da cultura.

“Seguindo na contra-mão do realismo, em suas obras vigora uma potência imaginativa que se multiplica incessantemente e cuja geração de seres híbridos resulta em invenções surpreendentes e inversões perversas, produzindo uma fabulosa coleção de vidas rastejantes, voadoras e andantes. A partir das incursões feitas pelas enciclopédias artísticas e compêndios científicos de sua biblioteca, o artista embaralha e inventa taxionomias, originárias da botânica e da zoologia, da agricultura e da astronomia, da história da arte e da mineralogia. Há também uma interlocução com os estudos locais e antropológicos, em particular o imaginário da Ilha de SC e sua cultura popular, que nunca recebeu uma leitura para além da clave regional” – Instituto Meyer Filho 

 

Serviço
O que: Entrega do mural “O Baile Místico de Meyer Filho”
Quando: 07 de dezembro, terça-feira
Horário: às 17h
Onde: Edifício Felipe Schmidt, número 58

 

Ficha técnica

Mural: O Baile Místico de Meyer Filho

Homenagem ao artista Ernesto Meyer Filho (1919-1991) pela passagem do seu centenário de nascimento. Meyer Filho é um dos grandes expoentes do universo fantástico da Ilha de Santa Catarina. É autor de uma mitologia com seres cósmicos e siderais, em especial os habitantes do Planeta Marte. Ele faz parte de um grupo de artistas locais que honram a Ilha com a coragem de sair de seu território para poder vê-la de fora, trazendo assim um necessário olhar crítico sobre o nosso próprio quintal, a Ilha da Magia.

Iniciativa:

2º Grande Baile Místico da Ilha de Santa Catarina

Conselho Curador: Sandra Makowiecky, Gelci José Coelho (Peninha), Sílvia Lenzi, Vera Collaço, Sandra Ramalho e Oliveira, Sandra Meyer Nunes, Zena Becker, Maria Isabel Orofino (Bebel), Roseli Pereira, Laudelino José Sardá, Roberto Costa.

Equipe Executiva:

Artista Mural: Rodrigo Rizo
Assistente: Tuane Ferreira
Produtor Mural: Victor Moraes
Técnico de Segurança do trabalho: Thomaz Júnior Ferreira

*****

Coordenação de Produção: Bebel Orofino e Sandra Meyer Nunes
Consultoria: Gelci José Coelho (Peninha)
Lançamento: Vera Collaço
Produção Executiva: Zena Becker
Logística: Roseli Pereira, Roberto Costa, Sandra Makowiecky, Sandra Ramalho e Oliveira e Sílvia Lenzi
Apoio logístico: Juciléia Borges e Clarissa Flôr
Assessoria de Imprensa: Laudelino Sardá, Rogério Mosimann e Lu Moraes
Design Gráfico: Marli Henicka
Contabilidade: Márcia Regina Teschner e Kalina Marinho da Costa
Fotografia: Nilva Damian e Sandra Puente/ Dois Clicks Fotografias e Luiza Filippo

Colaboradores (ordem alfabética): Adriana Aparecida de Brito, Alessandra Gutierrez, Andrea Rihl, Cassiano Reinaldin, Clarissa Flôr, Denise de Castro, Fernando Guedert, Flora Bazzo, Gelci José Coelho (Peninha), Irga Shas, Jackson Cardoso, Jone César de Araújo, José Rodolfo Kowalski, Kalina Marinho da Costa, Laudelino José Sardá, Leonardo Garofallis (Nado), Juciléia Borges, Lúcia Prazeres, Luiza Filippo, Márcia Regina Teschner, Maria Isabel Orofino (Bebel), Roberto Costa, Rodrigo Rosa, Roseli Pereira, Sandra Makowiecky, Sandra Meyer Nunes, Sílvia Lenzi, Sandra Ramalho e Oliveira, Valdemir Klamt, Valdir Agostinho, Vera Collaço, Zena Becker.

Realização: 

Museu da Escola Catarinesne (MESC / Udesc)
FloripAmanhã
Instituto Meyer Filho

Patrocínio:

Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – edição 2020
Fundação Catarinense de Cultura – FCC

Doação: 
Engie

Apoio cidadão: 
Sr. Édio Nunes
Dr. Luiz Alberto Silveira

Apoio institucional: 

Comissão de Arte Pública de Florianópolis – Comap
Colomar Tintas
Tintas Coral
Street Art Tour
Ondina Editora
Lojas Koerich

 

Fotos: Nilva Damian e Sandra Puente/ Dois Clicks Fotografias (Divulgação)

 

X
X