fbpx Skip to main content
Eventos

Em “eu-e-isso”, Sandro Clemes provoca reflexão sobre tempo, memória, espaço e corpo

Por março 26, 2023No Comments

Design de interiores, expografia e cenografia teatral. Sandro Clemes associa sua sensibilidade às técnicas e ao seu talento nestas três áreas de atuação na sua primeira exposição individual. “eu-e-isso” segue em cartaz até o dia 31 de março no Memorial Meyer Filho, em Florianópolis, com obras que expressam os temas centrais de sua produção artística: o tempo, a memória, o espaço e o corpo.

Sandro Clemes propõe uma reflexão sobre a dor, a perda e a complexidade das relações pessoais e familiares, através de uma abordagem conceitual que explora nuances das aproximações e afastamentos entre o “eu” e o “outro”, suas violências e cicatrizes. As obras são todas apresentadas em preto e branco, criando contrastes dramáticos que refletem dissonâncias discursivas das relações, a distinção de singularidades e a solidão. O duo cromático neutro representa luz e sombra e a dificuldade de enxergar o porvir, ao mesmo tempo em que revelam o interesse do artista pela síntese formal e o minimalismo.

O artista usa geometrias rigorosas marcadas por ângulos retos para criar campos que expressam, principalmente por processos de escrita, suas reflexões sobre sofrimento e perda. A pureza de formas contrasta, assim, com o tom confessional dos trabalhos criados por procedimentos como o neologismo, a carta, a coleção de discursos familiares e a apropriação literária. “Criar uma oportunidade para mergulhar em questões profundas e ásperas de existências marginalizadas é um dos objetivos da mostra”, diz ele.

A oportunidade de desenvolvimento da mostra surgiu em outubro do ano passado, com a abertura do período de recebimento de propostas para exposições na temporada 2023 pelo Instituto Meyer Filho, gestor do Memorial de mesmo nome. “Então, desde dezembro de 2022, quando houve o aceite de minha proposição, comecei a trabalhar na elaboração da mostra. Os trabalhos expostos foram produzidos no período de 2019 a 2023 e pertencem a uma vertente de minhas pesquisas artísticas, ligada a memórias familiares, identidade, tempo e dor”, explica.

A exposição cobre apenas uma parte da produção do artista, que mantém outras pesquisas que buscam pensar relações entre cidade e corpo, e colonialismo digital. Esses materiais deverão fazer parte de novas exposições. “Considero que já tenho uma prática artística suficientemente regular e consistente para seguir produzindo, que ganha cada vez mais importância na minha vida e atuação profissional”, afirma Sandro. Ele também planeja a comercialização das obras em futuro próximo.

 

Sobre Sandro Clemes

Nascido em Florianópolis, Sandro desenvolve pesquisas e práticas artísticas desde 2018 e atividades vinculadas à elaboração e gestão executiva de projetos de arquitetura e design em interiores residenciais e comerciais, bem como em cenografia e cenotécnica para espetáculos teatrais e expografia para mostras e eventos nos campos da arquitetura, design e artes performativas. Em 2018, idealizou o projeto “Constituintes Urbanos”, mostra integrante da Paralela Bienal de Arquitetura e Artes, em Florianópolis. Na mesma cidade, foi cocurador de programação cultural do hub CasaCanto. Atuou como articulista no portal catarinense ArqSC e na Revista Versas do Diário Catarinense (NSC), escrevendo sobre intersecções em arquitetura-design-arte. Integrou, de 2019 até 2022, o Grupo de Estudos em Práticas Artísticas, Políticas e Curatoriais, sob coordenação da curadora e artista visual Kamilla Nunes. Participou, ainda, em 2019 da exposição coletiva “Toda paixão beira o caos, a do colecionador beira o caos da memória”, no Memorial Meyer Filho, em 2020 da mostra coletiva on-line “Agora” e em 2022 da mostra “Cidades Pós-Pandemia” (MESC) e da publicação “Cortorno”, da Cais Editora.

 

Fotos: Kamilla Nunes | Divulgação

 

Ficha Técnica “eu-e-isso”

Curadoria: Kamilla Nunes
Interlocução artística: Otropicalista (Marcelo Fialho e Marco D Julio)
Design gráfico: Tina Merz
Expografia: Sandro Clemes
Assistência em Expografia: Julio Gubert
Mailing e mediação: Simone Bobsin
Coordenação de montagem: Clarissa Pereira

eu-e-isso
Até 31 de março de 2023
Memorial Meyer Filho – Praça XV de Novembro, 180 – Florianópolis | SC

 

X
X