fbpx Skip to main content
Eventos

Duo Otropicalista lança série de obras inspiradas nas fabulações de Meyer Filho

Por dezembro 9, 2022No Comments

No ano marcado pelo centenário da Semana de Arte Moderna, provocações e reflexões sobre este movimento emergem no imaginário e na prática de artistas contemporâneos.  Considerado como um dos expoentes do modernismo catarinense, Ernesto Meyer Filho, na década de 1970, publica uma crônica sobre Marte.  Para o artista, o Planeta Vermelho era destino de utopias sobre um mundo possível, de fabulações, criações de seres fantásticos e espaço de relações afetuosas.

Essa foi a deixa que Marco D. Julio e Marcelo Fialho, do duo Otropicalista, estendem como materialidade e ficção projetada.  Inspirada nesse universo, a exposição “Jardim de Marte” passa a ocupar a Casa Canto, na região central de Florianópolis, entre 01 e 20 de dezembro. 

“Por um lado, buscamos explorar o viés escapista construído pela literatura fantástica que fez o planeta Marte ocupar um lugar de destaque nas relações entre ficção e utopia, muitas vezes como metáfora do que – como civilização – perdemos, ou do que poderíamos ter nos tornado. Por outro, expor as subjetividades de uma espécie que prioriza a exploração espacial às soluções que preservem sua própria sobrevivência em seu planeta de origem”, dizem os artistas.

 

Objetos artísticos

Além do marco modernista na história do Brasil, a dupla comemora uma década de produção atraída pelas intersecções entre campos do conhecimento. Sua invenção artística, até aqui, expressa o interesse com a fricção entre os limites da arte, do design e da artesania. A mesma lógica orientou a escolha e convites destinados a parceiras para o projeto. 

Ana Gern, Laci Baruffi e Pia Laus apresentam trabalhos sincronizados com uma produção autoral, em que a manualidade e as técnicas ancestrais aliam-se às novas tecnologias e cuja produção valoriza pessoas e comunidades, dialogando com o passado, o presente e o futuro. O resultado é uma multiplicidade de linguagens que inclui instalações site-specific, pinturas, gravuras, esculturas e têxteis. 

A escolha do local, a Casa Canto, reflete essas mesmas preocupações com a preservação da memória, a valorização da cultura e o acolhimento às inovações. Durante as  três semanas do evento o público poderá vivenciar o espaço, conferir a diversidade dos trabalhos e interagir com os artistas e seus parceiros.

 

Impressão mineral sobre papel de algodão (45x45cm): Por Otropicalista
Fotos: Divulgação

 

Fotos: Fernando Willadino

Em tempo: O centenário de Meyer Filho é marcado por uma programação de atividades, com destaque para a exposição “Arquivos Implacáveis Meyer Filho“, realizada pelo Instituto Meyer Filho, que ocupa as salas do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) até o dia 22 de janeiro de 2023. O público poderá conhecer as obras deixadas pelo artista em mais de cinco décadas de atuação e também fatos da trajetória que revelam os movimentos artísticos da cidade ocorridos no período de 1943 a 1991.

 

Ficha Técnica Projeto Jardim de Marte

Otropicalista Marco D Julio e Marcelo Fialho

Sandro Clemes – Projeto Expográfico

Simone Bobsin – Jornalista do portal ArqSC e responsável pelas visitas guiadas

Lu de Moraes – Jornalista da #ACASAA, assessoria de imprensa

Textos de curadoria – Kamilla Nunes e Ana Sabiá

 

Serviço:

Exposição Jardim de Marte
De até 20 de dezembro, das 13h às 19h
Casa Canto: R. Alves de Brito, 406, Centro, Florianópolis
Informações: IG: @jardim.de.marte e @otropicalista
Wpp: (48) 99924-0955

X
X