fbpx Skip to main content
Notícias

Designers de interiores comemoram ingresso no sistema Confea/CREA

Por outubro 30, 2021No Comments

Um presente para os designers de interiores na passagem deste Dia do Designer de Interiores, celebrado em 30 de outubro. A Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD) acaba de confirmar a aprovação da entrada dos profissionais de nível tecnológico no sistema Confea/CREA em todo o país. A notícia foi divulgada ontem pela presidente da ABD Nacional, Silvana Carminati, em suas redes sociais e compartilhada pelas diretorias regionais da entidade. Na próxima semana, o detalhamento da decisão deverá ser repassado pela entidade aos profissionais.

A aceitação já vinha ocorrendo por CREAs de alguns estados, mas agora torna-se realidade em todo o país, a partir do resultado da Consulta Pública realizada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) sobre o Anteprojeto de Resolução nº 002/2021, que – Aprova os princípios, as diretrizes e os procedimentos para a supervisão e a gestão da fiscalização do exercício e da atividade profissional do Sistema Confea/Crea, e dá outras providências. Clique aqui para conhecer a exposição de motivos. Confira, também, os pareceres técnico e jurídico sobre o assunto. De acordo com a ABD, a aceitação do ingresso dos profissionais no sistema representou 90% dos votos registrados pela consulta pública – encerrada no dia 10 de outubro.

“A entrada definitiva dos designers de interiores no Sistema CONFEA/CREA consolidará a regulamentação da profissão prevista na Lei 13.369/2016, garantindo segurança jurídica para o exercício profissional pleno”, afirma Silvana Heckman, presidente da ABD Nacional. Para ela, é a consolidação do design de interiores como profissão especializada, “cujas atividades necessitam de capacitação para serem desempenhadas”. Na prática, o ingresso no sistema representará a exigência de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para os projetos de design de interiores – documento que comprova capacitação técnica e garante a responsabilização do profissional por quaisquer danos decorrentes de suas atividades.

 

Região Sul comemora a decisão

“Vamos entrar todos de uma única vez. Essa é uma ótima notícia, uma vitória maravilhosa para os designers de interiores e para o mercado”, celebra a designer de interiores Michele Pires, diretora da ABD em Santa Catarina.

Para diretora da ADB no Rio Grande do Sul, Cristiane Buffon Formolo, essa conquista só foi alcançada “devido à dedicação da incansável diretoria nacional da ABD, que busca pelo reconhecimento e valorização da nossa profissão”. “Agora teremos um conselho para fiscalizar nossa atuação profissional, garantindo à sociedade uma prestação de trabalho ainda mais qualificada e linear. E também, um conselho para nos dar mais segurança e proteger no dia a dia profissional”, comemora Cris Formolo.

A diretora da ABD no Paraná, a designer de interiores Monica Pajewski acredita que essa conquista representará a valorização da profissão por assegurar à sociedade a certeza de serviços com qualidade e responsabilidade. “A profissão de Designer de Interiores ainda é vista por alguns como uma pessoa que tem bom gosto e que sabe combinar tecido da cortina com o tecido do sofá. Porém, nós, tecnólogos graduados, dominamos muito mais que isso. Estudamos por dois anos a fundo disciplinas técnicas que nos capacitam a desenvolver projetos de interiores completos. Dominamos temas como ergonomia, fluxo de circulação, otimização de espaço, layout, conforto acústico, térmico, psicológico etc.”, argumenta.

Monica considera que, a partir do ingresso no Sistema Confea/CREA, os profissionais que já tem as competências referidas na Lei 13.269/2016 irão exercer as atividades com ainda mais responsabilidades conforme as atribuições da Lei. “Outro ponto tão importante quanto a imagem do profissional de Designer de Interiores é a união perfeita de funções. A função dos engenheiros não invade a área de atuação dos designers assim como os designers não entram na atuação do engenheiro, porém ambos os trabalhos se complementam. Portanto, essa entrada é benéfica para a sociedade, para os engenheiros e para os Tecnólogos em Design de Interiores”, reforça a diretora da ABD Paraná.

 

Michele Pires, ABD SC (foto Mariana Boro); Monica Pajewski, ABD PR (foto Arieta Vavassori); e Cris Formolo, ABD RS (foto Renan Costantin).

 

Imagem destaque: Projeto de Cris Formolo  (Foto: Renan Costantin | Divulgação)

X
X