Cada edição do Prêmio Salão Design conta um novo capítulo sobre a história do mobiliário, ajudando a identificar não apenas tendências como também o contexto social de diferentes épocas. Em 2022 não é diferente: os projetos premiados confirmam que novas funcionalidades, mistura de materiais e viabilidade industrial são fortes características nos móveis brasileiros – possivelmente reflexo do mundo pandêmico, acreditam os organizadores.
Os 562 projetos inscritos por profissionais e estudantes de 12 países passaram por duas etapas de avaliação. Clique aqui para saber mais sobre o processo de avaliação e conhecer quem foram os jurados.
Os vencedores da 24ª edição do Prêmio Salão Design serão apresentados na grande mostra de premiados durante a Movelsul Brasil. A feira ocorrerá de 14 a 17 de março, no Parque de Eventos de Bentos Gonçalves (RS).
Realizado desde 1988 pelo pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), o Prêmio Salão Design já soma mais de 15 mil projetos inscritos e um total de 406 premiados.
Conheça os premiados:
Categoria: Desafio dos espaços em transformação
PREMIADO PROFISSIONAL – BANCO TANGARÁ
Design de: Camila Fix, Flávia Pagotti Silva, Amelia Tarozzo, Rejane Carvalho Leite – Plataforma4
Estúdio: Plataforma4
São Paulo, SP
Empresa: Móveis James
Parecer dos jurados: “O projeto está muito bem enquadrado na categoria, porque reflete as novas necessidades da casa. A peça consegue combinar várias funcionalidades: é cabideiro, banco, sapateira. Ao ser posicionada no hall de entrada, adquire a função simbólica de orientar o visitante a adotar as medidas sanitárias necessárias para o ambiente doméstico.”
Categoria: Desafio da identidade Brasileira 2022
PREMIADO PROFISSIONAL – BANCO TABUBA
Design de: BRUNO CAMAROTTI
Estúdio: Estudio Camarotti
São Paulo, SP
Parecer dos jurados: “Chama a atenção algo subjetivo que é a graciosidade do projeto. É uma peça que está bem inserida na categoria, tanto pelo uso generoso da madeira, como pelas técnicas artesanais de marcenaria. Do ponto de vista do júri, sua forma lembra espécies da fauna brasileira.”
MENÇÃO HONROSA PROFISSIONAL – CADEIRA SELA
Design de: Ibanez Reck Razzera
Estúdio: Estudio Chacra
Chapecó, SC
Empresa: Tumar Móveis
Parecer dos jurados: “A peça utiliza de forma interessante o couro no encosto, com a dobra que se acomoda bem à estrutura. O júri atenta para o uso consciente do couro, levando-se em consideração o reuso, a rastreabilidade e a sustentabilidade. Oferece um bom nível de conforto, com ergonomia e visual que certamente agradará diversos públicos.”
Categoria Desafio do uso de painel
PREMIADO PROFISSIONAL – LINHA JOY
Design de: Dari Beck
Estúdio: Flexbeck Soluções Corporativas Ltda
Curitiba, PR
Empresa: Tecnoflex Indústria do Mobiliário Ltda.
Parecer dos jurados: “O projeto tem um pensamento funcional. É uma peça com materiais e soluções já conhecidas para ambientes corporativos, porém traz um aspecto mais racional. Com as novas configurações de ambientes de trabalho e até mesmo de home office, o produto apresenta uma perspectiva de uso residencial, levando-se em consideração a flexibilidade do sistema e a necessidade, cada vez mais atual, de mais postos de trabalho em casa.”
MENÇÃO HONROSA PROFISSIONAL – APARADOR-14BISS
Design de: Dari Beck
Estúdio: Flexbeck Soluções Corporativas Ltda
Curitiba, PR
Empresa: Tecnoflex Indústria do Mobiliário Ltda.
Parecer dos jurados: “É uma peça simples, com dois componentes que resolvem toda a fixação das prateleiras. Apesar de ser um só produto, tem potencial de se tornar uma linha. Outro ponto bem avaliado por todo o júri foi o inteligente desenvolvimento dos dispositivos de fixação que funcionam dos dois lados da estante, um fator importante se pensando em produção em larga escala.”
Categoria Desafio da tecnologia embutida
PREMIADO PROFISSIONAL – SOFÁ MARÉ
Design de: Marta Manente
Estúdio Marta Manente Design
Bento Gonçalves, RS
Empresa: Modalle Móveis
Parecer dos jurados: “Como mobiliário de área externa, por ser uma peça volumosa, chamou a atenção do júri a estrutura de alumínio que proporciona baixo peso, facilitando o deslocamento dos módulos. O sofá oferece soluções simples e eficientes para a conexão dos módulos, assim como dos dois tipos de encosto. A escolha dos materiais foi assertiva para o uso outdoor.”
MENÇÃO HONROSA PROFISSIONAL – MESA LATITUDE
Design de: Camila Fix, Flávia Pagotti Silva, Amelia Tarozzo, Rejane Carvalho Leite – Plataforma4
Estúdio: Plataforma4
São Paulo, SP
Empresa: Origin Brazil
Parecer dos jurados: “É uma peça robusta, que valoriza o uso da madeira. Um dos pontos que agradou o júri foi o fato de ser um produto cuja execução só é possível em função da tecnologia atual.”
Categoria Desafio das experiências positivas
PREMIADO PROFISSIONAL – PUDU
Design de: Gabriel Antunes Henke Carrano
São Miguel Arcanjo, SP
Empresa: Ricardo Schneider Móveis ME – PROA
Parecer dos jurados: “É uma peça sofisticada, com uma solução bem elaborada e, ao mesmo tempo, simples. O produto preserva o imaginário no que se espera de um formato de casinha de cachorro, mas inova no uso da estrutura tubular e da lona. O tecido removível é um fator determinante, considerando-se a facilidade de manutenção.”
Prêmio Madeiras Alternativas
PREMIADO PROFISSIONAL – BANCO MOVIMENTO 5
Design de: Maria Dalila Bohrer
Porto Alegre, RS
Parecer dos jurados: “O banco faz uma homenagem à diversidade cromática das madeiras brasileiras, com o bom uso de três espécies alternativas: Roxinho (Peltogyne sp.), Tauari (Couratari sp.) e Cumaru (Dipteryx sp). A peça incorpora restos de madeira a partir da marchetaria, dando um uso nobre às mesmas.”
Não houve premiados na Modalidade Estudante em nenhuma das categorias do Prêmio Salão Design 2022.
Fotos: Divulgação