fbpx Skip to main content
Notícias

CASACOR/SC anuncia a sede da edição 2022 em edificação histórica que será transformada em centro cultural

Por dezembro 28, 2021No Comments

Será na região central de Florianópolis, onde está instalada a antiga Escola Básica Silveira de Souza, a próxima edição da CASACOR Santa Catarina – Florianópolis 2022. A edição está confirmada para ocorrer de 17 de setembro a 30 de outubro. A parceria firmada com a Fundação Cultural Franklin Cascaes prevê a repaginação do prédio, patrimônio histórico e cultural de Florianópolis, e nova funcionalidade cultural para o endereço após a realização da edição.

O destino do imóvel, localizado na rua Alves de Brito, 334, será cultural, segundo o superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Fabio Botelho. “Estamos muito felizes com esta parceria devido à valorização que a mostra traz ao espaço. Já era intenção da Fundação a reforma do prédio, mas com esta parceria, isso vai muito além, pois poderemos fazer uma comunicação do que realmente será o espaço após a mostra”, comemora. Botelho explica que a proposta é ser uma Casa da Cultura  que possa acolher as setoriais, com a inserção de um café, restaurantes, cine clubes entre outros serviços. O projeto será apresentado em detalhes em janeiro.

Faz parte da trajetória da CASACOR/SC o interesse e compromisso de revitalização de imóveis históricos da cidade, que após as melhorias na parte de infraestrutura, voltam para as mãos da população com outra dinâmica. “Gostamos de intercalar os imóveis onde ocorrem as edições, ora com lançamentos que movimentam a dinâmica da cidade, ora com o patrimônio público promovendo melhorias na parte de infraestrutura para entregá-lo aos moradores e ao poder público. A energia empregada neste sentido será para movimentar e preservar nosso acervo cultural. As obras desta edição iniciam a partir de março com o lançamento da edição no Open House CC”, comenta Francis Bernardo, franqueada CASACOR Santa Catarina ao lado de seu marido, Luiz Bernardo.

Patrimônio histórico e cultural

A edificação faz parte do quinto grupo escolar (1913-1984) inaugurado em Santa Catarina e a segunda escola pública fundada pelo governador Vidal Ramos, em 28 de setembro de 1913, de acordo com a Fundação Franklin Caescaes.

O prédio possui duas alas, e, em 1914, havia uma seção masculina e outra feminina, e oito salas em cada ala, conforme determinado pelo Regimento Interno dos Grupos Escolares. Em 1971, o Grupo foi transformado em Escola Básica e chegou a ter 500 alunos.

Inaugurada em 1913, a escola foi desativada em 2009. O imóvel foi então cedido pelo Governo do Estado à Prefeitura para a instalação da Escola Livre de Música e do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos, esse segundo coordenada pela Secretaria Municipal de Educação.

Em 2012 foi sede da Mostra Casa Nova, do Grupo RBS. Em 2017 passou a abrigar a  Escola Livre de Artes, que além de música, inclui outras linguagens artísticas como artes visuais, cênicas e culturas populares, sob a gerência da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

 

Foto: Acervo Fundação Franklin Caescaes 

X
X