fbpx Skip to main content
Notícias

Referência internacional em construção sustentável, CASA 01 é apresentada em livro

Por abril 29, 2021maio 4th, 2021No Comments

A CASA 01 é resultado de um projeto inédito em seu conceito de sustentabilidade. Localizada em Criciúma, na região Sul de Santa Catarina, a edificação foi pensada, desde o princípio, para ser uma referência, um exemplo factível a ser seguido por arquitetos e por outros profissionais do setor interessados em contribuir para a multiplicação das construções sustentáveis no país, os chamados Green Buildings.

No planejamento do projeto da casa, os critérios foram adotados em atenção ao desejo do proprietário, o filósofo clínico Beto Colombo: “Gostaria que a casa tivesse música, sentimento, madeira, ar, fogo, água, luz, caminho, busca. E, também, que fosse um ícone, que representasse algo inovador.” E, acima de tudo, um lar: “hoje, faço parte da casa, da natureza, sou uma fração dela”, confessa Albany Colombo, proprietária, descrevendo sua jornada entre a inicial negação da ideia e o posterior amor pela casa.

Com cerca de 1,4 mil metros quadrados de área construída, entre casa, terraço e subsolo técnico, implantados em um terreno com 14 mil metros quadrados de vegetação nativa, sem impactos na topografia ou na vegetação, voltado para a Serra Geral, a CASA 01 é a própria materialização de tudo que o arquiteto Diego Espírito Santo, titular da ES Arquitetura, pensa e vive sobre uma arquitetura pautada na sustentabilidade desde as premissas do projeto até a casa habitada. Os primeiros croquis já mostravam a preocupação com a ventilação cruzada, a insolação perfeita, o reaproveitamento das águas, o telhado verde, o conceito de promenade architecturale – o caminhar-se dentro dela.

O desenvolvimento da casa, envolvendo uma equipe multidisciplinar com foco em premissas de sustentabilidade, com participação ativa e direta dos proprietários, representou a conquista de uma edificação singular, pela linguagem estética, mas, principalmente, pela eficiência das soluções e por seu reduzido impacto ambiental. O conceito Cradle to Cradle (“do berço ao berço”), no qual todo o processo de produção, uso e descarte é pensado de forma cíclica e reutilizável, orientou todo o planejamento.

O extremo respeito pela natureza pautou as decisões em relação à preservação da vegetação existente, à utilização de materiais naturais, ao reúso das águas, à economia de energia, ao reaproveitamento dos resíduos da obra e de móveis e objetos do acervo da família, ao combate ao desperdício, à reciclagem do lixo, entre outras, incluindo a pesquisa e a descoberta de que dióxido de titânio misturado ao concreto, além da função clareadora, tem a propriedade de inibir agentes poluentes com a incidência da luz do sol. Então, a fachada da CASA 01 passou a agir como uma “árvore”, resgatando o CO2 da atmosfera do entorno.

Assim, tanto o projeto como a obra provaram que é possível construir de maneira racional, minimizando impactos ambientais, transformando um objeto de morar em um objeto de exemplo de mudança de hábitos na construção e no uso da residência.

Os diferenciais construtivos e as inovações implementadas renderam à CASA 01 reconhecimento internacional, importantes premiações do setor e a conquista da Certificação GBC Brasil Casa® – Nível Platina, a mais alta para o setor, conferida pelo Green Building Council (GBC) Brasil como derivação da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), aplicada em 165 países.

 

 

O LIVRO

O livro CASA 01: arquitetura com significado é uma iniciativa dos arquitetos Diego Espírito Santo, Vania Burigo e Joyce Diehl, autores do livro, que decidiram compartilhar, em detalhes – com valorizadas fotografias, plantas, croquis e textos explicativos –, o conceito, os projetos e todas as etapas e estratégias de sustentabilidade adotadas para a materialização de uma edificação ímpar – um ícone para a arquitetura e um refúgio sagrado para os seus proprietários.

“O livro mostra que o processo de arquitetura não finaliza no desenho. É como um filho. Ele dura a vida toda que a obra está acontecendo – e até depois da casa habitada. Esse livro conta essa história, desde o contato com o cliente, as premissas, o convencimento, o pensar a casa como um todo, o acompanhamento da obra, as decisões sobre os materiais, a busca de fornecedores, o envolvimento diário com a obra, com os outros profissionais. Um projeto feito a muitas mãos e que teve um resultado muito bom”, afirma Diego Espírito Santo, titular da ES Arquitetura, autor do projeto arquitetônico e responsável pelo gerenciamento e pela coordenação de todo o projeto da CASA 01.

Vania Burigo, coordenadora do projeto de Arquitetura de Interiores, ressalta a importância do processo. “Fala-se muito em arquitetura como realização de um sonho. O livro mostra que arquitetura não é uma mágica, não é algo instantâneo. Pede a participação do cliente e de toda a família e o nosso entender sobre as expectativas deles e a tradução desse estilo de vida em uma obra”, destaca a arquiteta.

Responsável pela produção dos textos e pela edição do livro, Joyce Diehl descreve o perfil desta “aventura”. “Para escrever o livro, fez-se necessário um mergulho sobre todo o processo, esse dividido em muitos: as expectativas do proprietário, a conversa com o terreno, o processo de criação, o convencimento, as bases do projeto. Assim como as escolhas – de materiais, de outros profissionais envolvidos – nem sempre fáceis quando se quer alcançar uma arquitetura sustentável legítima. Realmente, uma aventura apaixonante que une duas de minhas paixões: arquitetura e escrita”, revela.

Em 143 páginas, o livro traz matérias sobre:
* o projeto arquitetônico, desenvolvido pela ES Arquitetura, de Diego Espírito Santo;
* o projeto de arquitetura de interiores, desenvolvido pela arquiteta Vania Marroni Burigo em parceria com as arquitetas Mariah Zanatta e Carina Lino Colonetti;
* o projeto de luminotécnico, desenvolvido em parceria pelas arquitetas Amanda Pamato de Souza e Marina Makowiecky;

e artigos assinados por:
* engenheiro civil Mauro Cesar Sônego, gestor e responsável técnico;
* arquiteta Amanda Pamato de Souza, sobre a consultoria para certificação GBC Brasil;
* arquiteto Benedito Abbud, autor do projeto paisagístico;
* arquiteto Alexandre Gobbo Fernandes, consultor de sustentabilidade; e
* Beto Colombo, proprietário da CASA 01.

A publicação recebeu o apoio de fornecedores parceiros: Lohn Esquadrias e Vidros, Artisan, Engenharia Castanhel, Grupo Indusparquet, Reino Vegetal Paisagismo, Divip Divisórias, Santa Luzia e Morada Eco.

De caráter educativo, o livro está sendo distribuído gratuitamente a faculdades e a entidades de arquitetura de Santa Catarina. Alguns exemplares foram colocados à venda, associado a uma iniciativa social da ES Arquitetura: todo o lucro obtido com a venda dos exemplares será doado para o Instituto de Educação Especial Diomício Freitas uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, fundada em 1985 com o objetivo de atender jovens com deficiência intelectual em Criciúma. A instituição é vinculada à Associação Pestalozzi.

 

SERVIÇO

CASA 01: arquitetura com significado

De Diego Espírito Santo, Joyce Diehl e Vania Marroni Burigo
Santa Editora (2020)
ISBN 978-65-87893-00-6
143 páginas
30x23cm

Preço de capa: R$ 200,00
Todo o lucro obtido com a venda dos exemplares será doado pela ES Arquitetura para o Instituto de Educação Especial Diomício Freitas uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, fundada em 1985 com o objetivo de atender jovens com deficiência intelectual em Criciúma. A instituição é vinculada à Associação Pestalozzi.

 

Onde encontrar:

O livro está à venda pelo site da Santa Editora
www.santaeditora.com.br/casa01

E também em livrarias de Criciúma e de Florianópolis:

Criciúma (SC)
Livraria Fátima
Praça Nereu Ramos, 2 – Centro

Florianópolis (SC)
Livraria Livros & Livros
Centro de Cultura e Eventos – UFSC
Rua Engenheiro Agrônomo Andrey Cristian Ferreira, s/n, Loja 4 – Trindade

 

Créditos das imagens:
Fotos da casa: SLA Photo Studio
Fotos do livro: Lio Simas
Foto dos arquitetos: acervo ES Arquitetura
Croqui: arq. Diego Espírito Santo 

X
X