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Destaques

Bienal do Mercosul movimenta Porto Alegre com circuito de arte de grande escala

Por outubro 6, 2022No Comments

A 13ª Bienal do Mercosul, que está em plena ebulição em Porto Alegre (RS), é a primeira mostra de arte de grande escala conceitualmente criada pós-pandemia no Brasil. Sob o tema Trauma, Sonho e Fuga, a mostra reflete sobre experiências coletivas na retomada do formato presencial, e conta com 100 artistas, de mais de 20 países.

Além de obras expostas no Museu de Arte do Rio Grande do Sul MARGS, no Memorial do Rio Grande do Sul, no Farol Santander Porto Alegre, no Cais do Porto, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), na Fundação Iberê Camargo, no Instituto Ling, na Casa da Ospa (Fronteiras do Pensamento) e no Instituto Caldeira, esta edição tem um percurso de Arte Urbana na região central da cidade.

Esta edição reconhece nos traumas – individuais ou coletivos – o maior combustível da arte de todos os tempos e entende os sonhos como um estratagema para a fuga. Assim, a vivência traumática coletiva, como é o caso da pandemia de Covid-19, impulsiona a criação artística para um novo território. O impacto no imaginário comum, por meio da ativação do onírico, dos sonhos e dos delírios, abre portas para o escape de uma condição imposta a todos nós.

Assinado pelo curador-geral, Marcello Dantas, a Bienal do Mercosul tem Carollina Lauriano, Laura Cattani, Munir Klamt e Tarsila Riso, como curadores adjuntos e curadoria pedagógica de Germana Konrath. Trabalhando na fronteira entre a arte e a tecnologia, o curador-geral Marcello Dantas é um criador interdisciplinar. Por trás da concepção de diversos museus, como o Museu da Língua Portuguesa, a Japan House e o Museu do Caribe, na Colômbia, Dantas produz exposições, museus e múltiplos projetos que buscam proporcionar experiências de imersão por meio dos sentidos e da percepção 

Com acesso gratuito, as exposições pretendem proporcionar ensaios de imersão por meio dos sentidos e da percepção dos visitantes. A mostra, presidida pela empresária Carmen Ferrão, acontece de 15 de setembro a 20 de novembro em Porto Alegre.

Transe

Com o objetivo de oferecer uma vivência em arte e novas tecnologias, a 13ª Bienal do Mercosul lançou, em 2021, o Chamada Aberta, que recebeu mais de 880 propostas de 22 países, entre eles Argentina, Uruguai, Colômbia, México, Estados Unidos, Eslovênia e Alemanha. Inédito na mostra, o edital selecionou 18 artistas e coletivos para compor a exposição Transe, no mais novo espaço cultural da cidade, o Instituto Caldeira.

Os projetos escolhidos exploram e investigam novas tecnologias, linguagens e materiais, assim como revisam saberes e técnicas tradicionais. Dos projetos selecionados pelos curadores Marcello Dantas, Carollina Lauriano, Laura Cattani, Munir Klamt e Tarsila Riso, 15 são brasileiros e outros quatro são de artistas ou coletivos da Argentina, do Uruguai, do Peru, da Bolívia e dos Estados Unidos. Para Dantas, “além da alta qualidade das propostas apresentadas, a surpresa foi encontrar também pesquisas que relacionam arte, biologia e elementos orgânicos que se mostraram consistentes e bastante inovadoras”. Os artistas receberam mentorias com os curadores e suporte técnico em laboratórios de entidades parceiras com acesso a materiais e equipamentos.

Instalação urbana “Batimento”, de Túlio Pinto. São 900 metros de tela fechadeira (normalmente utilizadas em canteiros de obras) conectando edifícios do centro de Porto Alegre, do Paço Municipal ao viaduto da avenida Borges de Medeiros.
(Fotos: Tatiana Gappmayer | cortesia ÁREA)

 

Confira a relação de artistas por espaços expositivos:

Arte Urbana:

Gustavo Prado (Largo Moacyr Scliar)
Túlio Pinto (Avenida Borges de Medeiros)
Hector Zamora (Travessa dos Cataventos)
Carlos Nader (Cúpula CCMQ)

Cais do Porto | Armazém A6:

Adrianna Eu
Antonio Tarsis
José Bento
Karola Braga
Leandro Lima
Lucas Dupin
Luisa Mota
Marilá Dardot
Panmela Castro
Raphael Escobar
Sigismond de Vajay & Kevin Lesquenner + LAPSo
Tino Sehgal

 

Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ):

Anna Costa e Silva & Nanda Félix
Carlos Nader
C. L. Salvaro
Felippe Moraes
Fyodor Pavlov-Andreevich com Olga Treivas
Héctor Zamora
Janaina Mello Landini
Karola Braga
Mazenett Quiroga
Panmela Castro
Quase-Oração
Tino Sehgal

 

Paço Municipal:
Pedro Matsuo

Casa da OSPA (Fronteiras do Pensamento):

Paulo Nenflídio

Farol Santander:

Edson Pavoni
Julius von Bismarck
Rafael Lozano-Hemmer
Walid Raad

Fundação Iberê Camargo:

Jaume Plensa

Instituto Caldeira:

Bruno Borne
Cesar & Lois
Claudia Melli
Craca
Elias Maroso
Esfincter
Estela Sokol
Fernando Sicco
Franco Callegari
Gabriela Mureb
Guto Nóbrega
Ivan Caceres
Leandra Espírito Santo
Nati Canto
Nídia Aranha
Pedro Carneiro
Pierre Fonseca
Poema Mühlenberg
Vítor Mizael


Instituto Ling:

Beatrice Wanjiku
Pedro Reyes
Shabu Mwangi

 

MARGS:

Ana Vitória, Leticia Monte e Carolyna Aguiar
Cássio Vasconcelos
Denise Milan
Dora Smék
Gabriel de la Mora
Juliana Góngora Rojas
Karola Braga
Lídia Lisboa
Lygia Clark
Luzia Simons
Marina Abramović
Martin Soto Climent
Nico Vascellari
Panmela Castro
Rabih Mroué
Tino Sehgal
Vivian Caccuri

Acervo em movimento (coleção MARGS)

Antonio Henrique Amaral
Camila Sposati
Daniel Senise
David Manzur
Ênio Pinalli
Evgen Bavgar
Fayga Ostrower
Fernando Baril
Francisco Stockinger
Gastão Hofstetter
Gisela Waetge
Iole de Freitas
Karin Lambrecht
Mara Weinreb
Milton Kurtz
Noélia de Paula
Tunga
Yeddo Titze

Memorial do RS

Alejandra Dorado
Carlos Zerpa
Daniel Monroy
Francisco Matto
Janaína de Barros
Karola Braga
Lia Menna Barreto
Liuska Astete
Seba Calfuqueo
Tino Sehgal

Projeto Educativo

O Projeto Educativo é uma das ações da programação da Bienal do Mercosul, realizada em Porto Alegre desde 1997. Em 2007, na 6ª edição, alcançou um novo patamar, permitindo maior integração com a comunidade e os diferentes públicos. A partir desse momento, a ação educativa se tornou permanente na Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, cumprindo assim seu papel institucional de formação ao promover a qualificação do ensino da arte e a construção de um pensamento crítico e criativo por meio de formações e oficinas, por exemplo.

Para a 13ª edição, a equipe educativa organizou ações em diversas plataformas e formatos, de maneira estendida no tempo, a fim de promover a qualificação do ensino da arte e a construção de um pensamento crítico e criativo de modo continuado.Um diálogo sincero – Curso para Formação de Mediadores, aconteceu entre julho e setembro, no Centro Cultural da UFRGS, voltado para estudantes e profissionais interessados em arte contemporânea, educação, cidadania e acessibilidade cultural. Gratuito e dividido em dois módulos, o curso totalizou 25 encontros, abordando conteúdos práticos e teóricos, reflexões envolvendo os temas desta edição da Bienal.

Zonas de contato – Seminário da 13ª Bienal do Mercosul aborda o tema Trauma, Sonho e Fuga a partir de diferentes experiências, formações e áreas de conhecimento, sem hierarquização de saberes. São seis encontros presenciais, entre julho e novembro, realizados no Instituto Ling. Com encontros presenciais entre junho e novembro, também no Instituto Ling, o Conversas de cozinha – Bastidores da 13ª Bienal do Mercosul desmistifica os processos artísticos e aproximá-los da comunidade, a partir do dia a dia das equipes de produção, educativo e arquitetura desta Bienal.

Outras ações como oficinas para públicos espontâneos e agendados, encontros com educadores, participação em projetos artísticos específicos comissionados para esta Bienal, ocupações educativas por meio da articulação de atividades do educativo em outras instituições, estão na programação do Educativo. Além do carro-chefe, a mediação, que acontece em todos os espaços expositivos da Bienal, seja para público espontâneo ou agendado. 

Visando ampliar o acesso, três ônibus possibilitam o transporte de turmas da rede pública da Grande Porto Alegre às mostras da Bienal. Ao longo de 12 edições, o Projeto Educativo já realizou um 1, 2 milhão de agendamentos escolares, produziu 298 mil materiais didáticos para alunos, professores e instituições de ensino e já formou mais de 2 mil mediadores.

A 13ª Bienal do Mercosul é viabilizada pelas Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura, patrocínio master do Santander, patrocínio para o Programa Educativo da Crown Embalagens e patrocínio da Gerdau. Co-patrocínio Caldeira das lojas Renner e do Agibank. Co-patrocínio Cais do Porto Lojas Pompeia. A mostra conta com apoio de Instituto CCR, Banrisul, Oleoplan, Iguatemi, Lebes, DLL, Dufrio, TecnoPUC Fablab, Gang e Vulcabrás. Realização Fundação Bienal do Mercosul, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, e financiamento do sistema Pró-Cultura da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do RS.

Fotos: Tatiana Gappmayer | cortesia para revista ÁREA 

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