Depois de uma pausa necessária, o Bazar Chris Ribeiro, com foco em peças exclusivas para a decoração da casa, está de volta. Desta vez o evento itinerante ganha espaço dentro do Shopping Itaguaçu, em São José, na Grande Florianópolis. A 3ª edição ocorrerá de 13 a 19 de dezembro e ocupará uma área de 86 metros quadrados com a exposição de uma seleção de itens – de móveis a objetos decorativos e utilitários – para ambientar o lar.
“Nosso objetivo continua focado no incentivo e na valorização da economia criativa. Por isso, a curadoria de peças abrange a produção artesanal e o feito à mão”, destaca a articuladora e idealizadora Christine Ribeiro, uma apaixonada por arte e decor, com mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento, produção e venda de artigos têxteis para o mercado da decoração de ambientes.
Além da comercialização dos produtos, o bazar tem a intenção de lançar e promover artistas, designers e marcas com criações autorais produzidas artesanalmente, gerando novas oportunidades para o mercado da arte e decoração.
Criações autorais
Nesta edição, o evento contará com dois espaços ambientados por mobiliários, estofados, esculturas, luminárias instaladas e uma variedade de objetos. São criações autorais desenvolvidas por artistas, designers e artesãos locais e regionais, cada um com suas peculiaridades. Os produtos selecionados abrangem várias técnicas e matérias-primas. “Buscamos reunir neste bazar estilos para todos os gostos, do contemporâneo ao urbano, industrial e até rústico, para compor diferentes espaços do lar”, pontua Chris.
Entre as novidades estão as peças do designer Celio Teodorico, feitas à mão com achados de madeira, cortadas e certificadas. A ideia é justamente que cada móvel tenha sua singularidade. Em algumas das criações, Célio mistura materiais. Nas mesas de centro, por exemplo, ele usa tecidos resinados, laminados sobre a madeira. Cada objeto tem o seu diferencial. “Resultado de uma produção mais industrial, também vou levar para o evento a Poltrona Barriguda, em polietileno, ergonômica com design atemporal e que também funciona como luminária. Uma peça conceitual e versátil”, explica.
Quem também estreia é o tatuador Marcelo Costa, que vem apostando na pintura manual, seja com pincel, canetinha, spray, aerógrafo – trabalho que já estava enraizado desde o início da sua carreira há 17 anos e nos últimos anos aflorou com maior intensidade. Começou pintando telas e agora customiza móveis com uma linguagem bem original, aprimorando técnicas. “O trabalho pode ser feito em um móvel novo ou na restauração de uma peça usada, imprimindo uma vida nova à mobília. O meu estilo tem uma pegada mais urbana, inspirado no dark lettering, no grafite, nas figuras mais dark, tudo mesclado a cores flúor. Também tenho planos de futuramente lançar uma linha home com jogos de cama”, pontua Marcelo, da Dark Home Decor.
A Ombê Design aproveita o evento para dar o pontapé inicial a sua primeira linha de objetos e móveis para pets, como camas para gatos e cães, arranhadores, comedouros e bebedouros. Tudo fabricado em madeira certificada e algumas combinações com estofaria e sisal. Alguns produtos são 100% reciclados, ressignificados, o que propõe um uso mais nobre. Bom para quem desenha e para quem compra, do ponto de vista do comportamento e da educação ambiental.
Há 30 anos no mercado de iluminação, a Lampluz – que antes apenas revendia para lojas do setor e agora tem seu próprio showroom de comercialização (são três unidades) – também leva a sua arte para o bazar. Destaque para as luminárias feitas de sisal, todas confeccionadas manualmente por um artesão da empresa, que tem o dom de ressignificar peças com materiais que seriam descartados ou mesmo encontrados na natureza. “Nenhuma luminária é igual a outra. Apesar de às vezes ter a mesma armação, o desenho à mão com tranças de corda torna cada peça única”, ressalta Tuany Cunha da Silva, sócia da Lampluz juntamente com os irmãos Júnior e Bianca.
Nesta terceira edição, quem marca presença pela segunda vez é a Piegina – Objetos do cotidiano de quem constrói histórias na cozinha. A marca de Santo Amaro da Imperatriz oferece uma diversidade de utensílios em madeira, totalmente produzidos de forma artesanal. “Damos preferência por madeiras brasileiras, como o cedro rosa, marupá, muiracatiara, roxinho e também exemplares usados em engenhos de cachaça, como canela, canela preta, peroba, peroba rosa e pinabuna. Em Santo Amaro temos acesso a este material incrível. Como nosso foco são ferramentas de uso culinário, voltados para a gastronomia, temos um cuidado primoroso na seleção da madeira, que não pode ter tratamento de verniz, corantes e outros produtos do tipo. Por isso que as madeiras dos barris de cachaça são ideais. Costumamos aproveitar a canela preta, a peroba rosa. Tem madeiras com mais de 100 anos”, explica Quélen Porley, sócia da empresa.
Toda hidratação das peças da Piegina é feita a partir do Óleo USP (mineral), Tungue (castanhas) e cera de abelha de extração artesanal, de uma família de apicultores do Rio Grande do Sul. No evento o público vai encontrar pratos, cumbucas, tábuas de corte, talheres, acessórios para pães, misturadores, fruteiras, porta-ovos, espátulas, porta-bolos, entre outros.
O Bazar Chris Ribeiro funcionará de segunda a domingo, das 10h às 23h, na loja 446 (ao lado da loja Dudalina), no 2º piso do Shopping Itaguaçu.
Conheça os expositores:
Almeida Esculturas – esculturas
Ateliê Chris Ribeiro – almofadas
Ateliê Stella Ziem – cerâmicas esmaltadas
Célio Teodorico – móveis
Kayagangue Cestarias – cestos indígenas
Lampluz – luminárias
Luc Concreto – objetos de decoração
Marcelo Costa Design | Dark Home Decor – móveis customizados
Ombê Design – comedores, arranhadores e móveis para pets
Piegina Gourmet – utensílios de madeira
Soular Estofados – estofados
Uaná Luminárias – luminárias
Fotos: Divulgação