fbpx Skip to main content
Notícias

Avança projeto de criação do parque urbano e marina beira-mar em Florianópolis

Por outubro 25, 2021No Comments

A criação do Parque Urbano e Marina Beira-mar Norte em Florianópolis avançou em importante etapa nos últimos dias. A Prefeitura de Florianópolis realizou a solenidade de apresentação do projeto na última quinta-feira, 21 de outubro, marcando o encerramento da fase 3. Nessa última fase foram realizados os estudos geotécnicos e de batimetria (para medir a profundidade das águas) da área de concessão e adjacências, entre outras etapas.

O projeto será agora encaminhado para o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para a realização das fases de solicitação de todos os licenciamentos ambientais, o que deve ocorrer ao longo de 2022. A expectativa é de que as obras sejam iniciadas em janeiro de 2023, com previsão de conclusão em julho de 2025.

O Parque Urbano e Marina será implantado na Avenida Rubens de Arruda Ramos – Beira Mar Norte, a partir do projeto desenvolvido pela ARK7 Arquitetos Associados em parceria com a JA8 Arquitetura e Paisagem, vencedor do processo de licitação realizado em 2016.

Espaços de lazer e de convivência

“Essa obra tem também um retorno à população em forma de espaço público. Será mais um local de encontro e que proporcionará ainda mais bem-estar e qualidade de vida à população”, afirmou o prefeito da capital catarinense na solenidade de apresentação do projeto. Serão mais de 107 mil m² de espaço de convivência, sendo 48 mil m² de área verde. O local será ideal também para prática de esportes, sejam esportes náuticos ou no parque urbano, com pista de skate,  quadras de areia e convencionais.

A iniciativa prevê a cessão de uso, por 30 anos prorrogáveis por mais 30,  da área, englobando parque urbano e espelho d’água privado. Trata-se de uma parceria público-privada e todos os investimentos e despesas para construção, operação e manutenção serão de responsabilidade da empresa concessionária. A empresa terá de obter ainda as licenças ambientais, bem como custos de instalação de aterros, obras de drenagem, diques de proteção e obras de modificação do sistema viário, necessárias para a adequação do empreendimento à região.

O edital de licitação para escolha da empresa interessada em executar a obra, foi lançado em novembro de 2019. Em setembro de 2020, o Tribuna de Contas do Estado (TCE/SC) autorizou, por unanimidade, a conclusão dos procedimentos relativos ao edital para a implantação do Parque Urbano e Marina da Beira-Mar Norte pela prefeitura de Florianópolis.  A empresa vencedora do edital foi a paranaense Construtora JL, que assinou contrato de concessão no dia 5 de outubro de 2020. Na ocasião, a empresa estimou prazo para conclusão das obras de cinco anos e investimentos na ordem de R$ 200 milhões.

 

Imagens: Divulgação

 

Saiba mais

Acesse a matéria a seguir e saiba mais sobre o histórico do projeto – da iniciativa ao projeto e à tramitação –  e sobre a proposta vencedora.

Florianópolis vai ganhar parque urbano e marina na região central da cidade

X
X