A Serra Gaúcha, referência nacional em atrações turísticas inovadoras, ingressou também no mapa do ícones da engenharia mundial. Inaugurado em julho do ano passado, o Skyglass Canela apresenta a primeira plataforma estaiada de vidro da América Latina e uma das maiores do mundo. Está localizado no Parque Vale da Ferradura, no município de Canela (RS), e ocupa 3 mil metros quadrados dos 96 mil quadrados de área do parque.
O equipamento turístico apresenta duas atrações simultâneas: a plataforma de aço e vidro de 68 metros de comprimento erguida a 360 metros de altura sobre o nível do Rio Caí, e um comboio, batizado de Abusado, monotrilho suspenso com dez lugares que circula na parte de baixo da plataforma. O empreendimento conta ainda com um memorial, playground infantil, áreas verdes, uma praça de alimentação com lojas e um deque mirante, de onde é possível contemplar a paisagem exuberante da região.
Vão livre de 35 metros
A plataforma, que recebeu investimento de mais de R$ 30 milhões, é uma estrutura de aço e vidro de 68 metros, com capacidade para receber até 5 mil pessoas por dia. Ela é sustentada por três pilares e seis tirantes, o que permite que ela se projete a 35 metros sobre o Vale a partir do último pilar. Os vidros pesam 12,6 toneladas e são compostos por piso com 40 mm (4 lâminas de 10 mm) e suportam 900 Kg por m²; além doguarda-corpo com 20 mm (2 lâminas de 10 mm). Entre as lâminas de vidro, existe uma película transparente e de alta resistência chamada Interglass, que garante uma blindagem extra e segurança adicional. Na superfície, também é aplicada uma película, que protege o vidro e periodicamente é substituída, garantindo maior durabilidade e sempre uma visão límpida, evitando riscos permanentes à estrutura. Já o Abusado tem comboio com sete cadeiras e capacidade para dez pessoas. O circuito tem 95 metros e dura 2,5 minutos, impulsionado por quatro motores elétricos.
O peso total do conjunto, somando aço, soldas, vidros, grades, guarda-corpos e o comboio Abusado é de 226 toneladas. E a capacidade, com total segurança, é de 260 pessoas. Apesar disso, para dar conforto ao visitante, o empreendimento adotou como limite 50% dessa quantidade, ou seja, 130 ocupantes simultaneamente.
Fabricação nacional
A concepção do Skyglass e criação dos equipamentos é iniciativa do empresário catarinense Moacir Bogo, sócio-proprietário de empresas de transporte e de outros equipamentos turísticos, como o Parque Unipraias, em Balneário Camboriú (SC). A empresa faz questão de afirmar que a tecnologia usada na construção do Skyglass Canela é quase 100% nacional. “Toda construção, projetos, estruturas – com exceção apenas dos cabos de aço de estaiamento -, vidros, tecnologia e o investimento foram realizados por meio de empresas nacionais”, detalha Alex Bonareti, diretor geral do empreendimento. Os cabos de estaiamento vieram da Suíça. Já o restante dos materiais são brasileiros, principalmente de Santa Catarina, São Paulo e do Rio Grande do Sul.
A fabricação do equipamento foi executada pela Proaço Indústria Metalúrgica, de Ituporanga (SC). O cálculo estrutural e responsabilidade técnica são de duas empresas de engenharia de São Paulo (SP): Rodrigo Aparecido Petroni Engenharia, da Construtora e Locadora THERRA, e Fernando Pirani Faustino Engenharia. O projeto arquitetônico é assinado por Wender Del Río Arquitetura e Urbanismo, de Porto Alegre (RS).
O Skyglass Canela funciona das 9h às 18h, com ingressos a partir de R$ 100, que podem ser adquiridos pelo site – www.skyglasscanela.com.br, na bilheteria ou por meio de parceiros. É necessário agendar a data da visita no momento da reserva, sujeito á confirmação de disponibilidade.
Ficha técnica
Características da Plataforma:
Comprimento total da Plataforma Skyglass: 68,0 metros
Vão livre sobre o penhasco à partir do último pilar: 35,0 metros
Diâmetro das “gotas” intermediária e da extremidade: 11,0 metros
Peso da grade/piso: 12.500 kg
Peso do guarda-corpo de metal: 3.500 kg
Peso dos vidros que compõem o assoalho e guarda-corpo: 12.600 kg
Peso das chapas de aço utilizadas: 179.000 kg
Peso das soldas utilizadas: 15.000 kg
Peso do comboio ABUSADO: 3.500 kg
Peso total do conjunto (plataforma SKYGLASS e ABUSADO): 226.000 kg
Dimensões da viga principal (altura e largura): 1,60×1,0 metros
Espessura dos vidros do assoalho: 4 lâminas de 10mm 40 mm
Espessura do guarda-corpo de vidro: 2 lâminas de 10mm 20 mm
Capacidade de carga da SKYGLAS: 260 pessoas
Capacidade permitida na SKYGLASS com total segurança: 130 pessoas
Altura sob a plataforma de vidro: 120 metros
Altura em relação ao Rio Caí: 360 metros
Características do Comboio
O comboio, que circula sob a plataforma, foi idealizado para propiciar adrenalina e uma forma inédita de contemplar a natureza exuberante do local, de um ponto de vista inigualável.
Denominação do comboio: ABUSADO
Capacidade do comboio: 10 passageiros
Duração do passeio: 3 minutos
Peso total do conjunto – ABUSADO: 3.500 kg
Quantidade de motores elétricos que tracionam o comboio: 4
Potência do conjunto de motores do comboio: 16 cv (12 kw)
Fundações
As fundações dos 3 pontos de apoio do conjunto denominado Skyglass, tem como base as estacas-raiz. A estaca-raiz constitui-se de uma robusta estrutura metálica e cimento de alta resistência, introduzidos na rocha. Neste caso, possuem 25cm de diâmetro e 10 metros de profundidade.
Número de estacas-raiz utilizadas na fundação: 46 unidades
Metros lineares de estacas-raiz: 630 metros
Capacidade de suporte de cada estaca-raiz: 80 tons
Toneladas de aço utilizadas nas fundações: 70tons
Toneladas de concreto utilizadas nas fundações: 430m3 x 2400kg o m3= 1032 tons