fbpx Skip to main content
Notícias

Artista visual desperta sensibilidade em curso de fotografia autoral

Por março 16, 2022No Comments

Salinê Saunders é artista visual e escritora, com 10 anos de estudo em fotografia. Vem desenvolvendo uma linguagem própria de extrema sensibilidade e ensina apenas aquilo que faz. Decidiu, este ano, compartilhar conhecimento e estimular a produção artística no curso de desdobramento criativo “O que meu olho vê” – fotografia básica – para celular ou não. “O intuito é que durante os passos desse percurso a sua forma de ver as coisas seja provocada, esticada, ampliada e profissionalizada. Sensibilizando a percepção e aprendendo a lidar com luz, composição, cor e tratamento é que de fato se amadurece na fotografia – obra resultante de um processo misto de presença e uma técnica que se alcança, inclusive, com celular”, explica a artista, nascida em Porto Alegre, criada no Pará e que vive em Florianópolis desde a adolescência.

O curso teve início no dia 5 de março e tem duração de 20 horas, distribuídas em seis encontros, realizados a cada 15 dias em formato on-line. A primeira parte aborda os processos de identificação de “caixas pré-concebidas” acerca de educação, arte, criatividade e fazer artístico e exercícios de resgate do olhar (sensível e crítico) e ressignificações visuais. As seguintes tratam de noções técnicas e muita prática quanto a linguagem, composição, luz, cor, armazenamento e possibilidades e noções básicas sobre edição e tratamento das fotos dos exercícios anteriores. As últimas etapas abordam a importância da paciência, do repertório, do estudo, da repetição e da curiosidade, além das possibilidades do uso fotográfico e preparação para exposição.

A ideia é realizar uma exposição coletiva ao final da jornada. “Ver nosso trabalho exposto é parte do processo de compreensão que a arte é comum a todos nós, basta aprender usar as ferramentas disponíveis e exercitar”, diz Salinê.

Para mais informações: [email protected] e 11.99328.8492

 

Confira, na galeria, algumas fotografias feitas com o uso do celular: 

 

Leia também: 

“Berro de arte em tempos de guerra”: artista vende obra em prol de ação social

 

X
X