fbpx Skip to main content
Notícias

“Berro de arte em tempos de guerra”: artista vende obra em prol de ação social

Por junho 20, 2021No Comments

A multiartista Salinê Saunders está vendendo uma de suas obras para contribuir com pessoas em situação de rua em Florianópolis. Trata-se de uma iniciativa individual da artista visual, plástica e escritora, nascida em Porto Alegre, criada no Pará e que vive na capital catarinense desde a adolescência. Com o recurso integral obtido com a venda da obra – oferecida a R$ 2.500,00 – ela quer adquirir cobertores e isolantes térmicos para montar 100 kits para distribuição a essas pessoas. Para ela, a ação representa um “berro de arte em tempos de guerra”.

A obra em questão é “Retumbante, brasileira dor”, acrílica sobre tela, com 1m x 1.70m, produzida durante o período de pandemia. A artista explica que, na tela, a mulher com expressão assustada equilibra-se em um fragmento estreito que simboliza o Brasil, diante de um cenário de 519 anos de violência e exploração. “O trabalho retrata a dor histórica que nos trouxe ao atual momento do nosso país, fruto-consequência de cenários anteriores”, conceitua Salinê.

As pessoas interessadas em adquirir a obra, e contribuir para a ação social, devem fazer contato diretamente com a artista pelo e-mail [email protected]

 

Existencialismo em evidência

Artes plásticas, arte digital, fotografia e poesia são exploradas por Salinê Saunders em sua expressão criativa. Nas obras, o existencialismo é o tema predominante. Ela busca refletir o momento que vive, envolvendo temáticas feministas, sociais e lirismos. No ateliê montado na sua casa, no bairro Campeche, ela cria obras utilizando diferentes linguagens e técnicas variadas. Nas artes plásticas, utiliza acrílica, aquarela, giz, carvão, colagem.

A jornada autodidata da jovem multiartista reflete muito do que aprendeu com o pai, artista plástico paraense, que também serviu de “exemplo da beleza e da dor de viver de arte quando se é pobre, e com a mãe, uma cuidadora autônoma “que vive sobre suas próprias regras”.

Atualmente, a artista também busca apoio para seguir pintando e montar a sua primeira exposição de artes visuais e plásticas.

 

Confira algumas das suas obras na galeria a seguir. 
Em destaque, nesta matéria, a obra “Retumbante, brasileira dor”.

 

X
X