“Nossa natureza é Modernista – tanto na arquitetura quanto na interação com o seu entorno”. Assim destaca a Artefacto sobre o tema da mostra deste ano, alusiva ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. A Edition 2022 estreia valorizando mais do que nunca essas características: a organicidade e originalidade do desenho, a sofisticação das matérias-primas naturais e a excelência do fatto a mano.
A mostra é realizada em diversas lojas da marca no país. Conheça aqui os ambientes que compõem a mostra da loja da Grande Florianópolis, localizada no Continente Shopping, em São José. Os espaços são assinados por Andréa Guglielmi Piazza e Fabiany Meneghel, Arlon Fernandes e Carlos Eduardo Freitas, Cris Passing e Anderson Schussler, Mariana Maisonnave, Mariana Pesca Arquitetura, Marchetti Bonetti +, Roberta Zimmermann, Rosane Girardi e Sartor & Arquitetos.
Conheça os espaços:
Andréa Guglielmi Piazza e Fabiany Meneghel
Para essa participação, a dupla criou um living de 65 metros quadrados, orgânico e fluido, leve e monocromático, elegante e atemporal. “Nos reportamos ao Rio de Janeiro, sua geografia e o skyline das montanhas e os tons claros, como o off-white da areia da praia.
Trouxemos a luz com efeito natural na madeira dos painéis em curva (que envolvem todo o ambiente) e a textura em pedra, deixando o ambiente bem sensorial, atingindo leveza e fluidez”.
(Fotos: Marco Antonio / Divulgação)
Arlon Fernandes e Carlos Eduardo Freitas
Para a terceira participação na Mostra Artefacto, a dupla apresenta um ambiente único de 55 metros quadrados, composto de living + dormitório, inspirados nas formas e curvas de Roberto Burle Marx.
(Fotos: Marco Antonio / Divulgação)
Cris Passing e Anderson Schussler
A dupla estreia na Mostra Artefacto com 54 metros quadrados de uma suíte que exala conforto, elegância e sofisticação. A simetria, os tons neutros, o equilíbrio e as texturas diferenciadas são pontos de destaque no ambiente, que ainda conta com mesa de café e cama com banco centralizado – o que cria a possibilidade de diferentes usos para as laterais. De um lado há um pequeno estar e, do outro, um local para uma leitura e um ponto de apoio para trabalhar e escrever.
(Fotos: Marco Antonio / Divulgação)
Mariana Maisonnave
Para sua estreia na Mostra Artefacto, a profissional criou um quarto e um ambiente de estar, de 56 metros quadrados divididos através de um biombo. “A fluidez dos espaços como intensidade de relação humana e rota de troca de energias. A identidade no reconhecimento de materiais naturais sincronizados ao lugar tropical em que vivemos, das técnicas que tramam texturas e cobrem objetos de uso e aquecem nosso corpo. O dia a dia como contemplação de uma simplicidade potente. Leve, sem ser raso, mas extremamente vibrante”, revela.
(Fotos: Fábio Severo | Divulgação)
Mariana Pesca Arquitetura
Para esta edição da Mostra Florianópolis, a arquiteta apresenta um espaço de 70 metros quadrados, um loft com quatro espaços principais: dormitório, estar, bar e jantar. “As cores, texturas, materiais e composições, bem como alguns grandes nomes da arquitetura brasileira da década de 50, serviram de inspiração para esse projeto. Apostamos no verde como protagonista do nosso ambiente. Uma green box, como apelidamos, cria um invólucro no dormitório, com paredes e teto pintados e o tapete com fibras no mesmo tom. O branco do restante do ambiente alia-se ao verde e, juntos, criam uma simbiose perfeita de tonalidades que, ao mesmo tempo que contrastam, valorizam e evidenciam uma à outra”, explica.
(Fotos: Fábio Severo | Divulgação)
Marchetti Bonetti +
Para essa participação na Mostra Artefacto, Taís Marchetti Bonetti recrutou as arquitetas Laís Amorim Wendhausen e Mariana Nantes Caridá para a criação do “ambiente de 70 metros quadrados, criado para ser um espaço de confraternizar, tomar um cafezinho, degustar um bolo e, ao mesmo tempo, receber um grupo maior. Ele se divide em três pequenos lounges, com um ar intimista, uma área de jantar e outra com ilha e banquetas. Como destaque, bem no centro do ambiente, o móvel bar Pietra e, em cada extremidade, trouxemos o elemento cerâmica, formando um mosaico inspirado no trabalho do Athos Bulcão”, explica.
(Fotos: Fábio Severo | Divulgação)
Roberta Zimmermann
A arquiteta criou um espaço de sala de jantar + living totalizando 90 m2, onde o destaque fica por conta da nova mesa de jantar Minos, da poltrona Luna e do sofá Eos. “Uma coisa que nunca muda é que arquitetura boa tem que refletir a personalidade do dono da casa. Ela tem que ser envolvente, aconchegante, tem que traduzir o lifestyle de quem nela habita”, reflete.
(Fotos: Fábio Severo | Divulgação)
Rosane Girardi
Um espaço com 65 metros quadrados marca a estreia da arquiteta Rosane Girardi na Mostra Artefacto: “Optamos pelo estilo contemporâneo e cores bem suaves, com destaque para a parede estofada que, além de proporcionar conforto visual e acústico, forma linhas assimétricas que quebram a ortogonalidade do cubo. O tapete oval (desenhado pela artista Camila Saavedra), se destaca pela forma, ‘costurando’ o local de estar do quarto, trazendo ainda a releitura de algumas obras de Di Cavalcanti feitas para a Semana de Arte Moderna de 1922. O closet, vestido com a assinatura da estilista Camila Fraga, é estruturado em tecido jacquard exclusivo dos designers
do estúdio O Tropicalista – é um elemento de referência à brasilidade na estamparia dos nossos tempos”, explica.
(Fotos: Marco Antônio | Divulgação)
Sartor & Arquitetos
André Sartor criou um espaço dividido em dois ambientes, sendo um dormitório casal e um living, dando a ideia de um loft. “O projeto se destaca por remeter à tranquilidade de estar na praia, com o mobiliário da Artefacto disposto no ambiente para trazer esse ar de aconchego e descanso. A inspiração foram as belas praias da Ilha de Santa Catarina, trazendo conforto para o íntimo e a sensação de bem -estar, tranquilidade, em um ambiente tipicamente brasileiro”, explica.
(Fotos: Fábio Severo | Divulgação)