fbpx Skip to main content
Notícias

Aberta a temporada 2022 da CASACOR no país

Por abril 27, 2022No Comments

O mês de abril marca o início do circuito CASACOR em todo o Brasil. A maior e mais completa mostra das Américas já tem data marcada em vários estados do Brasil, para onde levará o melhor da arquitetura, design, arte e paisagismo aos amantes das tendências do novo morar.

Quem abre o calendário é uma das mais charmosas e tradicionais praças, o Rio de Janeiro, que acontece de 27 de abril a 26 de junho no icônico Palacete Brando Barbosa, no coração do Jardim Botânico, mesmo local da edição passada. Este ano a proposta de ambientação foi para criação de um instituto cultural, voltado às artes e aos encontros. Construído em 1860 pela família Faro, formada por importantes cafeicultores da região, o palacete chegou a servir de residência do médico sanitarista Oswaldo Cruz.

Nos anos 1960, o engenheiro Jorge Brando Barbosa, arquiteto-restaurador  por prática, e sua esposa, Odaléa, compraram, reformaram e ampliaram o imóvel original, com a participação do arquiteto Mário Freire, que assina o projeto. E o local se transformou em ponto de encontro da alta sociedade carioca. Jorge faleceu em 2002 e, em 2015, Odaléa Brando Barbosa formalizou a doação do palacete e de todo o seu acervo, de 6.000 obras e anguidades, ao Museu de Arte Sacra de São Paulo para ser um espaço de formação e divulgação da arte – antigo sonho do casal. Ela faleceu quatro anos depois.

Após a realização da mostra, o palacete abrigará a sede do Instituto Brando Barbosa (IBB). Clique aqui e conheça os 45 ambientes da edição carioca da mostra.

Na região Sul, a primeira será no Paraná – de 26 de junho a 13 de agosto, seguida pelo Rio Grande do Sul – de 5 de agosto a 2 de outubro, e por Santa Catarina – de 18 de setembro a 30 de outubro.

Além das tradicionais mostras, está confirmada este ano mais uma edição do Janelas CASACOR Tocantins, em maio, além de mais uma CASACOR Bahia Verão, no final do ano. O tema da edição 2022 em todas as praças é o “Infinito Particular”, referência às casas biográficas que vão além dos estilos, e um convite aos profissionais que fazem parte de seu elenco a refletir sobre a necessidade de projetar ambientes que priorizem o bem-estar físico, mental e espiritual, a harmonia, o equilíbrio e o conforto.

Confira a lista completa das mostras CASACOR confirmadas e suas datas previstas*:

Rio de Janeiro – 27 de abril a 26 de junho

Goiás – 20 de maio a 04 de julho

Tocantins – 20 de maio a 03 de julho

Paraná – 26 de junho a 13 de agosto

São Paulo – 05 de julho a 11 de setembro

Bahia – 15 de julho a 30 de agosto

Rio Grande do Sul – 05 de agosto a 02 de outubro

Minas Gerais – 09 de agosto a 25 de setembro

Ribeirão Preto – 17 de agosto a 02 de outubro

Brasília – 30 de agosto a 16 de outubro

Sergipe – 01 de setembro a 15 de outubro

Paraíba – 01 de setembro a 15 de outubro

Pernambuco – 06 de setembro a 16 de outubro

Santa Catarina – 18 de setembro a 30 de outubro

Espírito Santo – 21 de setembro a 20 de novembro

Ceará – 27 de setembro a 06 de novembro

Bahia Verão – 21 de dezembro|22 a 05 de março|23

* datas poderão sofrer alteração ao longo do ano, sendo sempre atualizadas no www.casacor.abril.com.br

Sobre a CASACOR

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior experiência do viver das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2020 chega à sua 35ª edição em São Paulo, com 17 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Ribeirão Preto e Tocantins), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).

 

Foto: na imagem destaque, o Espaço Figueira, ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2022 assinado por Erick Figueira de Mello. Foto: André Nazareth/CASACOR (reprodução casacor.abril.com.br) 

 

 Leia também: 

CASACOR Paraná anuncia calendário, endereço e novidades para 2022

CASACOR RS anuncia sede da edição 2022

CASACOR/SC anuncia a sede da edição 2022 em edificação histórica que será transformada em centro cultural

 

X
X