Notícias

Estudantes gaúchos vencem concurso de ideias para suíte de motel no Rio de Janeiro. Próxima edição propõe uma habitação social

Por julho 19, 2018 Sem comentários

A equipe formada por estudantes de arquitetura de universidades do Rio Grande do Sul foi a grande vencedora do 26º concurso promovido pelo Portal Projetar.org. O desafio era planejar os interiores de uma das suítes do projeto do Motel Urbano, da edição anterior do concurso, sob a temática ‘Rio 40 Graus’, com livre interpretação.

O concurso foi aberto tanto a estudantes de arquitetura quanto de design de interiores e recebeu 23 inscrições. O principal desafio proposto às equipes era o de expressar o tema em forma de espaço, de modo que tanto um residente carioca quanto um turista nacional ou internacional pudessem compreender.

O projeto vencedor foi desenvolvido pela equipe formada por Juliana Tomazi Consenso, Bruno Gallina, Thaise Zattera Marchesini, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), e Guilherme Dacas da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), ambas de Caxias do Sul/RS. Clique aqui e saiba mais sobre a ‘Suíte Vênus’.

Para a jurada Camila Pezzini, o projeto apresenta um bom conceito, fazendo alusão clara ao Rio, com composição de materiais suave e agradável, propiciando um espaço de relaxamento e contemplação. Para a jurada Clarice Godinho, a proposta consegue se articular com o conceito e tirar partido da mitologia e sua figura representativa, associada a elementos que remetem ao Rio. Clarice ainda destacou na proposta a preocupação com questões sustentáveis de reaproveitamento de água, o conforto térmico e acústico, manutenção do espaço e adequação ao usuário.

A segunda colocação também foi a região Sul do país:  acadêmico Marcio Ricardo Bender da Universidade do Vale do Taquari (Univates), de Lajeado/RS. Clique aqui e saiba mais sobre a proposta.

O terceiro colocado foi a equipe formada pelos acadêmicos Isadora Martins Costa, Caroline Sousa Silva da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Daniel Vasconcelos Benvindo do Instituto Camillo Filho, ambas instituições de Teresina/PI. Clique aqui e saiba mais.

Na condição de Menção Honrosa, novamente a região Sul desponta. A indicação foi para a proposta dos acadêmicos Karin Matzkeit De Lepeleire, Giovana Micheloni Varotto, Gabrielle Kretzchmer dos Santos e Alexandros Comunello, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), de Curitiba/PR. Clique aqui e saiba mais.

 

Próxima edição

O Concurso 027 do Portal Projetar.org já está lançado, e convida acadêmicos a propor uma habitação de interesse social no terreno onde estava localizado o edifício Wilton Paes de Almeida, localizado no largo do Paissandú, centro de São Paulo/SP. A edificação desabou em maio deste ano, pouco depois de ter sofrido um grande incêndio.

A edificação deve abrigar 200 famílias e contemplar 4 diferentes tipologias de apartamentos. O objetivo é provocar a reflexão e a discussão dentre os futuros arquitetos acerca das condições precárias nas quais vive uma parcela significativa da população brasileira, e dos impactos desta situação nas cidades brasileiras.

A novidade neste concurso é que, além de estudantes de arquitetura e urbanismo, recém-formados (até um ano) também podem se inscrever. As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de agosto. Clique aqui e saiba mais. Há premiação em dinheiro e publicação do projeto em revistas, sites e blogs parceiros.

Leia também: 

Estudantes de arquitetura de Curitiba vencem concurso de ideias para um motel urbano no Rio de Janeiro

 

 

X
X