fbpx Skip to main content
Notícias

Estudantes gaúchos vencem concurso de ideias para suíte de motel no Rio de Janeiro. Próxima edição propõe uma habitação social

Por julho 19, 2018No Comments

A equipe formada por estudantes de arquitetura de universidades do Rio Grande do Sul foi a grande vencedora do 26º concurso promovido pelo Portal Projetar.org. O desafio era planejar os interiores de uma das suítes do projeto do Motel Urbano, da edição anterior do concurso, sob a temática ‘Rio 40 Graus’, com livre interpretação.

O concurso foi aberto tanto a estudantes de arquitetura quanto de design de interiores e recebeu 23 inscrições. O principal desafio proposto às equipes era o de expressar o tema em forma de espaço, de modo que tanto um residente carioca quanto um turista nacional ou internacional pudessem compreender.

O projeto vencedor foi desenvolvido pela equipe formada por Juliana Tomazi Consenso, Bruno Gallina, Thaise Zattera Marchesini, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), e Guilherme Dacas da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), ambas de Caxias do Sul/RS. Clique aqui e saiba mais sobre a ‘Suíte Vênus’.

Para a jurada Camila Pezzini, o projeto apresenta um bom conceito, fazendo alusão clara ao Rio, com composição de materiais suave e agradável, propiciando um espaço de relaxamento e contemplação. Para a jurada Clarice Godinho, a proposta consegue se articular com o conceito e tirar partido da mitologia e sua figura representativa, associada a elementos que remetem ao Rio. Clarice ainda destacou na proposta a preocupação com questões sustentáveis de reaproveitamento de água, o conforto térmico e acústico, manutenção do espaço e adequação ao usuário.

A segunda colocação também foi a região Sul do país:  acadêmico Marcio Ricardo Bender da Universidade do Vale do Taquari (Univates), de Lajeado/RS. Clique aqui e saiba mais sobre a proposta.

O terceiro colocado foi a equipe formada pelos acadêmicos Isadora Martins Costa, Caroline Sousa Silva da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Daniel Vasconcelos Benvindo do Instituto Camillo Filho, ambas instituições de Teresina/PI. Clique aqui e saiba mais.

Na condição de Menção Honrosa, novamente a região Sul desponta. A indicação foi para a proposta dos acadêmicos Karin Matzkeit De Lepeleire, Giovana Micheloni Varotto, Gabrielle Kretzchmer dos Santos e Alexandros Comunello, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), de Curitiba/PR. Clique aqui e saiba mais.

 

Próxima edição

O Concurso 027 do Portal Projetar.org já está lançado, e convida acadêmicos a propor uma habitação de interesse social no terreno onde estava localizado o edifício Wilton Paes de Almeida, localizado no largo do Paissandú, centro de São Paulo/SP. A edificação desabou em maio deste ano, pouco depois de ter sofrido um grande incêndio.

A edificação deve abrigar 200 famílias e contemplar 4 diferentes tipologias de apartamentos. O objetivo é provocar a reflexão e a discussão dentre os futuros arquitetos acerca das condições precárias nas quais vive uma parcela significativa da população brasileira, e dos impactos desta situação nas cidades brasileiras.

A novidade neste concurso é que, além de estudantes de arquitetura e urbanismo, recém-formados (até um ano) também podem se inscrever. As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de agosto. Clique aqui e saiba mais. Há premiação em dinheiro e publicação do projeto em revistas, sites e blogs parceiros.

Leia também: 

Estudantes de arquitetura de Curitiba vencem concurso de ideias para um motel urbano no Rio de Janeiro

 

 

X
X