
A 30a edição da CASACOR Rio Grande do Sul terá mais um momento celebrativo. A mostra, que está sendo realizada na edificação histórica Pia Chaves Barcellos, em Porto Alegre, vai comemorar o tombamento oficial do prédio, construído em 1923. Para marcar a data, será realizado um grande concerto com a Orquestra Jovem do RS e participação da integrante do elenco de profissionais da mostra, a soprano Paula Schwartz. O espetáculo acontecerá no dia 21 de setembro, quarta-feira, às 19h30, na igreja de estilo neogótico localizada no coração do prédio.
Na ocasião será entregue a instrução de tombamento, elaborada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre, para a direção da Escola Pampeano, que assumirá a edificação após a realização da mostra – que segue em cartaz até o dia 2 de outubro. O tombamento do Pia Chaves Barcellos é considerado um momento histórico para a cidade. O objetivo é preservar, através da aplicação da lei, o seu valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental para a população, protegendo o edifício para que não seja descaracterizado e preservando-o para as gerações futuras.
“A instrução descreve tudo o que deve ser preservado, conservado, o que deve ser salguardado, reconhecendo os méritos dessa edificação para que possa se tornar patrimônio do munípio, dada a sua importância arquitetônica e histórica. A partir de agora, toda a alteração terá que ser submetida à Secretaria Municipal porque ela se tornou um símbolo, um ícone da cidade, entre todos os outros que ela têm”, explica o arquiteto Lucas Volpato, Studio1 Arquitetura, que comandou o trabalho de restauro e revitalização da edificação para abrigar a edição 2022 da CASACOR Rio Grande do Sul.
História preservada
Localizado em um terreno nos altos do bairro Rio Branco, o prédio Pia Chaves Barcellos tinha como objetivo acolher e educar meninas órfãs e de famílias em situação de vulnerabilidade social, e manteve-se em funcionamento através da Associação de Irmãs Franciscanas até 2005. Idealizada por Ilza Chaves Barcellos por seus cunhados, a propriedade é um verdadeiro monumento em homenagem ao seu esposo Pedro Chaves Barcellos, que idealizou o projeto, mas faleceu antes da sua construção. O casal, conhecido na sociedade porto-alegrense por sua benevolência, não teve filhos, e se dedicou incansavelmente à assistência de crianças carentes, apoiando e sustentando ações de congregações voltadas para a educação.
Após a CASACOR Rio Grande do Sul – que permanece em cartaz até o dia 2 de outubro -, o prédio será transformado na nova sede da Escola Pampeano, seguindo a sua tradição educacional e o desejo dos seus idealizadores.
Concerto comemorativo
O público geral poderá assistir ao espetáculo adquirindo os ingressos especiais e limitados pelo valor de R$ 110. Os tickets, já disponíveis na bilheteria digital da CASACOR RS (link abaixo), dão direito à visitação dos 40 ambientes em exposição e ao acesso à capela. Toda renda adquirida com a venda dos ingressos do concerto será destinada à Orquestra Jovem do RS, projeto criado em 2009 com foco na formação musical de excelência, e voltada para o atendimento de crianças e adolescentes de famílias de baixa renda e integrantes da rede escolar, dos 10 aos 24 anos.
SERVIÇO:
GRANDE CONCERTO NA CAPELA DA PIA CHAVES BARCELLOS – CASACOR RS 2022
ONDE: CASACOR RS 2022 (Pia Chaves Barcellos – Rua Dona Leonor, 360 – Bairro Rio Branco – Porto Alegre/RS)
QUANDO: 21 de setembro, quinta-feira, às 19h30 (cerimônia de entrega do tombamento às 18h30)
INGRESSOS LIMITADOS: R$ 110 (com direito a visita na CASACOR RS e acesso ao espetáculo na capela)
LINK PARA COMPRA: https://casacorrs.byinti.com/#