Para comemorar 15 anos à frente do curso de redação Mais, em Florianópolis (SC), o professor e empreendedor Waltinho Maldonado convocou a arquiteta Larissa Gransotto para alinhar a bagagem conceitual e pedagógica do espaço com as novidades tecnológicas, estéticas e sustentáveis atuais.
Com 340 metros quadrados, a escola é composta por salas de aula e de atividades que se relacionam com seus usos e que podem ser alterados conforme necessidade. A partir da recepção (mais privativa pela acústica e atendimento aos visitantes), as cinco salas para aulas, duas para gestão e estúdio, que possuem configuração distinta de mobiliário.
“O objetivo principal foi a criação de um ambiente agradável, leve e natural para que os alunos pudessem se sentir acolhidos e terem o desenvolvimento do seu processo de criação textual facilitado pela utilização e apropriação do espaço”, conta Larissa, que aplicou princípios da terapia japonesa Shinrin-yoku, ou ‘banho de floresta’, que tem como principal objetivo aumentar a ligação do homem com a natureza, o que proporciona uma forte sensação de bem-estar, reduz os níveis de estresse e aumenta a concentração. Assim, apostou na inserção de elementos naturais e vegetação nos ambientes.
“A iluminação natural foi muito valorizada pelo fato de as principais atividades ocorrerem durante o dia. Em complemento, há iluminação LED quente e fria. A sala pátio, que possui 60 metros quadrados, possui som ambiente, projetor e iluminação para diferentes atividades. O uso de perfilados metálicos e luminárias tipo projetor facilitam a distribuição da fiação e eventual mudança”, detalha a arquiteta. Larissa se inspirou do estilo escandinavo, em que predomina uma arquitetura clean, aconchegante e com uso de tons neutros com pequenos pontos de cor, mas priorizou características, materiais e tecnologia locais.
Lâminas de bambu certificadas da Moradaeco revestem os móveis da recepção e as bancadas principais da sala pátio e o uso da tinta mineral cor cimento para parede destaque e forro do espaço vieram como proposta sustentável. Os demais elementos em branco e cinza são o contraponto neutro para ressaltar a vegetação.
Fotos: Pedro Caetano | Divulgação