No próximo dia 10 de março, será realizada a cerimônia de entrega do iF Design Award 2017, considerado o Oscar do design internacional. O evento acontecerá em Munique, na Alemanha, no Museu da BMW. Dentre os 26 prêmios conquistados pelo Brasil nesta edição, destacamos os seis projetos da região Sul: O RE, criado pela Saad branding+design para a IES Trading, ambas de Curitiba (PR); a Ratoeira Bench, desenvolvido pela Em2 Design para a gaúcha Reeps Indústria e Comércio de Móveis; a cadeira MIA, assinada pelo designer Jader Almeida para a Sollos, ambos de Santa Catarina; a cadeira Yori, projetada pelo designer paranaense Ronald Sasson para a indústria gaúcha TecLine; o balcão Penta Inox Flat 5GX, desenvolvido pela Tramontina, de Carlos Barbosa (RS); e o cobogó Votú, criado pelo arquiteto Arthur Casas especialmente para a gaúcha Solarium Revestimentos.
As empresas vencedoras passam a ter o direito de usar o reconhecido selo do iF em seus produtos e projetos, além de serem inseridas na exposição online do iF, que recebe cerca de 200 mil acessos por mês. Elas também passam a fazer parte do iF WORLD DESIGN GUIDE, uma plataforma digital de referência de empresas, escritórios, agências, instituições e profissionais de design de todo o mundo.
Fundado em 1953, o iF abrange as disciplinas de produto, comunicação, embalagem, design de serviço, arquitetura e design de interiores, além de conceitos profissionais. Confira, abaixo, a lista completa dos premiados nesta edição. Um deles conquistou, ainda, o prêmio máximo, o troféu iF Gold Award, que será conhecido somente na cerimônia de premiação.
COMUNICAÇÃO
Projeto/Design/Empresa
RE / saad branding+design / Rethink
Marquise Minhocão / Interbrand / Triptyque Architecture
Agência Um / Blackbird Branding / Agência UM
Marimbondo / Oeste / Canal C
Emotions Factory / Vetor Zero / nova/sb
Miami Open / Itaú Unibanco S/A / Itaú Unibanco S/A
Mó / Casa Rex / Lote 42
Pássaros / Casa Rex / Casa Rex
História da Arquitetura / Casa Rex / EDUSP
CD Araújo / Greco Design / Drogaria Araújo
Carnaval do Recife 2016 / Bel Andrade Lima e David Alfonso Suárez / Carlos Augusto Lira Arquitetos
Café Leão / Pharus Bright Design / Coca-cola Company
Youtube / Pharus Bright Design / Google
PRODUTO
Projeto/Design/Empresa
Fiat Toro / FCA Design Center LATAM / Fiat Chrysler Automobiles LATAM
SPLIT / Oppa Design (Mara Louisa Koeber) / Oppa Design
Ratoeira Bench / Em2 Design / Reeps Industria e Comércio de Móveis Ltda
Mia / Jader Alemeida design&arquitetura / Sollos
YORI / Ronald Sasson / TecLine
Penta Inox Flat 5GX / Tramontina Teec Design Team (Carlos Barbosa) / Tramontina Teec S/A
Aero / lumini (Fernando Prado) / lumini
Cobogó Votú / Studio Arthur Casas / Solarium Revestimentos
BONDE BST. / Foster Designer / SETRANS – Secretaria de Estado de Transportes do Rio de Janeiro
Coleção Duppla / Questto|Nó / Archi
Inoh!ffice / Mônica Monteiro e Luciano Monteiro / Luciano Trindade de Sousa Monteiro
ARQUITETURA
Projeto/Design/Empresa
Light Creature / Estudio Guto Requena / WZ Hotel Jardins
CONCEITOS PROFISSIONAIS
Projeto/Design/Empresa
Love Project / Estudio Guto Requena e D3 / Estudio Guto Requena
Poltrona Yori, criada por Ronald Sasson, designer e artista plástico paranaense radicado em Gramado (RS), para a Tecline Móveis, sediada em Bento Gonçalves.
Estrutura em aço, laminado de madeira Nogal, com pintura na cor marrom fosco e acento revestido em tecido. Minimalista em sua estrutura, a poltrona possui bordas de espessuras extrafinas. Os encaixes preservam as distâncias, valorizando o desenho e conferindo leveza para a peça, que tem um sistema híbrido de produção, unindo a alta tecnologia ao acabamento artesanal.
Foto: FotoItália | Divulgação
Cadeira Mia, criada pelo designer catarinense Jader Almeida para a Sollos, com sede em Princesa (SC).
A cadeira possui estrutura e braços em madeira maciça e assento e encosto. A fluidez é percebida por meio do ponderado equilíbrio de escala, proporções e linhas, além das torções e arestas chanfradas, que parecem transpor o limite da resistência da madeira.
Foto: Divulgação
Ratoeira Bench, criada pela Em2 Design para a Reeps Indústria e Comércio de Móveis, de Lajeado (RS). Assim como o objeto que inspira seu design, o travamento do assento se dá pela alavanca ocasionada pela divisão dos tubos dos pés. Para garantir suavidade e leveza, a madeira do assento foi arredondada, o que também confere contemporaneidade ao projeto. O banco se destaca tanto pela simplicidade e leveza visual, quanto pela maneira como os pés são travados aproveitando-se do próprio peso da peça e das pessoas sentadas nele (quanto maior o peso exercido maior o travamento).
O processo construtivo da peça se dá com assento em madeira maciça cortada e usinada em tupia manual. Pés em tubos de aço carbono dobrados e soldados e pintados em pintura eletrostática. Foto: Divulgação
Votú, o cobogó criado pelo arquiteto Arthur Casas para a gaúcha Solarium Revestimentos.
A inspiração para o produto, o primeiro criado pelo arquiteto Arthur Casas para Solarium Revestimentos, veio do vento. Do vento e da possibilidade de deixar passar ar, luz e ventilação simultaneamente, sem que isso permita a visualização total do que está do outro lado. Uma peça que dialogue com os projetos pensados pelo profissional e que possa ser utilizada tanto em áreas internas quanto externas. Assim nasceu o cobogó Votú (ar ou vento, em Tupi Guarani), uma placa cimentícia de 33cm x 33cm.
Cooktop Penta Inox Flat 5GX 90 Safestop da gaúcha Tramontina.
O cooktop tem superfície plana em aço inox e contempla linhas retas com design moderno e minimalista. A inspiração veio das linhas de pias em aço inox que a empresa já possuía permitindo a combinação dos mesmos para a utilização em cozinhas contemporâneas. Os queimadores são de alta eficiência com uma distribuição equilibrada, sendo que o queimador tripla chama oferece mais potência e é deslocado à esquerda, possibilitando a utilização de panelas maiores. As trempes individuais em ferro fundido com design exclusivo, robusto e imponente, proporcionam um contraste com as linhas planas de sua superfície em inox.
Foto: Divulgação
Projeto RE, desenvolvido pela consultoria Branding+Design para a IES Trading, ambas com sede em Curitiba (PR). As peças foram premiadas na categoria Comunicação.
Baseado na ideia principal da marca “pessoas inteligentes inspirando um planeta mais inteligente” foi criado um nome inesperado e flexível: RE.
O nome é um prefixo e significa “fazer novamente” (tendo o mesmo significado em português, inglês e espanhol, línguas dos países onde a empresa atua), trazendo conceitos como reutilizar, reduzir, renovar e reciclar. A identidade é cheia de personalidade e conta com frases que levam à reflexão, convidando as pessoas a repensarem seus hábitos e sugerindo um novo estilo de vida, como propõe sua tagline: Rethink.
As embalagens, que têm como um dos principais diferenciais a proposta de multifuncionalidade, contém uma tag em papel semente que pode ser plantada no próprio recipiente. Já os datasheets podem ser agrupados em função da necessidade do cliente, reduzindo a quantidade de papel.