Uma clínica de psicologia infantil transformada. Isso é o que a arquiteta e designer de interiores Karolinna Venturi, de Curitiba (PR), adicionou em seu portfólio. O consultório de 35 metros quadrados, além de ganhar um novo significado para sua proprietária, também ficou mais lúdico e acolhedor para seus principais frequentadores: as crianças.
Para a arquiteta, a diversão precisava fazer parte do cenário para os pequenos. ‘‘Criamos uma atmosfera predominantemente divertida aos olhos das crianças’’, conta Karolinna. ‘‘Além disso, o espaço também passa um ar de acolhedor. Isso tudo, porque os materiais utilizados foram pensados para esse tipo de impressão’’, diz.
Em relação ao layout, a arquiteta apresentou três opções após o estudo, e a decisão final priorizou a funcionalidade. “Já foi possível, no primeiro momento, determinar qual seria a opção mais funcional para a psicóloga no momento do estudo do projeto”, revela Karolinna. Entre as especificações, as escolhas foram por piso vinílico em todo o consultório, paredes com pintura lisa e pintura decorativa personalizada e MDF para os móveis.
Conforto visual
Um dos grandes destaques do projeto é a serralheria dourada, com peças pensadas para ‘aquecer’ o espaço e trazer um conforto visual. Além delas, as cores dos painéis Rosa Milkshake, da Guararapes, e Cinza Cobalto, da Berneck, trazem à lembrança a doçura de ser criança. Para a iluminação dos ambientes, a arquiteta optou pelo formato circular. ‘‘Também colocamos os focos de luz direcionados aos móveis, para que as salas não lembrem uma clínica e, sim, um espaço aconchegante’’, detalha a arquiteta.
O formato arredondado não ficou apenas nos focos de luz, a arquiteta espalhou o design por todo o consultório. ‘‘Nós buscamos, no projeto todo, ter essas formas arredondadas e mais fluídas, para tornar o espaço o mais lúdico possível’’, afirma Karolinna. ‘‘Esse formato está nos puxadores, no arco do painel, nos nichos, no sofá e tudo isso foi bem proposital’’, diz.
Para a psicóloga e proprietária da clínica, Camila Machuca, a transformação deixou o espaço ainda mais acolhedor para as crianças e adolescentes. ‘‘O desafio era grande, porque eu atendo crianças e adolescentes, então não poderia ser algo muito infantil, nem muito sério’’, afirma a psicóloga. ‘‘A Karolinna conseguiu unir esses dois universos e transformou a clínica em um lugar lúdico para as crianças e aconchegante para os adolescentes’’, completa.
Arte exclusiva
O projeto traz ainda um trabalho exclusivo da artista curitibana Mariana Terleski, que ganhou um espaço especial em uma das paredes do consultório. O intuito, de acordo com Karolinna, foi trazer a autenticidade para o ambiente. ‘‘Utilizar uma pintura exclusiva de uma artista como Mariana nos deu a alternativa de fugir dos tradicionais papeis de parede e fez com que o ambiente ficasse ainda mais lúdico’’, destaca a arquiteta.
Principais fornecedores:
Piso Vinilico – Tarket
Tintas – Suvinil
MDF – Guararapes e Berneck
Marcenaria – Fibra Móveis
Iluminação – F2 iluminação
Fotos: Bruno Meireles | Divulgação