fbpx Skip to main content
Destaques

Projeto do Sul é Destaque Inovação no Prêmio Saint-Gobain AsBEA de Arquitetura

Por outubro 26, 2022No Comments

A região Sul está bem representada entre os vencedores do 9º Prêmio Saint-Gobain AsBEA de Arquitetura. Importante conquista foi para o Edifício Modular Level, da Ato 9 Arquitetura, de Florianópolis (SC), vencedor na categoria Destaque Inovação. O projeto é de autoria do arquiteto Ronaldo Matos Martins, com equipe formada por Alisson Pazetto de Oliveira, Augusto Corrêa e Castro, Eduardo Matos Martins e Vinicius Coutinho Pereira. O anúncio dos vencedores foi feito ontem (25.10) em evento on-line transmitido pelo canal da Saint-Gobain Brasil no YouTube. Clique aqui para assistir.

Edifício Modular Level, da Ato 9 Arquitetura         (Crédito Foto: Mayara Goulart | Divulgação)

O projeto foi contratado pela empresa executora da obra  – Brasil ao Cubo – para desenvolvimento de edifício modular vertical off-site com implantação em um terreno localizado em Tubarão/SC. Desde o início dos trabalhos, a equipe de arquitetos e engenheiros trabalhou em paralelo com a fábrica que, com seu processo de fabricação e know how, orientou o desenvolvimento dos módulos que seriam fabricados para posterior transporte e içamento num prazo de 45 dias.

A agilidade foi possível porque o projeto foi elaborado a partir da tecnologia de engenharia simultânea e contrato integrado, onde todas as disciplinas utilizaram ferramentas BIM para o seu desenvolvimento. O edifício como um todo conta com oito pavimentos estruturados um sobre o outro que contabilizam uma área de 3.121,69m². Ele é composto por 73 módulos de tamanhos variados, indo desde aqueles menores planificados de 3,75×7,50m, até maiores tridimensionais de 3,75×15,0x4,20m.

Todo o processo de fabricação e instalação ocorreu em apenas 100 dias. Destes, 20 foram dedicados exclusivamente à acoplagem. Clique na imagem abaixo e assista ao vídeo.

 

 

A equipe da Ato 9 Arquitetura ressalta que, além de ser um produto altamente tecnológico, que fez uso de sistemas como o de placas fotovoltaicas e de aproveitamento de água da chuva, o partido arquitetônico utilizou estratégias bioclimáticas por meio de desenhos que aumentaram a performance do edifício. Nesse caso, através de brises para sombrear as fachadas e do atrium central, que possibilita o efeito chaminé de ventilação. A integração das placas fotovoltaicas foi feita até mesmo na fachada, contribuindo para bloquear a incidência da luz solar direta.

A arquitetura de interiores também foi integrada ao conceito industrial empregado, adotando elementos contrastantes, como o uso de madeira ecológica em alguns revestimentos, programação visual e do paisagismo, os quais humanizaram os espaços que abrigarão as empresas. No térreo, foi planejado um espaço de cafeteria junto a uma loja de conveniência, área que funciona como uma praça de recebimento dos usuários e aumenta a parcela de fachada ativa, conferindo vida à paisagem urbana. Neste pavimento, o posto de gasolina existente no terreno foi integrado ao conjunto.

Crédito fotos: Allan Vierne | Divulgação

Foto: Divulgação

Premiados do Sul

Da região Sul foram premiados, também, na Categoria Profissional, a Casa Pixel, de Felipe Braibante Kaspary, de Balneário Camburiú/SC, na categoria Edifícios e Conjuntos Residenciais; e Morar na mata – Casa Morretes, de Júlia Hamann, com a colaboração de Aline Zanchet e Pedro Pupe, da Harpa Arquitetura, de Porto Alegre/RS, na categoria Projeto Residências. Na Categoria Projeto Acadêmico: Mairarê – Instituto de Recuperação da Fauna e Flora do Pantanal, de Gabriela Kratz, com orientação de Eduardo Baptista Lopes, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), de Balneário Camburiú/SC.

 

Morar na mata – Casa Morretes, da Harpa Arquitetura

 

Casa Pixel, de Felipe Braibante Kaspary

 

Mairarê – Instituto de Recuperação da Fauna e Flora do Pantanal, de Gabriela Kratz

O Prêmio Saint-Gobain AsBEA de Arquitetura integra duas categorias com 6 tipologias, além de 4 destaques e o Melhor Projeto da Edição, serão premiados os melhores projetos com foco em Conforto, Inovação e Sustentabilidade, e diversas menções honrosas, distribuindo mais de R$ 370 mil em prêmios. A edição incentiva o uso de tecnologias e soluções inovadoras e a correta especificação de produtos e processos construtivos. Clique aqui e conheça os demais vencedores da edição.

 

Imagens: Reprodução premiosaintgobain.com.br

X
X