A CASACOR São Paulo apresentará sua 38ª edição de 27 de maio a 3 de agosto de 2025. Este ano, o evento estreia no Parque da Água Branca, um espaço verde urbano de grande importância histórica e cultural. Com 137 mil metros quadrados de remanescentes da Mata Atlântica preservados, o parque, inaugurado em 1929 e protegido pelo patrimônio histórico, representa um refúgio natural essencial dentro da cidade, oferecendo uma rara combinação de natureza e história em espaço público. A mostra ocupa um espaço de 10.161m² de área construída, com mais de 70 ambientes que incluem casas, apartamentos, lofts, jardins, além de espaços dedicados a instalações artísticas, gastronomia e compras.
Os projetos seguem o tema nacional da mostra – Semear Sonhos – que se fundamenta em três eixos: sonhos coletivos, ecossistemas em cooperação e confluência de saberes. O primeiro é um convite à reflexão sobre a capacidade de sonhar coletivamente e criar um futuro sustentável, que guie as ações humanas com harmonia e colaboração com a natureza. O segundo pilar destaca a integração entre o urbano e o natural, promovendo cidades como ecossistemas vivos que desafiam a separação entre o ambiente construído e a natureza. A proposta é criar cidades que funcionem como florestas. Por fim, o terceiro eixo enfatiza a colaboração entre diversas disciplinas e culturas. A transdisciplinaridade é apresentada como essencial para desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis que conectem áreas como arquitetura, engenharia, biologia e ciências sociais.
Sul no elenco da mostra paulista
Da região Sul do país, integra o elenco o arquieto Tufi Mousse, de Joinville (SC), já veterano na mostra paulista. De Santa Catarina também estão Natália Xavier e o trio Felipe Savassi, Alessandra e Higor Cipriani, da Modular Studio. O escritório OHMA Design, do Paraná, também está entre os representantes do Sul.
A CASACOR São Paulo tem, no elenco, Ana Maria Vieira Santos, Dado Castello Branco Arquitetura, Paola Ribeiro Interiores, João Armentano (AARQ Arquitetura), Marina Linhares, Bruno Carvalho (BC Arquitetos), Mauricio Arruda Design, Gisele Taranto Arquitetura e Léo Shehtman. O paisagismo será um dos grandes destaques desta edição, com projetos assinados por Gilberto Elkis, do escritório Elkis Paisagismo, Roberto Riscala Paisagismo, Mônica Costa Paisagismo, a dupla Catê Poli e João Jadão, Luciano Zanardo do Zanardo Paisagismo e os estreantes Simone Campos Paisagismo, Paula Varga Paisagismo e o Denis Bessa do escritório Estúdio Musgo.
Entre os profissionais e escritórios que retornam à CASACOR em 2025 estão Luciana Moreno Arquitetura, Daniela Funari Arquitetura, Gabriel Rosa Arquitetura, Natan Gil Arquitetura, Beatriz Quinelato Arquitetura, Vanessa Martins (SALA2 Arquitetura), Felipe Fichberg e Eloy Fichberg (Fichberg Arquitetura e Interiores), Kesley Santiago (Artek Arquitetura e Design), Henrique Freneda, Otto Felix (Studio Otto Felix), Paula Neder Arquitetura, Rodolfo Consoli Arquitetura, Gleuse Ferreira Arquitetura, Romário Rodrigues Arquitetos, Tufi Mousse Arquitetura e Gabriel Fernandes.
Estreias
Pela primeira vez na CASACOR São Paulo participam Leda Simões, a dupla André Bastos e Pedro Luiz de Marqui, Letícia Figueiredo e Priscila Sunao do escritório Traço 8 Arquitetura & Interiores, Giovanni Vespe Arquitetura, Larissa Perna do La Rous Studio Arquitetura e Interiores, Marta Martins, a dupla Carlos Navero e Melissa Camargo, Fernanda Zulzke Interiores, Marcos Serrano Miralles Arquitetura, Marília Aguiar Junqueira do MAJ Arquitetura, Felipe Carolo Arquitetura, Daniel de Castro Cunha Arquitetura e Interiores, Mariana Meneghisso e Alexandre Pasquotto do escritório Meneghisso & Pasquotto, as arquitetas Anike Tomanik e Kalyn Diegues, do escritório de arquitetura Lá na Teka.
Do Rio de Janeiro estarão Pedro Coimbra e Jackson Tinoco, João Panaggio do escritório Panaggio Arquitetura. Representando o Espírito Santo estão Renzo Cerqueira e Daniela Andrade Arquitetura. Já o Rio Grande do Norte será representado por Rodra Cunha, da Rodraarq. Representando o interior de São Paulo, Ribeirão Preto, estão a dupla Fabrício Frezza e Gabriel Figueiredo, do escritório Frezza & Figueiredo Arquitetura e Interiores e o Rafael Granero Arquitetura. Minas Gerais será representada pelo arquiteto Lui Costa. Já Goiás será representado por Expedito Bezerra e Lucas Panobianco do Bezerra Panobianco. A capital do Brasil, será representada pelos sócios Monica Pinto, Arnaldo Pinho e Isabel Veiga do escritório MAAI Arquitetura. Entre os jovens talentos desta edição as revelações são a arquiteta Yara Elias, do Lynhas Arquitetura, e Nicholas Oher e Paloma Bresolin, da OHMA Design.
Serviço:
CASACOR São Paulo 2025
De 27 de maio e 3 de agosto
Parque da Água Branca (Rua Dona Ana Pimentel, 40).
São Paulo (SP)
Ingressos: link
Foto: Fran Parente | Divulgação CASACOR São Paulo





