Catarina Village é o empreendimento que marca a estreia da incorporadora Procave em Florianópolis. Trata-se de um residencial de alto padrão que será erguido na Praia do Santinho, no Norte da Ilha de Santa Catarina, agregando melhorias para a comunidade: uma praça de uso público e um novo acesso à praia. A etapa atual é de contenções e terraplanagem, e a previsão de término da obra é 2029.
Com uma trajetória de 45 anos, a Procave é uma das principais incorporadoras do estado, com empreendimentos em Balneário Camboriú, Itajaí e Blumenau, entre residenciais e comerciais, incluindo business center, shopping e hotel. Para o seu primeiro projeto em Florianópolis, a Procave planejou um residencial, com 11 edificações de quatro pavimentos cada – batizadas de “vilas” – que incluem apartamentos “garden” (térreos e com quintal). Integrado à natureza, o Catarina Village vai ocupar menos de um terço da área total do terreno: 87.108,08m². Áreas de vegetação nativa serão preservadas e ampliadas.
“Um dos grandes desafios foi aproveitar da melhor forma as características do terreno. A área tem uma declividade natural que permite a distribuição das construções de forma bastante harmônica, sem comprometer, por exemplo, a vista da paisagem de quem circula fora do empreendimento”, diz o arquiteto Daniel Ceres Rubio, titular do escritório Desenho Alternativo, de Florianópolis. “Desde o início, nossa intenção sempre foi integrar natureza e a área urbana”, acrescenta. Com quase 40 anos de mercado, fundado por Daniel e pelo arquiteto André Schmitt, falecido em 2019, o escritório está entre os pioneiros naquela região da cidade, tendo contribuído para a formulação do plano de urbanização do bairro a partir do projeto do resort Costão do Santinho, nos anos 1980.
Responsável pelo projeto arquitetônico do Catarina Village, Daniel trabalhou em parceria com a MarchettiBonetti+, outro escritório de referência da capital catarinense, que assumiu os projetos de arquitetura de interiores, e com o arquiteto paisagista Alex Hanazaki, de São Paulo. O resultado foi o planejamento de um empreendimento que valoriza a ventilação e iluminação natural em todos os cômodos das unidades e a integração das áreas internas a um grande jardim. Outros itens de sustentabilidade adotados foram telhados verdes, sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva e a geração de energia fotovoltaica para as áreas comuns.
Mais de três mil metros quadrados de área do terreno serão destinados à implantação de infraestrutura viária e de lazer para atendimento aos moradores do bairro. O projeto inclui, por exemplo, a oferta de uma área comercial, o que vai fomentar a economia da região, e a construção de uma praça pública, que também terá o paisagismo desenvolvido por Alex Hanazaki. A Servidão Marciano Severino será alargada para permitir o acesso do caminhão de lixo e de bombeiros e passará a ter calçada, estacionamento público e rotatória. A região também vai ganhar um novo acesso à praia, compartilhado pelos vizinhos e os moradores do empreendimento. O caminho atual, por trilhas abertas na vegetação de restinga, será substituído por uma passarela de madeira suspensa e iluminada.
Ficha técnica:
Área Total da Obra
87.108,08m²
N° de Vilas
11 vilas
N° de Pavimentos
04 pavimentos
Incorporação Imobiliária
Início da obra: 2023
Término da obra: 2029
Projeto Arquitetônico
Desenho Alternativo Arquitetura e Urbanismo LTDA.
Daniel Ceres Rubio – Arquiteto e Urbanista
Gabriel Dutra e Silva Fermiano – Arquiteto e Urbanista
Roberta Lopes Flores – Arquiteta e Urbanista
Projeto de Fundações
Born Sales
Luis Fernando P. Sales – Engenheiro Civil
Ricardo Bergan Born – Engenheiro Civil
Projeto Estrutural
ESTENG Estrutural Engenharia
Alberto Campos Rodrigues – Engenheiro Civil
Projeto Elétrico, Automação, Telefônico, Dados e Voz
Zilli Engenharia Elétrica S/S Ltda
Anderson Dohmen – Engenheiro Elétrico e Engenheiro Civil
Projeto de Interiores
Marchetti e Bonetti
Giovani Bonetti – Arquiteto e Urbanista
Tais Marchetti – Arquiteta e Urbanista
Luis Fernando Motta Zanoni – Arquiteto e Urbanista
Licenciamento Ambiental
Ambiens Consultoria e Projetos Ambientais
Bruno Cota Dutra Pardinho- Engenheiro Sanitarista e Ambiental
Responsável Técnico Execução
Rosângela Pansera – Engenheira Civil
Coordenação de Projetos Executivos e Compatibilização
PROCAVE Investimentos e Incorporações Ltda
Edson Jorge Cachel – Arquiteto e Urbanista
Anna Paula Damaceno – Arquiteta e Urbanista
Juliana Pilan – Arquiteta e Urbanista
Rafael Krebs de Souza – Engenheiro Civil
Charles R. Schneider – Engenheiro Civil
Imagens: divulgação.
com informações da assessoria de imprensa e acervo ÁREA