fbpx Skip to main content
Notícias

Prêmio Salão Design lança campanha “Sua História tem Design” e anuncia data para as inscrições

Por maio 18, 2021No Comments

Com o mote “Sua História tem Design”, o Prêmio Salão Design, promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (RS), lança a campanha de sua 24ª edição e anuncia o período para inscrições: de 14 de junho a 31 de agosto de 2021.

A campanha, criada pela agência República das Ideias (Porto Alegre), ilustra que a vida pode ser contada por meio do design dos móveis, assim como a própria premiação tem sua vasta trajetória. Nesses 33 anos, já foram inscritos mais de 15 mil projetos e premiados 406. “A legitimação do design no contexto do setor moveleiro é o que motivou o Sindmóveis Bento Gonçalves a criar o prêmio, em 1988. Entendemos que a iniciativa revalida sua importância a cada ano, atuando como um canal de integração entre designers e indústrias, premiando o talento e apresentando ao mercado peças com diferencial competitivo”, pontua o diretor do Prêmio, José Ferro.

Exclusivo para projeto de mobiliário

Para a 24ª edição do Prêmio Salão Design, poderão ser inscritos somente projetos de mobiliário, não havendo categorias para acessórios e iluminação. O prêmio é aberto a estudantes e profissionais de design e áreas afins, com um total de R$ 80 mil em prêmios nessas duas modalidades, além de menções honrosas que podem ser designadas pelos jurados.

Também permanecem sendo concedidos os já tradicionais troféus Professor Orientador (para o orientador do melhor produto entre os estudantes) e Madeiras Alternativas. Esse último é uma parceria com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), que reconhece o uso de madeiras consideradas não muito utilizadas. Além do troféu especial, essa categoria inclui como premiação uma viagem ao laboratório do SFB em Brasília e expedição a áreas amazônicas de manejo sustentável.

A cerimônia de premiação e mostra de produtos do Prêmio Salão Design 2022 serão na Movelsul Brasil, em março de 2022, em Bento Gonçalves. Os vencedores participam, ainda, de mais uma exposição no próximo ano, durante o São Paulo Design Weekend. No site do prêmio, já está disponível o regulamento completo em português, espanhol e inglês: www.salaodesign.com.br.

 

Mais sobre o prêmio 

 O Salão Design é o prêmio brasileiro de design de mobiliário, promovido desde 1988 pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis). A iniciativa nasceu na Serra Gaúcha, no maior polo moveleiro do país, como indutora de inovação e ferramenta de competitividade para a indústria moveleira. Para além de uma vitrine de tendências e talentos, o Prêmio Salão Design tem parte na formação da identidade do design brasileiro e latino-americano.

 

Cronograma do Prêmio Salão Design

  • Inscrições: de 14 de junho a 31 de agosto de 2021
  • Julgamento da Primeira Etapa: De 09 a 30 de setembro de 2021
  • Divulgação dos resultados da Primeira Etapa: 11 de outubro de 2021
  • Prazo único para entrega dos produtos selecionados: Dias 10, 11 e 12 de janeiro de 2022
  • Julgamento da Segunda Etapa: 24 e 25 de janeiro de 2022
  • Divulgação dos vencedores: 01 de fevereiro de 2022
  • Mostra dos produtos premiados na Movelsul Brasil 2022: 14 a 17 de março de 2022
  • Cerimônia de premiação: 16 de março de 2022
  • Mostra dos vencedores na DW! Semana de Design de São Paulo: agosto de 2022 (data a definir)

 

Na imagem em destaque, a mesa Zals, design de Richard Tenfen e Augusto Meurer, Joinville (SC)
UNIVILLE | Universidade da região de Joinville –  vencedora na Categoria Desafio da Identidade Brasileira 2020 – Modalidade Estudante – no Prêmio Salão Design 2020. A peça homenageia dois grandes nomes do mobiliário modernista brasileiro – Jorge Zalszupin e Zanine Caldas. A experiência levou a dupla de estudantes a criar um estúdio em parceria, o Ambos Estúdio.

 

Leia também: 

Profissionais e estudantes do Sul são destaque entre os vencedores do Prêmio Salão Design 2020

 

X
X