A prefeitura de Maringá (PR) lançou o edital do Concurso Público Nacional de Estudo Preliminar para a requalificação do Eixo Monumental da cidade, totalizando 169.020,93 metros quadrados de área, dividida em sete trechos. Estas áreas incluem jardins, áreas públicas, estacionamento de veículos e calçamento perimetral às fachadas, além das vias perpendiculares ao Eixo Monumental que separam os trechos.
A participação é aberta apenas a equipes de profissionais compostas, no mínimo, por um arquiteto e urbanista e por um engenheiro civil, devidamente inscritos em seus respectivos Conselhos profissionais. As inscrições estão abertas até 3 de outubro. Clique aqui e confira o regulamento. O concurso é organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/PR).
Os projetos serão julgados por uma comissão especial formada pelos arquitetos e urbanistas Haroldo Pinheiro, José Gilberto Purpur, Mario Figueroa, Orlando Busarello e Renato Leão Rego. Serão considerados critérios como qualidade urbanística e paisagística; integração e contextualização urbana; mobilidade e acessibilidade; clareza do projeto; funcionalidade e atendimento ao programa de necessidades; exequibilidade, economia e viabilidade técnico–construtiva atendendo ao teto definido para a obra de R$ 50 milhões; adequação às normas e legislação. O resultado será divulgado no dia 1º de novembro.
do Projeto Executivo da Requalificação do Espaço Público do Eixo Monumental de Maringá, todos os Projetos Complementares e de Infraestrutura necessários, Memorial Descritivo, Compatibilização dos Projetos, Planilha Orçamentária e Cronograma de Obras, além de providenciar a sua aprovação junto à PMM e concessionárias devidas, dentro das Normas Técnicas vigentes e demais Legislações incidentes.
Eixo Monumental
O Eixo Monumental de Maringá é um importante espaço público central, que reúne alguns dos principais edifícios de interesse público da cidade. A requalificação da área será composta de uma sucessão de espaços livres que, além de permitir a circulação de pessoas, darão acesso aos edifícios de interesse público da área central, como a Catedral, um futuro Centro Cultural, o Terminal Intermodal e a Vila Olímpica. O desenho inicial da cidade é do engenheiro-urbanista Jorge de Macedo Vieira, e um dos elementos mais importantes é o chamado ‘eixo monumental’.
“É um momento histórico para uma cidade que já nasceu planejada e agora, com o esforço de toda a sociedade, procura melhorar ainda mais um espaço específico que passará por uma série de obras de requalificação”, assinalou o prefeito Ulisses Maia durante a cerimônia de lançamento do edital, na última segunda-feira, dia 20 de agosto. Na solenidade, o presidente do IAB/PR, Luiz Reis, reforçou que a iniciativa resulta em um dos maiores concursos de projetos do Brasil na área de arquitetura e urbanismo. “É preciso destacar que a Torre Eiffel e a construção de Brasília são frutos de concursos públicos. Daí a importância dessa iniciativa”, observou. Na oportunidade, o diretor-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (IPPLAM), arquiteto Celso Saito, classificou a iniciativa como “um trabalho de união pela cidade”.