O arquiteto e urbanista Lorí Crízel é o convidado da próxima edição do AAIcomvocê, evento que será realizada no formato on-line no dia 31 de março, das 18h às 19h30, sob o tema “Neurociência aplicada à Arquitetura”. A iniciativa é da Associação de Arquitetos de Interiores do Brasil (AAI Brasil-RS). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo Sympla. Clique aqui para inscrever-se.
“Quando falamos de neurociência aplicada à arquitetura estamos falando de embasamento científico de inúmeros conceitos e situações que já vinham se demonstrando reais e efetivos no universo da Arquitetura e do Design, porém através de outros estudos como, por exemplo, a chamada psicologia ambiental, que sempre se dispôs a entender a psiquê humana em relação ou em conformação com os ambientes em que habita ou frequenta”, explica Lorí, especialista em Neurociências e Comportamento Humano pela PUCRS, autor do livro “Neuroarquitetura, Neurodesign e Neuroiluminação: Neuroarquitetura e Teoria de Einfühlung como proposição para Prática Projetual”.
Segundo ele, a partir da Neuroarquitetura, o campo, que até então era apenas observatório, passa a ser complementado por condicionantes científicas, as respostas científicas envolvidas nesse processo. “A neuroarquitetura começa a trazer para um universo que já vinha sendo observado determinadas respostas e compreensões sobre comportamentos, sobre o modo relacional que determinado grupo de pessoas desenvolve com determinados ambientes, ou seja, o modo como as pessoas se relacionam, se identificam, se apropriam dos espaços”, complementa o arquiteto, titular do escritório Lorí Crízel + Partners e coordenador da Pós-graduação Master em Neuroarquitetura do IPOG.
A valorização do espaço e das experiências dos usuários desse espaço passa a ser analisada sob embasamento científico. “Através do conhecimento da neuroarquitetura embasando determinadas dinâmicas projetuais, determinadas ferramentas projetuais, acabamos tendo esse tipo de link agora com o novo universo, com essa nova composição de saberes que nos entregam diversos ferramentais de projeto”, reforça Lorí Crízel.
Sobre Lorí Crízel
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Lorí Crízel é especialista em Neurociências e Comportamento Humano pela PUCRS, Mestre em Conforto Ambiental pela UFRJ e acumula certificações internacionais de Design Thinking e Light Design pelo Instituto Politecnico de Milão (Itália). É membro da Academy of Neuroscience for Architecture – ANFA e atua como coordenador da Pós-graduação Master em Neuroarquitetura do IPOG.
Lorí é autor do livro “Neuroarquitetura, Neurodesign e Neuroiluminação: Neuroarquitetura e Teoria de Einfühlung como proposição para Prática Projetual”, lançado em 2021, que figura entre os mais vendidos na categoria Estudo e Ensino da Arquitetura da plataforma Amazon.
À frente do escritório Lorí Crízel + Partners, localizado em Cascavel (PR), o arquiteto apresenta trajetória de 20 anos na profissão, que inclui atividades de imersão profissional/acadêmica internacional em escritórios como Norman Foster (Londres), Zaha Hadid (Londres), Christian de Portzamparc (Paris) e BIG (Copenhagen), entre outros.