fbpx Skip to main content
Eventos

Mostra UNLTD Dreams inova com projetos apresentados em maquetes físicas

Por junho 7, 2022No Comments

A Mostra UNLTD Dreams Portobello apresenta oito projetos de arquitetura representados por maquetes realistas, repletas de detalhes. Uma mostra de arquitetura para exercitar a criatividade, com mínimo impacto ambiental. Os ambientes da exposição, montada na fábrica da Portobello em Tijucas, Santa Catarina, podem ser conferidos no site e ficarão disponíveis para visitação até dezembro de 2022.

A UNLTD Dreams marca também o retorno das visitas à fábrica da empresa, pós-pandemia. Por meio do relacionamento com as lojas Portobello Shop, os profissionais de arquitetura, participantes do programa Portobello+arquitetura, podem conhecer os projetos de perto.
“Na fase de transição pós-pandemia, as pessoas estavam precisando sonhar. Tivemos a ideia de trabalhar com maquetes, alguns acharam uma loucura, outros um sonho. Visitamos o estúdio do Álvaro Siza em Portugal e a Fundação Oscar Niemeyer no Rio e percebemos a importância das maquetes para os arquitetos”, Chris Ferreira, diretora de inovação e branding da Portobello.

A designer italiana Paola Navone, o arquiteto Rodrigo Ohtake, a organizadora do projeto Arquitetas Negras, Gabriela de Matos, Martin Corullon, do Metro Arquitetos, Mila Strauss, do MM18 Arquitetura, Mariana Maran, do Oka Arquitetura, Carlos Carvalho, do Studio Ro+Ca, e o renomado chef de cozinha Alex Atala assinam projetos de arquitetura autorais, interpretados em maquetes para a exposição. As representações têm 1,20×1,20m e trabalham com a escala de 1/10.

A abertura da mostra, no início de maio, trouxe também conteúdos especiais sobre as principais maquetes do Brasil e o caráter lúdico e sustentável por trás dessas criações. A programação incluiu um passeio com vídeos e a história de importantes representações arquitetônicas, como a cidade de Brasília, desenhada pelo arquiteto Lúcio Costa, a premiada maquete da sede da Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre, assinada pelo arquiteto português Álvaro Siza, a miniatura do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, do arquiteto e engenheiro espanhol Santiago Calatrava, e releituras em miniatura de obras icônicas do mestre brasileiro Ruy Ohtake, em São Paulo

 

Conheça os projetos:

 

Rodrigo Ohtake trabalhou com as sete cores da linha Oh!Take, cocriada por seu pai, Ruy Ohtake, junto com a Portobello, para demarcar diferentes superfícies. Formas curvas, tão características do seu trabalho, foram trabalhadas com Lastras filetadas.

 

Paola Navone utilizou no projeto suas três linhas desenvolvidas para a Portobello: Vedononvedo, Bonbon e o lançamento Shibori. Tudo isso em um loft com jardim central e mobiliário em tom índigo de azul, resultando em uma estética ousada e maximalista.

 

Mila Strauss, por outro lado, apresentou uma proposta minimalista, com apenas uma superfície Portobello em dois tons: Dansk Cement Graphite e Rope. Chamada de Casa Grid Solar 12, tem a iluminação desenhada dentro de uma modulação, com Lastras aplicadas do forro ao mobiliário fixo.

 

Martin Corullon também trabalhou com tons de preto e cinza, mas acrescentou em seu projeto Soma Forma, painel assinado por Nadezhda e Paulo Mendes da Rocha, arquiteto com o qual Martin colaborou.

 

Na mesma paleta usada por Martin, Gabriela de Matos trouxe sofisticação com o projeto de um estúdio de fotografia todo em Lastras de mármore Classic Marquinia.

 

Mariana Maran inspirou-se no apresentador Pedro Andrade e criou o Loft Cosmopolita pensado para seu estilo de vida. Ela utilizou Horizontes Santorini, produto cocriado com Pedro, para o painel da TV e em um banheiro que remete à tranquilidade da Grécia.

 

Carlos Carvalho abriu mão do mobiliário de uma casa tradicional e trabalhou com revestimentos e volumes. Dansk Cement Graphite e Rope ganharam cortes especiais para compor um piso surpreendente. Seu projeto foi batizado de Utopia.

 

O único ambiente assinado por um não arquiteto, o Espaço Macunaíma foi criado por Alex Atala. Ele é o novo parceiro da Portobello e criou uma cozinha que esbanja brasilidade.

 

Fotos: Guto Campos | Divulgação

 

 

X
X