Os cinco sentidos como referência e liberdade para criar ambientes inspiradores. A Mostra Artefacto de Balneário Camboriú (SC) consolida a iniciativa da marca de apresentar seus lançamentos e destaques em ambientes assinados nos últimos 20 anos. O showroom apresenta 10 ambientes, projetados por 16 profissionais, com propostas contemporâneas compostas, produzidas e arranjadas exclusivamente a partir do acervo da grife. Os lançamentos desenvolvidos pela arquiteta Patrícia Anastassiadis, diretora criativa da marca, Edition 2019, estão em destaque nos ambientes dos profissionais convidados. Inaugurada no final de junho, a mostra segue em cartaz até abril de 2020.
“Na edição 2019 da nossa tradicional Mostra, convidamos alguns dos melhores arquitetos, decoradores e paisagistas para cada qual à sua maneira, interpretar os móveis orgânicos e intemporais da Artefacto em projetos que têm como inspiração a visão, o olfato, a audição, o paladar e o tato. Esse exercício de olhar para dentro de si e de se compreender primeiro, para somente depois entender o resto do mundo – quase um sixth sense – aponta para o fato de que nunca vivemos tão interconectados, nem a comunicação se deu em tempo tão real”, explica o empresário Paulo Bacchi, fundador e CEO da Artefacto. Este ano, a Artefacto aposta nos ‘5 senses’ como tema de sua expo que vai rodar todo o país em versões regionais nas 20 lojas brasileiras da marca.
“Nesse contexto, os sentidos definem as experiências que temos na vida e as memórias que carregamos. Algumas são lembranças visuais, como recortes de um vídeo; outras podem ser engatilhadas por aromas que nos colocam em transe – ou pode ser uma música que te faz sorrir/chorar; talvez um sabor inesquecível de uma viagem idem; ou, com sorte, o abraço de quem te ama. As personas e suas interações consigo próprias, com os outros e com o planeta assumem o protagonismo nos ambientes inspiradores assinados por grandes profissionais”, acrescenta Paulo Bacchi.
Conheça o elenco da Mostra Artefacto Balneário Camboriú e suas propostas:
Ana Claudia Guerra e Phillippe Siarcos
Para a sua terceira participação na Mostra Artefacto, a arquiteta paranaense Ana Claudia Guerra e o marido e sócio Phillippe Siarcos, designer de interiores florianopolitano, assinam um espaço de 86 metros quadrados distribuídos em hall de entrada, sala de jantar, living e quarto. O ambiente descortina uma paleta mais neutra, pontuada por tons terrosos, iluminação intimista e a presença de móveis como a cabeceira Piet e os criados Constantin. O casal também planejou um jardim externo de 75 metros quadrados, perfeito para receber convidados e se conectar com a natureza, em que os destaques são o sofá Jaen e o balanço Ipê – sinônimos de conforto, elegância e contemporaneidade. Ana Claudia e Phillippe comandam escritório próprio, sediado em Balneário Camboriú.
(fotos do ambiente: Salvador Cordaro | Divulgação Artefacto)
Athos Peruzzolo e Daniele Carneiro
O arquiteto Athos Peruzzolo e a designer Daniele Carneiro estreiam na Mostra Artefacto com a área gourmet, de 40 metros quadrados. “O ambiente é composto por cozinha funcional, um lugar para refeições, e living conectado à adega. É possível aflorar os cinco sentidos por meio de eixos lineares, direcionando o olhar por todo espaço”, explicam. Com projetos em vários estados brasileiros, sua equipe do escritório Athos Peruzzolo Arquitetura, sediado em Itapema, atua nos segmentos da arquitetura, interiores, residenciais e comerciais. Os móveis e sua disposição – como é o caso do sofá Illi e das poltronas Alvar – valorizam a vivência do espaço em diferentes ângulos e usos, despertando as mais variadas sensações.
(fotos do ambiente: Fábio Jr. Severo | Divulgação Artefacto)
Carol Lopes
Em sua segunda participação na Mostra Artefacto, a arquiteta catarinense explica que o ponto de partida foi a nova cartela desert para mobiliário da marca. “No dia da escolha dos produtos, a paleta com tons terrosos veio à tona e, com ela, a vontade de criar um ambiente de base monocromática que realça a percepção visual para os detalhes no mix and match de materiais e outras cores”, explica. No espaço, Carol fez uso das poltronas Liberty, do sofá Antique e das mesas laterais Moon, Vidre e Croma. “Defino meu estilo como prático e versátil, gosto de trabalhar sobre bases de tons atemporais e neutros, com pinceladas de cor em elementos que compõem o decor dos ambientes”, explica Carol Lopes, sediada em Blumenau.
(fotos do ambiente: Salvador Cordaro | Divulgação Artefacto)
Deisi Priori
Em seu début na Mostra Artefacto, a arquiteta assina o lavabo destrinchado em espaço de 14 metros quadrados. O móvel da grife é apresentado de forma a explorar várias possibilidades de uso: “O aparador Rio, de área externa, é utilizado em tonalidade verde remetendo às folhas das árvores; a poltrona Dami, no tecido Pumpkin, lembra as flores, os grãos e sementes de café em amadurecimento em alusão à nossa tropicalidade”, explica Deisi, natural de São José do Cedro, no extremo oeste de Santa Catarina. Há pelo menos 15 anos no mercado, mantém escritório em Balneário Camboriú, desenvolvendo projetos área de arquitetura de interiores, reformas e retrofit de edifícios no estado catarinense, além de praças distintas como Paraná, Rio de Janeiro e até mesmo Miami.
(fotos do ambiente: Salvador Cordaro | Divulgação Artefacto)
Fernanda Eicke
Para sua quarta participação na Mostra Artefacto, a arquiteta Fernanda Eicke criou um dormitório com closet, bancada-bar e um pequeno living desenrolados em 39 metros quadrados. A mesa componível Brass, o módulo Discovery e o banco Nomade roubam a cena do décor. No metiê há 16 anos, Fernanda atua nas áreas de interiores, residenciais e corporativos, com escritório próprio sediado em Itajaí. “Sempre priorizo a funcionalidade em relação ao design. Ambos são importantes, mas o mais significativo é o bem-estar de quem irá frequentar o local. Meus projetos são atemporais, não sigo tendências, persigo intuição, funcionalidade, bom gosto – fatores aliados aos desejos dos clientes”, explica.
(fotos do ambiente: Fábio Jr. Severo | Divulgação Artefacto)
Lili e Geogea Golunski
Para a estreia na Mostra Artefacto, as designers de interiores Lili e Geogea Golunski apresentam um espaço de 50 metros quadrados, compostos por living integrado com jantar – e que vira sala de jogos. A inspiração é um refúgio urbano nos Hamptons, pontuado por seleção primorosa de mobiliário, caso da mesa de jantar La La Land e da poltrona Antilhas, escolhas ideais para traduzir um lifestyle chic à beira-mar. Com escritórios em Erechim, no Rio Grande do Sul, e em Itajaí, em Santa Catarina, mãe e filha assinam projetos em outros países e seguem firmes pelos caminhos da arquitetura e do design de interiores. Ambas acreditam no poder de criar baseadas na ligação que possuem com a cultura, fator conectado às inovações tecnológicas que o mundo tem a oferecer. As profissionais atuam em projetos residenciais, comerciais e buscam incansavelmente ampliar seus horizontes a cada nova concepção, tudo a fim de alcançar um estilo exclusivo e atender às expectativas de cada cliente.
(fotos do ambiente: Fábio Jr. Severo | Divulgação Artefacto)
Mariana Pesca
Estreante na Mostra Artefacto, a arquiteta Mariana Pesca pensou em um espaço não-convencional fugindo do que a forma ortogonal, cúbica e estática induzia. “O ambiente configura-se dentro de uma área de aproximadamente 40 metros quadrados, como um espaço de living e jantar, complementado por um bar de apoio. Todas essas ambiências compõem-se pelo mobiliário da Artefacto, entre os quais pudemos selecionar modelos, texturas, formas e cores que dialogam com o conceito visual que prevíamos”, explica. O grande destaque está no layout, em que o escritório procurou sair do óbvio, mesclando a sofisticação, conforto e elegância de móveis como a poltrona e puff Jeff, o sofá Argand e a mesa de centro Pandia com a ousadia e peculiaridade na disposição espacial. Mariana Pesca está no ramo de arquitetura há 20 anos, com escritório em Florianópolis e uma clientela fiel no eixo sul do país.
(fotos do ambiente: Fábio Jr. Severo| Divulgação Artefacto)
Maurício Christen e Claudio Schramm
Na primeira participação de Mauricio Christen e Claudio Schramm na Mostra Artefacto, a dupla entrega um living com jantar de 40 metros quadrados. Com as paredes quase todas revestidas em madeira, os tecidos estabelecem elegante harmonia junto aos quadros e lembranças de um colecionador experiente. Os profissionais atuam com design de interiores tanto para residenciais quanto corporativos, com escritório em Balneário Camboriú, e contam com trabalhos espalhados por todo o Brasil e também no exterior, em países como Estados Unidos, Itália, Suécia, África do Sul, Panamá, Bolívia, Equador e até uma loja no Cazaquistão. “Nosso foco é que o projeto seja a definição da essência do cliente”, declaram. A poltrona com puff Desert em camurça e couro e as mesas laterais Croma são os destaques da composição de shape elegante e sob medida.
(fotos do ambiente: Fábio Jr. Severo | Divulgação Artefacto)
Sibele Ristow Wodzinsky
Em sua primeira participação na Mostra Artefacto, a arquiteta Sibele apresenta um living e dormitório de 30 metros quadrados todo composto por móveis Beach & Country. O espaço aposta na leveza, no aconchego, nos tons claros e na sofisticação, com escolhas como a cama Zafra, a mesa Brindisi e o banco Monzon. A curadoria do mobiliário foi minuciosa e conta com detalhes de couro, madeira e fibras naturais que, juntos à palha da parede e à pedra de quartzito no painel, fundem-se em elementos propositalmente selecionados para aguçar os sentidos do tato e da visão por meio de um mix de texturas e cores. Encantada pela aliança entre estética, técnica e função, a arquiteta segue firme há quase 20 anos elaborando projetos arquitetônicos e de interiores em seu escritório, em Jaraguá do Sul (SC).
(fotos do ambiente: Fábio Jr. Severo| Divulgação Artefacto)
Vanessa Larré, Fernanda Debeterco e Samantha Sperotto
Em sua quarta participação consecutiva na Mostra Artefacto, a arquiteta Vanessa Larré, ao lado das arquitetas Fernanda Debeterco e Samantha Sperotto, assina o ‘loft 5 sentidos+1’. O espaço estimula os visitantes por meio de materiais, texturas e iluminação. “Somos amantes das cores, mas, de forma inédita, escolhemos nosso mobiliário inteiramente branco, que por definição é a união de todas elas”, explicam. A chaise long Plein, a poltrona Russel e a cadeira Silhouette brilham no espaço. “Nossa aposta foi inserir fantásticos móveis brancos em um cenário surreal inundado por um projeto luminotécnico surpreendente’’, finalizam. Com sede em Balneário Camboriú, o escritório de Vanessa Larré já desenvolveu projetos que vão desde uma igreja em Balneário Camboriú até a residência de um sheik em Doha (Catar). Atualmente, elas seguem com projetos comerciais e residenciais em Miami e por todo Brasil.
(fotos do ambiente: Salvador Cordaro | Divulgação Artefacto)