fbpx Skip to main content
Eventos

Os desafios e as soluções para modernização, conservação e acessibilidade em edificações históricas em debate em Santa Catarina

Por junho 4, 2023No Comments

O Círculo Ítalo-brasileiro de Santa Catarina realiza Ciclo de Palestras, nos dias 5 e 6 de junho, sobre Modernização, Conservação e Acessibilidade em Edificações Históricas – Desafios e Soluções. Nos dois dias, vão ocorrer mesas redondas nas quais serão apresentadas falas de convidados especialistas da área e posterior bate-papo entre os convidados e o público interessado. As inscrições são gratuitas pelo site www.circuloitalobrasileiro.com.

A realização desse evento faz parte da contrapartida social do projeto de restauro completo e inovador de importante sobrado, localizado à Praça XV de Novembro, no Centro de Florianópolis, onde funcionam as atividades do CIB/SC. Outra contrapartida oferecida no projeto é a disponibilização do imóvel para as aulas da disciplina de Patrimônio Histórico e Técnicas Retrospectivas, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), permitindo aos alunos interagirem, na prática, com temas tratados durante as aulas teóricas na universidade.

Confira a Programação do Ciclo de Palestras

5 de Junho | 18h30

O Círculo ítalo-Brasileiro em Santa Catarina – Alessandra Carioni – Presidente CIB/SC

Coordenação técnica do projeto – Lilian Mendonça, Arquiteta

A patrimonialização dos bens imóveis e a promoção da acessibilidade universal – Rui Stanzani R. Lapa, Arquiteto, SEPHAM/PMF

Desafios e Limitações da Acessibilidade em Edificações Históricas: estudo de caso Palácio Cruz e Sousa – Florianópolis SC – Marcia Escorteganha. DPAC/FCC

Acordo de Cooperação Técnica entre o Dep. Arquitetura da UFSC e FCC: relato da experiência de projetos voltados à acessibilidade em edificações históricas – Professor João Paulo Schwerz. Dep. Arquitetura e Urbanismo/UFSC

Soluções Arquitetônicas para a melhoria de acessibilidade às fortalezas do sistema defensivo da ilha de Santa Catarina – Marina Cañas Martins e Julia Moraes Callado. IPHAN-SC

Canteiros Modelo de Conservação: Desafios e Estratégias para a Conservação do Patrimônio Tombado pelo IPHAN – Paulo Henrique Farsette. CGCO/DEPAM/IPHAN | Palestra virtual

 

6 de Junho | 18h30

O Círculo italo-Brasileiro – Alessandra Carioni – Presidente CIB/SC

Projeto Cultural – Maria Teresa Lira Collares, gestora cultural. Rede Marketing Cultural

Espaço Patrocinadores: Engie – Luciane Pinheiro Pedro. Gerente de Responsabilidade Social Corporativa

Projeto Arquitetônico de Restauração e acessibilidade – Lilian Mendonça. Prospectiva Arquitetura, Restauro e Consultoria Ltda

Projeto de reforço estrutural e novas estruturas – Jorge Luiz Schreiber e Jorge Henrique da Silva Schreiber – Schreiber Engenharia

Sistemas de climatização, ventilação e exaustão – Rogers Rogério Farias. Clima Shop Qualidade do Ar Interno

Projeto Luminotécnico – arquitetura de iluminação – Marina Makowiecky. Allume Arquitetura de Iluminação

Projeto Elétrico -Marcos Dameral. Schreiber Engenharia

 

 

Saiba mais sobre o histórico do projeto:

O projeto que está em andamento vai completar um trabalho iniciado no ano de 2017. Aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida por Lei Rouanet, a mais recente etapa do projeto de restauro da sede do CIB/SC contempla a elaboração dos projetos complementares de engenharia, a fim de promover a modernização de suas instalações, proporcionando maior conforto e segurança ao seus usuários. O projeto também contempla a adequação da edificação às atuais normas de acessibilidade física, para o aprimoramento do atendimento das atividades complementares de cunho cultural e filantrópico da instituição.

A etapa atual do projeto teve início no final de 2022 e decorre da aprovação do Projeto de Conservação, modernização e acessibilidade do Círculo Ítalo Brasileiro de Santa Catarina – CIB/SC – Programa Nacional de Cultura -PRONAC 193159, junto ao Governo Federal. A viabilidade de execução desse projeto foi possível com o aporte de recursos das empresas Grupo DASS Sul Calçados e Artigos Esportivos LTDA, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, Engie Brasil Energia comercializadora LTDA e de pessoas físicas e usuárias da estrutura que acreditaram na proposta, utilizando os benefícios fiscais da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A diretoria do CIB/SC vem se dedicando há anos para a consolidação deste projeto, que já foi contemplado com o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/Patrimônio Cultural – Edição 2019, com o Projeto de conservação, modernização e acessibilidade da sede do CIB/SC. Nessa primeira etapa, sob a inscrição #25191545, foi possível dar início aos trabalhos, desenvolvendo os projetos de arquitetura de restauração e novo layout, de acessibilidade e de paisagismo.

Dois anos mais tarde, a instituição foi novamente contemplada com o Prêmio Elisabete Anderle – Edição 2021, com o projeto Restauração emergencial da fachada Praça XV de Novembro da sede do Círculo Ítalo-Brasileiro de Santa Catarina. Foi a terceira etapa, sob a inscrição #02370. Com os recursos desse prêmio, a instituição executou a restauração emergencial da fachada da edificação, que hoje pode ser apreciada por quem passa na região central da cidade.

Dentre os projetos complementares contemplados pela etapa atual, destacam-se o projeto luminotécnico, de climatização, de recuperação estrutural e incorporação de novas estruturas físicas, de instalações elétricas e eletrônicas, hidrossanitárias e do importantíssimo projeto de prevenção e combate a incêndio. Com a conclusão desses projetos, serão desenvolvidos ainda a orçamentação e a elaboração do cronograma da obra, visando a realização da fase final do projeto cultural.

 

Sobre o bem cultural

Em 1997 o Governo do Estado autorizou a concessão de uso do imóvel ao Círculo Ítalo Brasileiro de Santa Catarina – CIBSC pelo prazo de 20 anos, com a condição que o mesmo realizasse obras de restauro no edifício. Em 2016 através do processo da Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina – SEA/SC – SEA 5348\2016, houve a renovação do termo de Concessão de Uso de bem Público n. 07|2016 para o Circulo Ítalo Brasileiro de Santa Catarina por mais 20 anos.

A Casa d’Italia então é uma edificação pertencente ao Estado de Santa Catarina, concedido ao uso e responsabilidade do CIBSC por meio de Termo de Comodato, assinado em 1997 e renovado em 2016 até 2036.

O casarão que hoje abriga o CIB/SC tem uma longa história. Embora não seja possível precisar sua data de construção, estima-se que sua estrutura inicial seja do final do século XVIII. A edificação passou por diversas transformações ao longo do tempo – assim como a cidade de Florianópolis – mas, atualmente, conserva as feições da reforma realizada no ínicio do século XX. Nessa reforma, além do recuo da sua fachada, a edificação teve suas feições transformadas ao gosto estético da época, o eclético, e ainda as mantém.

O conjunto arquitetônico, do qual o sobrado faz parte, inclui diversas casas da região e é tão significativo para a história e para a paisagem da capital catarinense que foi um dos primeiros a serem tombados pelo Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural de Florianópolis.

Além da edificação em si, também denominada Casa D’Itália, o uso atual é, igualmente, de grande valor para a cultura florianopolitana. O CIB/SC ministra os cursos de Língua Italiana e promove manifestações artísticas e culturais, como palestras, cursos extracurriculares, de gastronomia, exposições de artes plásticas, fotografia e lançamentos literários, promovendo a interação social em pleno coração de Florianópolis.

Patrimônio histórico valorizado

A arquiteta Lilian Mendonça, da empresa Prospectiva – Arquitetura, Restauro e Consultoria, é a responsável pelo projeto arquitetônico, desenvolvido na primeira etapa do projeto cultural. Para ela, “reabilitar a sede do CIB/SC significa, além da recuperação e conservação física, a permanência de um espaço tradicional de trocas sociais e culturais, muito significativo para a preservação da identidade urbana da área central de Florianópolis”.

A coordenação geral do projeto é do CIB/SC e a coordenação técnica é feita pela Prospectiva, através do trabalho das arquitetas Lilian Mendonça e Vanessa Pereira. Mesmo sendo secular, “a edificação resiste ao tempo e tem ampla capacidade de atender a comunidade com conforto e segurança, desde que bem conservada e devidamente modernizada”, destaca Vanessa. Para ela, o projeto representa “mais um incentivo à valorização da área que vem passando por importantes transformações nos últimos anos”, referindo-se ao conjunto de construções históricas em frente à Praça XV, que chama a atenção da população local e de milhares de turistas que visitam a cidade anualmente.

A diretoria do CIBSC tem agora a perspectiva real do impacto positivo que esse empreendimento terá na comunidade local e de ocasião. A presidente do CIB/SC, Alessandra Carioni, comenta: “Estamos convencidos de que a preservação da nossa Casa d’Italia, patrimônio arquitetônico da cidade, não só proporcionará conforto visual, mas também despertará a curiosidade, o interesse e a reflexão sobre a importância do compromisso e da responsabilidade individual no conhecimento e crescimento pessoal em prol da boa convivência em coletividade”. Ela complementa que “cada reunião realizada com a equipe técnica tem sido uma fonte de motivação pessoal, pois me permite visualizar a transformação que esse projeto trará para a cidade e para as pessoas. É gratificante poder ver que tudo o que foi sonhado nos últimos anos está se tornando possível nesta etapa do projeto.“

 

FICHA TÉCNICA

Projeto: Conservação, modernização e acessibilidade do Círculo Ítalo Brasileiro de Santa Catarina – CIB/SC
Coordenação Geral e captação de recursos: Círculo Ítalo Brasileiro de Santa Catarina
Coordenação Técnica: Arquiteta Lilian Mendonça em parceria com a arq. Vanessa Pereira
Produção executiva e captação de recursos: Rede Marketing Cultural
Revisões, ajustes e compatibilizações: Prospectiva – Arquitetura, Restauro e Consultoria
Projeto Luminotécnico: Allume Arquitetos Associados
Projeto de climatização: Clima Shop
Projeto estrutural e instalações elétricas e eletrônicas: Schreiber Engenharia
Projeto de preservação e combate a incêndio e de instalações hidrossanitárias: Triches Engenharia e Consultoria
Orçamentação e cronograma de obra: José Eraldo Espíndola
Assessoria de Imprensa: Linete Martins Assessoria e Consultoria em Comunicação
Canais digitais e designer gráfico: Pagno Comunicação
Patrocinadores:
Grupo DASS Sul Calçados e Artigos Esportivos LTDA
Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul BRDE
Engie Brasil Energia comercializadora LTDA

 

 

Texto e imagens: divulgação CIB/SC

X
X