O Prêmio Salão Design, maior premiação de design de produto da América Latina, entrou essa semana na fase final de julgamento, com o anúncio dos projetos aprovados pela comissão julgadora para a segunda etapa. São 58 projetos finalistas entre os 629 inscritos por Estudantes, Profissionais e Indústria/Varejo, originários do Brasil, Argentina, Cuba e Uruguai. Os jurados nessa edição são os designers brasileiros Bruno Faucz, Brunno Jahara, Letícia Grisa, Nicole Tomazi e o alemão Salvatore Figliuzzi. Os finalistas são submetidos à avaliação do júri sem a identificação dos nomes dos autores dos projetos. Os vencedores serão conhecidos em janeiro de 2018.
O diretor do Prêmio Salão Design, Eduardo Nuncio, destaca a importância do prêmio para a formação da identidade do design brasileiro, especialmente considerando que a iniciativa chega a seus 30 anos de realização em 2018. Ele conta que foi justamente a proximidade dessa data importante que motivou a organização a promover mudanças importantes no regulamento para essa edição, sendo a principal delas a substituição das tradicionais categorias pela premiação em primeiro, segundo e terceiro lugares para cada uma das modalidades – Estudante, Profissional e Indústria/Varejo. Serão concedidos, ainda, três superprêmios para os melhores produtos da edição.
Já tradicionais na premiação, permanecem sendo concedidos o troféu Professor Orientador para os melhores produtos de estudantes e também o Prêmio Madeiras Alternativas, esse último em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro e que reconhece o uso de madeiras consideradas não muito utilizadas. Nuncio pontua ainda que, além das premiações em dinheiro, o Prêmio Salão Design oportuniza a seus premiados uma vitrine sem igual para a divulgação de seus produtos. “No próximo ano, os vencedores participarão de duas mostras de produtos: em março, na feira Movelsul Brasil, e em agosto, durante a High Design Expo, que integra a programação da semana brasileira de design, em São Paulo”, reforça.
Na fase final de julgamento, os finalistas enviarão seus produtos em escala real para a cidade de Bento Gonçalves, onde está a sede do Sindmóveis, entidade promotora do Prêmio Salão Design. Isso ocorrerá em janeiro de 2018, conforme o cronograma abaixo. Com um histórico de 14.213 projetos inscritos até hoje, o Prêmio Salão Design tem patrocínio de Berneck e Interprint.
CRONOGRAMA
Entrega dos produtos para a etapa final: 11, 12 e 15 de janeiro de 2018
Escolha dos premiados: 22 e 23 de janeiro de 2018
Mostra e premiação: Movelsul Brasil 2018, de 12 a 15 de março de 2018, em Bento Gonçalves
Segunda mostra dos premiados: High Design Expo, de 28 a 30 de agosto de 2018, em São Paulo
Saiba quais são os projetos finalistas do Prêmio Salão Design 2018:
Clique aqui e veja todas as fotos.
Estudantes
Poltrona Flor
Mesa Quebrada
Coleção Diagonal
Abajur Serena
Eco-Capas
Click Up
Cipó
Indústrias
Mesa Falésia
Mesas La Palme
Mini Nadda
Tune
O2
Profissionais
Poltrona Trópico
Cadeira Bruna
Paisaje Oriental
Sarajevo
Sofá Valle
Sofá Apollo
Zyklus
Ika
Poltrona Lina
Poltrona Corcovado
Cadeira Farofa
Cadeira Ciranda
Praêra
Horing
Hum
Linha Flutua
Linha Zina
Linha Dobra
Linha Carbono
Sistema Pinote
Móveis de Aluguel
Varanda
Linha Cristal
Dos
Colección Mesas Auxiliares Loto
Rupestre
Mesa Ceramista
Komodo
Franca
Penteadeira Nena
Cocoon
Hermit Lamp
Proyecto Mutan
Luminária Costureira
F.Ly
Hoop Lamp
Amarcord
Descanso Tec
Perla
Seta
Cabideiro Pinduh
Castiçal Veleiro
Blendo
Biblioteca Latorna
Kitangu
Cotoco