fbpx Skip to main content
Destaques

Livro valoriza a memória e apresenta a história visual de museus escolares de diversos países

Por abril 16, 2021No Comments

A equipe do Museu da Escola Catarinense, incluindo seus estagiários e bolsistas, empreendeu uma pesquisa que fez parte de trabalho realizado em sua maior parte durante o período da pandemia da Covid-19. A pesquisa resultou no livro Museu da Escola Catarinense da UDESC e outros museus do mundo: memória e história visual, de autoria de Sandra Makowiecky, Beatriz Goudard e Marli Henicka, publicado pela editora Lilás.  

A partir de um levantamento inicial, foram elaborados textos informativos com os principais dados de Museus disponíveis em seus sítios na internet, bem como foram selecionadas fotografias significativas do acervo material. “A pesquisa consistiu em visitar sites
 e redes sociais de vários museus da escola no Brasil e no mundo, pelo seis continentes, a saber: América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida. 
O que contemplamos no livro, foi o que conseguimos encontrar, o que não significa que esgotamos as buscas”, explica Sandra Makowiecky, professora Doutora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – Centro de Artes e diretora do MESC. No total, 73 museus museus da escola, museus pedagógicos e museus escolares foram pesquisados, em páginas eletrônicas da própria instituição e de informações disponíveis na internet.

Na elaboração dos textos, buscou-se seguir um roteiro padrão, destacando informações gerais e breve história do Museu pesquisado, a descrição das suas coleções/acervo, exposições e salas existentes e fotografias do museu. “Nosso esforço tem o mérito da coleta, catalogação
 e fornecimento de informações reunidas em um único local, ampliando o registro visual”, reforça Sandra.

Tour virtual

Na pesquisa, de um universo de 73 museus espalhados pelo mundo, apenas sete dispõem de tour virtual completo: Cathedral of Learning (Pittsburgh, Pensilvânia, Estados Unidos); Museo Andaluz de La Educación (Málaga, Espanha); Museo Pedagógico de la Faculdade de la Educación de la Universidad de Sevilla (Sevilla, Espanha); Museo Pedagóxico da Galicia (Santiago de Compostela, Espanha); Le Musée National de L’éducation (Rouen, França); School Life and Education Museum (Atenas, Grécia); e Museo Storico della Didattica Mauro Laeng (Roma, Itália).

“Em comparação com os demais, o tour virtual do MESC pareceu ser o mais completo de todos, além de ser interativo, fato que não caracteriza os demais”, considera Sandra. O MESC também apresenta conteúdo em plataformas de acesso ao público como Facebook e Instagram, algo que a maioria dos museus estudados não possui, de acordo com as autoras. “Com essas iniciativas, o MESC se constitui como espaço de excelência em inovação, cultura, educação e arte no centro histórico de Florianópolis, recebendo visitas guiadas sob agendamento e visitantes dos mais variados locais com o intuito de despertar nas pessoas a ressignificação da memória escolar e da preservação de nossa cultura educacional”, enfatiza a diretora do MESC.

Clique aqui para acessar o livro na íntegra.

 

Na Galeria, a capa do livro e imagens que compõem a obra. 
Na foto destaque, sala de época existente no andar superior do MESC, localizado em Florianópolis (SC), que apresenta a reconstituição de uma saia de aula dos anos 1950. 

 

 

X
X