Quem passa por Sebastião do Caí, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), não deixa de parar no posto de combustível da rede SIM às margens da RS-122, no sentido interior-capital. E não é só para abastecer o carro. A atração é a lanchonete em estilo retrô inaugurada em maio deste ano, com ambientes temáticos inspirado nos anos 1950. O projeto, executado pelo arquiteto Carlos Santos e pela designer de interiores Ariane Pistorello, foi concebido pelo departamento de mercado da rede.
“Em conversa com o diretor da empresa, guardei duas coisas que ele me disse: que o ambiente não fosse caricato e que as pessoas, ao entrarem no local, tivessem a sensação de estar realmente nos anos 1950”, conta a designer de interiores Ariane Pistorello, sócia da OPEN Design de Interiores, com sede em Caxias do Sul (RS). A partir desse briefing, ela iniciou o trabalho de pesquisa de cores, materiais, estilos e mobiliários da época. “Eu fazia questão de que cada detalhe do projeto fosse fundamentado e tivesse um porquê. Esta pesquisa se deu através de imagens de ambientes, livros de história do Design e do contexto histórico da época. O que encontrei foram referências ao grafismo, mobiliário de madeira, metais (aço inox), azulejos, luminárias bem características e cores pouco saturadas. Estes foram os itens que mais trabalhei no projeto”, detalha.
O grafismo está no revestimento cimentício do piso, no papel de parede e nos cobogós – elementos essencialmente brasileiros e muito usados naquela década. O mobiliário recebeu lâmina de madeira natural e o aço inox está presente em vários detalhes, das luminárias ao móveis. Os azulejos foram aplicados na área de lanches e nos sanitários.
“Para mim, o ambiente atendeu à sua proposta, uma vez que os profissionais da área reconhecem o trabalho de pesquisa que foi feito. Porém, o mais importante é que os usuários se sintam bem e encantados dentro da loja. Ver a importância do nosso trabalho, com a responsabilidade que temos perante à marca da empresa e seus usuários, é extremamente gratificante. As pessoas querem saber onde fica, querem ver e usufruir das experiências que o lugar nos traz. É incrível a quantidade de pessoas que podemos atingir com um projeto de interiores”, comemora Ariane.
Fotos: Zé Roberto/Agência Gampi | Divulgação.