Jardim Raízes é o espaço criado pela Terraço Paisagismo para a CASACOR SC 2024 em Florianópolis, que acontece até o dia 24 de novembro no antigo Hotel Maria do Mar, no bairro João Paulo. O projeto se caracteriza por criar espaços coletivos de conexão entre ambientes, diante do mar de águas calmas – paisagem que convida a uma parada demorada neste ambiente.
A concepção do projeto buscou o direcionamento do olhar para a natureza circundante e para as vistas da Baía Norte da Ilha de Santa Catarina e para emoldurar o pôr do sol no mar e morros da Grande Florianópolis. Resulta um conjunto de recintos que une a paisagem natural das águas do mar e a areia natural da praia de João Paulo. Os espaços variam desde uma praia criada, solução simples e de baixo custo que resgata a faixa de areia, a ambientes de descanso e lazer que proporcionam conforto e resgatam memórias afetivas.
Plantas, texturas e mobiliário compõem o desenho e elementos de paisagismo com a proposta de evocar memórias íntimas e experiências para uma profunda conexão com nossas raízes. “Raízes é um projeto experimental como uma passagem para nossa história e uma janela para nossa ancestralidade, conceito chave trabalhado para composição e escolha de materiais naturais e brutos, com fornecedores conectados com comunidades e ciclos da natureza”, diz o arquiteto Rodrigo Gheller, fundador do escritório Terraço Paisagismo.
Recantos para estar e contemplar
Um caminho interliga espaços aos maciços vegetais e o estar no deck, que dá acesso ao estar com fogo de chão, à praia criada e ao recanto de árvores. O mobiliário contemporâneo no estar no deck e estar com fogo são responsáveis ecológica e socialmente, e juntam-se à elementos de ambientação que remetem ao mar, à paisagem litorânea e às diversidades de ancestralidade, resultados de um atento garimpo. Destacam-se um mobiliário de peças reaproveitadas da pesca e resgatados da natureza, os tapetes de taboa em fibra natural e de fibra de bananeira e sisal. Os vasos orgânicos são feitos a mão em uma olaria mineira.
Os maciços de vegetação emolduram os espaços, partindo da premissa de um paisagismo ecológico, marcado por privilegiar espécies plantas arbustivas e herbáceas tropicais e nativas da mata atlântica como filodendros, costela de adão, helicônias e xanadus. O projeto também inseriu um pé de limão galego e araçazeiro adultos, típicos da região litorânea catarinense, que se juntam às palmeiras e à pitangueira existentes. Uma parede verde forra o fundo do Jardim Raízes com espécies tradicionais da casa brasileira como arruda, samambaia, dinheiro-em-penca e russélias. Em meio à vegetação, uma cadeira feita de materiais reutilizados de pesca convida ao contato e ao descanso no meio da natureza. Já a escultura em suporte pivotante feita de uma sessão de árvore resgatada contrasta com a composição das folhagens de forração e de fundos.
No estar com fogo, a lareira circular com um design contemporâneo e sóbrio é o objeto central do estar. O fogo traz aconchego para o ambiente externo junto às cadeiras de materiais naturais. No recanto de árvores, foram instalados balanços em madeira e corda projetados e executados pelo Mart Studio. As peças, encomendadas para o projeto, foram pensadas em proporções e usos diversos, convidando a serem utilizados de maneira variada e lúdica, para remeter à sensação de usar esse mobiliário urbano na infância. As equipes do Mart Studio e do Terraço Paisagismo propuseram assentos inversos em um dos balanços para serem ocupados por duas pessoas ao mesmo tempo, que contemplam áreas opostas da paisagem.
A escolha e composição da vegetação, elementos de paisagem e mobiliário se unem ao projeto de iluminação da Allume Arquitetura de Iluminação, que valoriza o jardim sem causar ofuscamento com luminárias “vagalume”. O projeto de iluminação reforça as verticalidades das árvores e dá conforto noturno ao espaço com elementos criados especificamente para o projeto. As áreas de circulação receberam uma maior intensidade de iluminação para facilitar o percurso dos visitantes, sem causar desconforto visual.
Além de proporcionar relações íntimas com nossas raízes, o projeto Raízes do Terraço Paisagismo apresenta soluções ambientais valiosas em jardins e demais espaços exteriores para clubes, condomínios, residências de alto padrão e empreendimentos imobiliários. A praia artificial é um recurso tecnológico que cria uma ambiência inusitada de continuidade da paisagem praiana com os ambientes do jardim. As características do projeto podem ser implementadas em projetos residenciais, corporativos, de condomínios e clubes, do campo à beira-mar e aliam a tradição à soluções contemporâneas.
Fotos: Lucas Reitz | Divulgação