fbpx Skip to main content
Notícias

Inscrições abertas em SC: Prêmio AF de Arte Contemporânea oferece residência artística em Paris

Por setembro 2, 2021No Comments

Estão abertas as inscrições para o Prêmio AF de Arte Contemporânea, uma das principais janelas das artes visuais de Santa Catarina. Artistas de todo o estado podem se inscrever até 16 de setembro. Em 2021, a premiação chega à oitava edição e integra o calendário de celebrações de 65 anos da Aliança Francesa Florianópolis. Como já é tradição, o vencedor fará uma residência artística de três meses na prestigiada Cité Internationale des Arts, em Paris.

Podem se inscrever artistas de todas as idades e que morem em Santa Catarina pelo formulário on-line disponível no site da Aliança Francesa de Florianópolis: http://affloripa.com.br/premioaf/.

O Prêmio AF de Arte Contemporânea também repete a parceria com a Fundação Cultural Badesc, uma referência cultural para todo o estado. Pela terceira vez, a instituição será sede da exposição coletiva dos três finalistas. A abertura da mostra está agendada para outubro e novembro deste ano.

“É uma honra para a Aliança Francesa ter uma premiação de excelência, com artistas cada vez mais numerosos e com talento imenso. Na última edição, tivemos uma experiência muito feliz com os artistas finalistas e que nos permitiu realizar algumas parcerias”, comemora Marilyn Pellicant, diretora da AF Florianópolis.

Como nas edições anteriores, o Prêmio AF 2021 irá reconhecer a trajetória de artistas, e não apenas uma obra específica. Por isso, a avaliação das propostas será a partir do portfólio apresentado, que pode variar de 10 a 30 obras produzidas em qualquer técnica, de desenho a impressão, instalação a performance etc. Além da seleção de obras, os candidatos deverão submeter biografia e nota sobre o processo criativo. O regulamento completo está no site.

Artes visuais: de Santa Catarina para o mundo

O Prêmio AF de Arte Contemporânea é organizado pela Aliança Francesa Florianópolis. Em oito edições, está consolidado como uma das principais premiações do estado e do circuito de artes do Sul do Brasil. O prêmio foi criado com o propósito de promover artistas talentosos que ainda não despontaram no panorama nacional ou internacional contemporâneo. Ao longo dos últimos anos, colaborou para movimentar a cena das artes visuais de SC e do Sul do país, apresentou ao circuito artistas jovens e projetou nomes já conhecidos na cena local.

“A oitava edição será igualmente muito interessante. É mais uma oportunidade para descobrir novos artistas e abrir portas para a parceria entre artistas de Santa Catarina e da França”, diz Marilyn.

Residência Artística em Paris

A seleção dos três finalistas será feita em setembro por um comitê artístico. Os vencedores serão anunciados ainda no final de setembro e a mostra coletiva será entre 9 de outubro e 11 de novembro. Além da participação na exposição, os três finalistas ganharão dois semestres de aulas de francês na Aliança Francesa Florianópolis.

O grande vencedor, anunciado no dia da abertura da mostra, irá participar de uma residência artística na Cité Internationale des Arts, em Paris, por até três meses, com passagens e estadia pagas, além de ajuda de custo. Inaugurada em 1965, a Cité é uma instituição reconhecida mundialmente por ser uma residência-ateliê para artistas de todas as especialidades e nacionalidades.

O Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea 2021 é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio da ENGIE. Apoio do Consulado da França em São Paulo, do Institut Français, do Institut Français do Brasil e da Fundação Cultural Badesc. A coordenação é Marte Cultural. Realização da Aliança Francesa de Florianópolis, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

 

Na imagem destaque, a obra Corpolina Casulo, de Anna Moraes, vencedora Prêmio AF 202o. Escultura de arame em dimensões variadas, entre 15 x 10 x 8cm. 

 

X
X